Como o Nubank pode prejudicar a sua entrada no mercado de tecnologia
Na semana passada, o Nubank anunciou que vai adotar, gradualmente a partir de 2026, o modelo de trabalho híbrido.
Isso gerou uma pequena enxurrada de opiniões da "bolha tech" sobre a decisão da empresa.
Após ler uma série de posts e artigos com essas opiniões, eu cheguei a seguinte conclusão: este tipo de "notícia" e as opiniões de decorrem dela, prejudicam as pessoas que estão tentando "entrar" no mercado de tecnologia.
Explico.
Generalização Apressada: uma falácia lógica
A imensa maioria das opiniões, são de pessoas que se entitulam "seniores" (desenvolvedores e gestores), que (aparentemente) têm 10, 15, 20 anos de carreira. E, no geral, dizem a mesma coisa que vão na linha:
- Modelo híbrido vai prejudicar o profissionais
- Não faz sentido ir para o escritório fazer reunião online
- Retrocesso - banco digital, trabalho presencial
- Horas de deslocamento que poderiam ser melhor aproveitadas
- "Mais uma empresa pra tirar da lista de candidaturas"
Todos os pontos são válidos, certo?
Certo... Se você tem 10, 15, 20 anos de carreira... Se você já trabalhou, em algum momento da sua vida, presencialmente - afinal, o trabalho remoto nesse nível que vemos hoje, só ficou "popzão" mesmo depois da pandemia. Antes disso, o "normal" era o "presencialzão"... full!
Aqui há um risco enorme de generalizar, a partir das experiência e opiniões de um grupo específico, que os modelos de trabalho híbrido e presencial são ruins pra TODO MUNDO.
Pra Quem quer Entrar no Mercado Tech: LEIA ISSO, É SÉRIO!
Eu faço parte deste "grupo específico": tenho quase 20 anos de carreira no mercado tech e, sim, se der pra trabalhar 100% remoto eu vou preferir. Porém, eu não estou começando e nem migrando de carreira, alias eu trabalhei mais de 14 anos no modelo presencial!
Fato é que todo esse tempo trabalhando lado a lado com pessoas, me ensinaram a lidar com múltiplas situações. Conflitos, Cobranças "firmes" do chefe, Criar laços (com pessoas agradáveis e desagradáveis), Ser treinado, Treinar, Ser Mentorado, Mentorar... e essa lista é recheada de situações que eu aprendi a fazer com "gente de verdade", olho no olho, sem chance de "fechar" a câmera.
Quando eu precisei "lidar" com o remoto (gerenciando times que estavam em outros lugares) em 2017, tive que adquirir "novas" habilidades - trabalhar remotamente não é assim tão simples quanto parece. Mas eu posso afirmar com toda certeza, que mais de uma década trabalhando presencialmente, me "habilitaram" para o desafio do remoto.
Ou seja, se você está querendo entrar no mercado tech (ou migrando de carreira), prefira vagas híbridas ou presenciais. As nuances do relacionamento humano e as habilidades interpessoais aplicadas a nossa área, são melhores "aprendidas" no "Tête-à-tête" (como diriam os franceses).
Uma Mensagem aos "Seniores"
Cuidado com o que você fala/escreve. Você é referência para a "nova geração". Traga contexto para suas opiniões e não generalize a partir de uma experiência isolada: "ahhh eu sempre trabalhei remoto" - desculpa, você é exceção e não regra (ou você não é sênior :)
E aí? O que você acha dessa opinião? Qual a sua opinião?
Pra quem "nasceu" no remoto - como fez para superar situações complexas?
Abraço, Filipus!