Executando verificação de segurança...
2

Primeiramente, parabéns pela sua trajetória.

Meu conselho (um dev full stack com mais de 15 anos na área) é: continue focado no seu emprego, se ele for ruim (paga mal ou ambiente ruim) fica no minimo uns 2 anos pra engatar outra vaga. Um dos critérios que o RH vê em um candidato é a resiliência dele, se ele tem um currículo "que pula de galho em galho" tem pontos negativos.

Outra dica é você (enquanto empregado) fazer cursos, network e participar de eventos, isso ajuda e muito.

Faça projetos diversos para a empresa que você trabalha, principalmente ferramentas para o dia a dia. O intraempreendedorismo é muito valorizado no currículo.

Faça também projetos externos, com tecnologias distintas (infra, automações, BI, ...), para melhorar seu conhecimento em varias áreas, isso é mto util para o titulo full stack.

Carregando publicação patrocinada...
4

Valeu demais pelo conselho! 🙏

Faz todo sentido o ponto da resiliência. Estou na Criptonic há 11 meses e é minha primeira experiência "formal" na área, então pretendo ficar no mínimo esses 2 anos mesmo. Quero construir uma base sólida.

Sobre intraempreendedorismo: já estou nessa! Fiz um e-commerce + PDV completo para a empresa, e sempre proponho melhorias nos processos internos. É gratificante ver as coisas que crio sendo usadas no dia a dia.

Quanto aos projetos externos com tech diversas: tenho trabalhado nisso também. Além do backend (Node.js/Django), estou explorando:

  • Infra (deploy, CI/CD)
  • Automações (já fiz uma em TS no hackathon da PdA)
  • Integrações (Stripe, APIs diversas)
    A parte de network/eventos é onde preciso melhorar mais.

Você recomenda algum tipo específico de evento para devs full stack? Meetups? Conferências?

E outra dúvida: você acha que vale investir em certificações (AWS, Azure) ou é melhor focar em projetos práticos mostrando essas skills?

Obrigado pela disposição em ajudar! 💪

2

Shoow! Esta no caminho certo!

Sobre eventos, participe do maximo que puder, porém as nichadas, como de front, back e infra, evite os eventos de tecnologia no geral, a maioria são pura perda de tempo, com palestra genericas para iniciantes e com pessoas muitas vezes que nem são da área (já gastei muito dinheiro indo nessas de temas "gerais", nada me acrescentou).

Sobre certificações, foque nas certificações de infra e IA, pois das areas de desenvolvimento, vc prova com seus projetos, agora infra os recrutadores não tem como saber se você sabe mesmo o que está falando no currículo, então certificações ajudam nisso.

E se possivel, faça uma facul EAD (Uninter é muito boa). Se optar por ADS, você vai pagar em torno de 200 reais por mes e termina em 3 anos.

Não é o foco o estudo em si, pois esperar estudar programação em faculdade é tiro no pé, a maioria esta desatualizada, porém na faculdade você irá ter uma boa base de várias sub áreas, que para aprender sozinho você teria que garimpar muito. Além do fato, que infelizmente, muitas empresas (e concursos públicos) ainda valorizam o "papel", principalmente se você fizer, depois da facul, pós em cursos dentro de áreas administrativas, como gestão empresarial, pq o conhecimento nas regras do negocio também é muito valorizada para área de TI.

3

Cara, muito obrigado mesmo! Seus conselhos são realmente valiosos 🙏
Sobre as certificações, estou estudando mais conteúdos da DigitalOcean porque tenho créditos lá e já consigo aplicar nos meus projetos e fazer alguns estudos!
Quanto à faculdade, quero Engenharia de Software. Não dá para negar que o mercado ainda tem preconceito em relação a isso no currículo, mesmo sendo possível se dar bem sem uma formação concluída.
Sério, sou muito grato pela generosidade em compartilhar sua experiência! 💪