Procrastinação para iniciar algo, Desafio da dica do livro 56 Programador Pragmático
Muitas vezes sinto uma vontade de criar algo novo — um sistema, uma POC (Prova de Conceito) — mas acabo sendo tomado por uma paralisia constante.
Mais alguém já passou por isso?
Na página 238 de O Programador Pragmático (dica 56 — “Só comece quando estiver pronto”), no trecho sobre desafios, os autores falam sobre a chamada “síndrome do medo”. É exatamente assim que me sinto neste momento. Vivemos na era da inteligência artificial, com todo mundo criando SaaS, falando de competências em níveis irreais, prazos superestimados e uma percepção do desenvolvimento de software muitas vezes completamente antipragmática. Basta ver um tutorial superficial ou ter contato raso com algum assunto para eu começar a idealizar cenários gigantes na minha mente — mas, na hora do hands-on, do “mão na massa”, eu simplesmente travo.
Mais alguém vivencia isso? Vocês se rendem a essa sensação ou têm algum truque para contornar? Quando estão em grupo ou em equipe, isso ajuda a amenizar ou até extinguir essa paralisia?
Os autores do livro dão uma sugestão simples: começar por uma POC (Prova de Conceito). Estou tentando levar isso mais a sério.
Tags
#programacao
#desenvolvimentodesoftware
#devlife
#programadorpragmatico
#carreiradev
#sindromeDoImpostor
#medodecomecar
#procrastinacao
#poc
#aprendizadoContinuo
#tecnologia
#inteligenciaartificial
#saas
#vidaDeDev
#mentalidadeDev