[DESABAFO] - Verificação de identidade por IA ainda não presta!
Bom dia, pessoal!
Não sou muito de conversar ou aparecer por aqui, mas recentemente fiquei tão indignado que precisei vir desabafar...
Resumindo: criei um perfil no Facebook e outro no LinkedIn este ano com o intuito de incrementar meu currículo e criar conteúdo para ganhar visibilidade. Até aí tudo bem: criei as contas, adicionei foto e capa, comecei a preencher algumas informações e deixei tudo certinho.
O problema é que, ao logar em outro computador, tanto o LinkedIn quanto o Facebook detectaram "atividade suspeita" e suspenderam minhas contas. E aí começou a guerra contra a bendita/maldita IA, porque tudo é verificado por inteligência artificial: selfies, documentos, e por aí vai.
Alguns casos bizarros envolvendo IA que passei recentemente:
1º Para liberar meu caixa e cartão no Banco do Brasil precisei fazer uma verificação por selfie em vídeo. Centralizei meu rosto perfeitamente cinco vezes, e não deu certo. Pasmem: na sexta tentativa, olhei sem querer para o lado e a selfie tirou uma foto horrível do meu QUEIXO, vista de baixo ainda! E adivinhem só: ela foi aprovada! (Esse é o nível da IA do nosso Banco do Brasil.)
2º Já precisei ligar para o Mercado Livre porque a verificação por selfie também não funcionava de jeito nenhum. Acabei tendo que reclamar no Reclame Aqui e ligar para o suporte para resolver algo simples...
3º A verificação do app do Gov.br, tempos atrás, só com muita reza e usando a câmera traseira, porque com a câmera frontal, para muita gente (inclusive para mim), simplesmente não funcionava. Mesmo com o rosto centralizado e idêntico ao do documento, não dava certo. No lugar onde trabalho, o que mais vejo são pessoas, principalmente idosos, sofrendo muito com essa verificação por selfie.
Enfim, também há muitas reclamações em fóruns e canais no YouTube sobre a verificação do LinkedIn com a WithPersona e sobre o Facebook desativando inúmeras contas porque a IA "alucinou" e achou que eram suspeitas.
Acredito que a inteligência artificial ainda vai evoluir bastante, e gosto muito das inovações que ela traz. Mas, se as grandes corporações continuarem reduzindo o suporte humano praticamente a zero, como o LinkedIn e o Facebook têm feito, as pessoas vão se sentir desamparadas e sairão prejudicadas.