Executando verificação de segurança...
34

Envie Push Notifications por POST (de graça e sem cadastro)

O ntfy é um serviço para envio de Push Notifications para o seu Celular ou Desktop que utiliza um endpoint simples em HTTP que aceita PUT ou POST com as informações desejadas e que não requer cadastro, configuração e, segundo o autor, é um serviço que será gratuito para sempre.

Exemplo fazendo um POST

Enviar uma mensagem por Push Notification por esse serviço é extremamente simples:

curl -d "Texto da mensagem" ntfy.sh/topico-que-voce-desejar

Onde o topico-que-voce-desejar é definido por você e, por ser público, deve ser encarado como uma espécie de senha, então escolha um valor único e muito difícil de se acertar. E é por este tópico que você irá escutar por notificações, como num modelo de pub/sub. Você pode encontrar mais informações no site.

Exemplo mais completo

curl \
  -H "Title: Unauthorized access detected" \
  -H "Priority: urgent" \
  -H "Tags: warning,skull" \
  -d "Remote access to $(hostname) detected. Act right away." \
  ntfy.sh/mytopic

Push Notification gratuito

Open Source

Além do serviço ser disponibilizado de forma gratuita, o projeto também é disponibilizado de forma Open Source através do endereço https://github.com/binwiederhier/ntfy e você poderá hospedar sua própria cópia do serviço.

8
5

Nossa, eu achei sensacional essa aplicação!

Eu estou desenvolvendo um sistema e pensei em aplicar isso com uma espécie de alertas específicos em caso de emergência por exemplo se minha aplicação caiu ou gerou algum problema grave. Algo para uso pessoal e simples para monitoramento, já que estou sempre ligado nas notificações.

1

Daria para fazer com websocket se a sua aplicação acabar retornando sei lá 500/400 disparar uma notificação, levando em consideração que a cada x minutos você faz uma requisição para ver se esta tudo ok, só não sei se é viavel fazer tanta requisição assim como eu estou pensando.

1
4
3

Como diria no Pica-Pau: Obrigado amigo, você é um amigo!
Fui banido numa das contas do Gmail por usa-la pra enviar emails com msmtp e mutt de notificações e alertas de servidores linux meus.
Agora to a pé kkkk e esse ntfy caiu do céu, exatamente o que eu precisava, simples, direto, FOSS. Já fiz a hospedagem dele em docker num dos meus servers pra ter mais controle, partir pro abraço.

2

Vale ressaltar que a maior parte dos ataques a telefones celulares também é por causa delas. A notícia me alegra mas também me preocupa.

1

Levando em conta que você precisa instalar o app no celular, e definir uma rota especifica nela acho dificil, e mesmo que você defina uma rota se a pessoa gerar um JWT dificilmente outra pessoa vai conseguir achar o mesmo JWT e colocar na aplicação.

1

Fala mano, estou querendo implementar esse recurso. Seu comentário me deixou com um pé atrás. Segundo seu comentário isso pode gerar vulnerabilidades.

1 - Nesse caso qual o seu medo?
2 - Você vê alguma maneira de usando esse serviço conseguirmos tornar seguro?
3 - Não tendo como tornar seguro, vc conhece alternativas seguras que façam o mesmo de forma gratuita?

2
1
1

Que massa! Eu usava a Twilio para receber notificações já que tinha uns créditos lá e ser bem mais simples de usar, mas esse ntfy parece ser perfeito

1
1

Eu gostaria MUITO de entender como implementar isso. Parece ser uma coisa muito básica de ser fazer, mas a real é que não sou programador.

Tenho um VPS de hospedagem de sites (CentOS 7), com aproximadamente 30 contas, e um monitoramento desses seria um divisor de águas na minha carreira, pois quero expandir os negócios

Enfim, resumindo: onde posso começar a estudar programação? Especificamente para a área de servidores/hospedagem de sites. Andei procurando alguns cursos na Udemy e até canais do YouTube, mas não senti firmeza que iria me dar uma base legal.

Se alguém puder me dar uma luz, serei eternamente grato. Essa é uma dor latente há alguns meses em mim rsrs Conteúdos já existentes respondendo a essa dúvida também são válidos.

Obrigado e desculpem a ignorância pessoal.

2

Eu entendo muito bem sua dor. Como seu caso de uso é um pouco específico e a maioria dos cursos tem um foco muito grande em desenvolvimento web - parece que nenhum deles se enquadra exatamente para você.

Mas no final das contas, se você aprender o básico de desenvolvimento web, vai começar a entender como encaixar o seu caso de uso ali.

Minha sugestão para você molhar os pés nesse universo da programação: Procure como desenvolver uma aplicação NODE com EXPRESS. Isso permitirá que você faça chamadas http (vc fará uma chamada HTTP para esse NTFY te enviar as notificações que desejar).

Depois disso, busque especificamente o que vc precisa saber do seu VPS. Eu, por exemplo, fiz um sistema similar para monitorar as temperaturas do meu PC gamer - comunicando com um NODE MCU em uma tela externa (similar ao arduino).

Foi muito simples! E foi um dos projetos que fiz quando estava começando a programar. Basta você persistir que tenho certeza que vai conseguir.

Um abraço.

1

Alan, obrigado pela resposta e desculpe pela demora em agradecer. Ao ler sua sugestão, confesso que fiquei um pouco receoso já kkk mas fui lá e pesquisei "aplicação node com express" no Google. Curti bastante a ideia! Criar aplicações no lado do servidor, né? Acho que é exatamente o que eu preciso mesmo.

Não sei se é porque agora são mais de 1h da manhã, mas já achei difícil de entender os conceitos básicos descritos no manual da Mozilla kk Acho que eu preciso sentar a bunda na cadeira e começar do básico, entendendo essas questões fundamentais de como a internet funciona, etc (nunca tive uma curiosidade natural para isso)

Eu fico preocupado, principalmente, em saber algumas questões sobre a saúde do meu servidor, tipo como achar logs de erros corretamente, saber como a memória RAM é consumida, identificar vulnerabilidades, largura de banda essas coisas. Para apagar incêndios (como uma vez que fui hackeado para enviarem milhares de spams), a pesquisa do google serve. Porém, até hoje, não sei qual falha causou esse incidente em específico, por exemplo.

Você tem alguma recomendação específica nesse caso? Talvez seja apenas algum termo que eu esteja deixando escapar

1

Lucas, nunca peça desculpas por sua ignorância aqui no TabNews, combinado? 🤝 Vamos proteger ao máximo que aqui seja de fato um pedaço melhor de internet, um local saudável para nos ajudarmos.

Sobre a sua dúvida de qual curso fazer, eu sugiro sempre que acompanhe os cursos que destacamos eventualmente no fundo da minha Newsletter, pois são cursos muito bem aceitos, com ótimas políticas de estorno e geralmente colocamos um cumpom de desconto lá também.

1

Muito massa, sera que da pra usar como uma forma de notificar usuarios de um site sobre uma atualizacao ou algo do tipo? ou fica mais pra RSS

2
-1
0
2