Executando verificação de segurança...
0

Trocar banco de dados do Lovable.

Estou começando na programação e me deparei com o lovable, algo tão fácil e inovador. Porém tive um problema com o banco de dados usado, que é o Supabase, pois ele é pago depois de um tempo de uso.

Com tudo isso, gostaria de tirar uma duvida. Existe a possibilidade de eu aproveitar todo o front que ele gerou e alterar o banco de dados por outro?

Carregando publicação patrocinada...
1

Existe a possibilidade de eu aproveitar todo o front que ele gerou e alterar o banco de dados por outro?

Sim, se você desenvolver isso, ou pedir para o lovable explicitamente não usar o supabase (e ficar brigando a cada novo prompt que ele tentar colocar)

1
1

Já fuçei bastante com Vibe Coding, então compartilharei um pouco da experiência que eu tive. Primeiramente, recomendo fortemente a troca da ferramenta. Existe o Firebase Studio, do próprio Google, que é uma versão do Google IDX com IA. Sinceramente, eu acho bem melhor que a Lovable, não tanto por quesitos técnicos, mas sim por ser grátis e ilimitada, além de ser integrada com os produtos do Firebase.

Firebase Studio

Segundamente, já compartilharei minha experiência com o Firebase Studio. Eu tinha um projeto onde eu queria usar um banco full grátis e o mais simples possível, porém o Firebase Studio fica te empurrando os produtos do Firebase. Mas, como queria algo mais simples e sem nenhum custo, criei um banco Realtime grátis e peguei a chave de API. Depois de uma conversa com a IA do Studio, estava tudo funcionando — claro que era um Realtime bem simples, mas funcionou bem.

Sobre aproveitar o front, que é a principal dúvida do post, sinceramente acho que não vale a pena tentar reaproveitar o front. Considerando a migração para o Studio, você pode criar um novo projeto baseado no mesmo prompt inicial do seu projeto atual na Lovable e depois tirar um print da Lovable no Firebase Studio e ir instruindo a IA a fazer funcionar e deixar igual ao print. Embora fique com mudanças sutis, é mais prático do meu ponto de vista.