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[DESABAFO] - Verificação de identidade por IA ainda não presta!

Bom dia, pessoal!

Não sou muito de conversar ou aparecer por aqui, mas recentemente fiquei tão indignado que precisei vir desabafar...

Resumindo: criei um perfil no Facebook e outro no LinkedIn este ano com o intuito de incrementar meu currículo e criar conteúdo para ganhar visibilidade. Até aí tudo bem: criei as contas, adicionei foto e capa, comecei a preencher algumas informações e deixei tudo certinho.

O problema é que, ao logar em outro computador, tanto o LinkedIn quanto o Facebook detectaram "atividade suspeita" e suspenderam minhas contas. E aí começou a guerra contra a bendita/maldita IA, porque tudo é verificado por inteligência artificial: selfies, documentos, e por aí vai.

Alguns casos bizarros envolvendo IA que passei recentemente:

1º Para liberar meu caixa e cartão no Banco do Brasil precisei fazer uma verificação por selfie em vídeo. Centralizei meu rosto perfeitamente cinco vezes, e não deu certo. Pasmem: na sexta tentativa, olhei sem querer para o lado e a selfie tirou uma foto horrível do meu QUEIXO, vista de baixo ainda! E adivinhem só: ela foi aprovada! (Esse é o nível da IA do nosso Banco do Brasil.)

2º Já precisei ligar para o Mercado Livre porque a verificação por selfie também não funcionava de jeito nenhum. Acabei tendo que reclamar no Reclame Aqui e ligar para o suporte para resolver algo simples...

3º A verificação do app do Gov.br, tempos atrás, só com muita reza e usando a câmera traseira, porque com a câmera frontal, para muita gente (inclusive para mim), simplesmente não funcionava. Mesmo com o rosto centralizado e idêntico ao do documento, não dava certo. No lugar onde trabalho, o que mais vejo são pessoas, principalmente idosos, sofrendo muito com essa verificação por selfie.


Enfim, também há muitas reclamações em fóruns e canais no YouTube sobre a verificação do LinkedIn com a WithPersona e sobre o Facebook desativando inúmeras contas porque a IA "alucinou" e achou que eram suspeitas.

Acredito que a inteligência artificial ainda vai evoluir bastante, e gosto muito das inovações que ela traz. Mas, se as grandes corporações continuarem reduzindo o suporte humano praticamente a zero, como o LinkedIn e o Facebook têm feito, as pessoas vão se sentir desamparadas e sairão prejudicadas.

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Pode ser pura sorte, mas tenho 0 dificuldades pra reconhecimento facil em qlqr plataforma, bb, itau, caixa tem, mercado pago sempre que mudo de aparelho passa fácil fácil

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Jesus Cristo! Isso é terrível 🫣. Pessoas presas injustamente por causa do comodismo que a IA está causando... Fico triste com o rumo que isso tá tomando.

Se a gente parar para pensar é meio que um paradoxo, colocamos IA para agilizar, mas voltaremos ao manual para "confirmar", no futuro creio alguns empregos vão voltar justamente para trazer a confiança e integridade que o manual traz.

"Errar é humano" e a inteligência artifical está sendo programada para parecer cada vez mais humana, então quem é que garante que ela não cometerá erros assim como nós? Filosofemos 🤔

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Isso já é real!

Esses dias vi uma oferta de emprego, vaga gringa para com salário indecente, "QA" de codigo c++ feito por IA para um sistema critico.

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Tá vendo! Nem nas vagas de emprego a gente pode confiar mais. Isso desanima demais. Falta comunicação humana e real. Porque ou são descrições feitas de qualquer jeito, ou o RH nem entende da vaga e só joga um monte de tecnologia aleatória.

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Meus 2 cents:

O APP do Mercadolivre/mercadopago deve ter sido criado pela equipe do capiroto, so pode - fazer o reconhecimento facial nela eh uma das coisas mais odiosas que tenho registrado recentemente.

Alias, as empresas estao aprendendo errado: estao usando automacao em diversos sistemas essenciais que ao inves de ajudar estao travando as atividades mais simples.

Gosto de automacoes com IA - acho que sao uma excelente ferramenta de agilidade. Mas a forma como estao sendo implementadas (nas mais diversas situacoes) me faz perguntar constantemente se o time de DEVs que criou aquilo em algum momento realmente testou em condicoes reais, porque nao eh possivel ser tao ruim.

Tem de tudo: reconhecimento facial que nao funciona (mesmo usando camera e luz dignas de hollywood), menus whatsapp que criam labirintos onde voce fica circulando e nao chegam a lugar nenhum, chat com "atendentes virtuais" que nao conseguem entender o problema e nao repassam para um atendente humano, links que expiram em 5 minutos e ja chegam expirados no email e por ai vai.

E quer saber o pior - os bandidos, os caras que deveriam estar sendo barrados por estes sistemas acabam surfando, devido a expertise que adquiriram conseguem burlar tudo isso, enquanto o usuario comum sofre na nova versao dos 8 circulos do inferno.

Arrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrg !

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Verdade cara, ter que entrar no reclame aqui ou qualquer outro meio terceirizado para resolver essas coisas é vergonhoso! Custa ter uma pessoa humana e real que converse com você, te entenda? O que mais vemos são demissões e substituição por IA. Tem cliente que gosta do contato humano e tem gente que PRECISA do contato humano.

Um exemplo legal é o NuBank, pra eles eu tiro o chapéu, pois se eu precisar conversar com uma pessoa real é fácil encontrar e iniciar o atendimento via chat. É digital, mas AINDA é humano.