Executando verificação de segurança...
1

Porque até a forma de login da AWS parece um desafio?

Não tenho experiência com Cloud. Recentemente, decidi explorar mais os serviços e treinamentos da AWS (como o Skill Builder) e me deparei com algo que me fez refletir: a experiência de login é, por falta de uma palavra melhor, burocrática.

Para quem está de fora ou começando, a sensação é de que você precisa de um manual de instruções só para conseguir entrar na plataforma. Existe o usuário Root, o usuário IAM, o ID da conta, e tal do Builder ID para os cursos.

Mas você como inexperiente não faz ideia do que é aquilo tudo.

Não somente isso, a UI, também ao meu ver, passa longe de ser intuitiva.

O ponto que quero levantar é: em uma era onde a Experiência do Usuário e até do Desenvolvedor é um diferencial competitivo enorme, por que a maior nuvem do mundo ainda mantém um processo de entrada tão "Dificultoso"?

Será que essa complexidade é um "filtro" necessário por questões de segurança, ou a AWS simplesmente ficou presa a uma arquitetura de 15 anos atrás que não escala mais em usabilidade?

As vezes fico curioso pra saber, sou só eu que sinto que a AWS "complica o simples" antes mesmo da gente dar o primeiro deploy, ou vocês já se acostumaram com esse labirinto?

Carregando publicação patrocinada...
2

Não sei o que você espera. Talvez um login como no Facebook com email e senha? Não acho que seja o ideal.

No PostgreSQL, Você instala o banco de dados, porém para quem tá começando, é um tanto complicando lidar com o gerenciamento de bancos. Criar um simples banco de dados usando PostgreSQL pode durar horas se você não souber onde procurar, mas tudo fez sentido uma vez que eu consegui passar pelo o desafio. Olha que tudo isso na máquina local, que não precisa de outras "burocracia" como cartão de crédito e outras questões de segurança.

Sobre a UI, eu imagino que há ferramentas CLI para AWS, que é o ambiente natural dos desenvolvedores e, obviamente mais prático.

tudo tem o seu proposito, e acredite, se pudesse ser mais simples, com certeza seria pois AWS é um serviço muito caro. Eliminar barreiras é uma ótimo forma de atrair clientes.

Não estou exatamente defendendo AWS. Inclusive nunca utilizei justamente por enxergar muitos problemas (a menos que seja necessário).


Será que essa complexidade é um "filtro" necessário por questões de segurança, ou a AWS simplesmente ficou presa a uma arquitetura de 15 anos atrás que não escala mais em usabilidade?

Não são 15 anos, é algo entorno dos 19 anos desde AWS aderiu ao nicho de cloud. E sim, é por questões de segurança e não, não é para "filtrar". Outros serviços na nuvem são bem complicado de utilizar assim como a AWS.

Seria bom se fosse como um sqlite onde eu só criou um arquivo .db ou .sqlite e pronto. Infelizmente a complexidade escala conforme o escopo do projeto escala também.

2

sou só eu que sinto que a AWS "complica o simples" antes mesmo da gente dar o primeiro deploy

A resposta aqui é simples: Você não é o cliente que a AWS quer

Quanto mais fácil ser o portal mais vai atrair iniciantes.

Iniciantes não tem dinheiro, vercel é extremamente famosa somente pelo plano grátis, se retirar isso vai entrar outra no lugar

A AWS quer grandes corporações que pagam milhões de reais por mês em infraestrutura, e estas sim requerem essa burocracia toda

1
1

Na verdade documentação não tem nada aver com isso. Documentação é o MINÍMO hoje em dia. Sem isso, como vamos adivinhar como usar? Teríamos que voltar para os anos 70..80 e fazer o mesmo que se fazia com C que não tem uma documentação oficial até hoje.

O ponto dele é válido. AWS é uma infraestrutura enterprise. O publico alvo da AWS sempre se mostrou ser corporações, especialmente Big Techs, que é um nicho bem lucrativo.

Isso não quer dizer que individuos não possam usar AWS, até porque é importante para aprender, porém exige esforço enorme (e necessário)