Confesso que ja li muitas bobagens mas vc caprichou.
Ja pensou por 1 minuto que o aplicativo desktop é um Front-End e que as funcionalidades estão no formato de api?? Senão seria só fazer a engenharia reversa e pronto, seu negócio acabou! Ser desktop não que dizer nada, somente que o desenvolvedor escolheu como front end esse formato e não react.
Mesmo sendo off-line o software não é seu e o proprietário tem o direito de cobrar como desejar. Não gosta? Não assine. Simples.
Meus 2 cents...
Estou desenvolvendo um software desktop complexo para um determinado nicho profissional há alguns anos, e para lançar ele no mercado preciso de uma estrutura com custos recorrentes - CNPJ, Contador, codesign macOS/Windows, etc.
O modelo mais viável é cobrar por assinatura, no meu caso vou optar por assinaturas de um ano, quem realmente precisa do software vai renovar sem nem pensar, e estes que vão sustentar o negócio durante alguns anos a medida que o software atinge seu mercado potencial.
Difícil montar um modelo de negócios baseado em licenças perpétuas para softwares complexos, para algo mais simples a empresa simplesmente lança vários produtos, porém e para softwares mais robustos? Me parece que há um motivo claro pela migração para estes modelos.
Logo alguem da bolha dev não entender o que é liberdade individual e contratos privados me entristece. Quer palpitar sobre um contrato privado entre duas partes, com livre mercado pra trocar de fornecedor/cliente quando quiser, quanta bobagem escrita.