Executando verificação de segurança...
6

Porquê eu gosto de programar

Antes de me expressar aqui, eu gostaria de deixar claro que essa é a minha opinião. Portanto, estarei falando a partir do meu ponto de vista. Caso você discorde de algo e ache interessante debater de forma saudável, eu irei adorar :)


Atualmente, a área da programação está infestada de pessoas querendo lucrar em cima de quem não entende como funciona o trabalho. Por conta disso, eu já vi inúmeras postagens e relatos de novos desenvolvedores falando que programar é muito difícil, não entendem como começar, perguntando qual linguagem de programação é a melhor e etc. Observando tudo isso, a conclusão que eu tiro é que muitas pessoas talvez não saibam o que um programador faz de verdade, e isso é o que me atraiu tanto nessa área.

Eu sempre fui muito fã de assuntos filosóficos. Não digo da parte acadêmica, que fala sobre os filósofos e seus pensamentos. Sempre fui fã de pensar sobre a vida e como as coisas acontecem. Diversas são as vezes que me pego pensando sobre como nós criamos, armazenamos e consultamos os nossos pensamentos no cérebro. Ou como eu poderia achar uma forma melhor para controlar meus problemas com ansiedade antes de qualquer atividade social que eu vá fazer.

O papel de um programador, na sua essência, é resolver problemas conversando com um computador. Todo dia nós temos que criar um cérebro para armazenar informações e encontrar a melhor maneira de lidar com os problemas que essas informações vão trazer. Quando eu programo, me sinto conversando comigo mesmo, mas podendo observar aquilo que eu estou pensando. E isso me encanta demais.

Os novos programadores talvez ainda não entenderam que isso é programar. Eles focam tanto em encontrar a melhor linguagem, o melhor editor de texto, o melhor tema e acabam não entendendo que isso são apenas coisas para poder encurtar a sua conversa com o computador. Seriam as gírias num diálogo.


Gostaria de deixar claro que eu não vejo nenhum problema em programar apenas por ganhar dinheiro, aliás, se a programação não pagasse minhas contas, eu não trabalharia com isso. Se você é novo e está seguindo essa área porque acha que gosta e ainda está em dúvida, tenta refletir um pouco sobre o que te encanta na programação. Isso pode te ajudar a continuar :)

Agradeço pela atenção de todos e pela bela comunidade que todos estão construindo!

3

Desde criança sempre gostei de criar coisas novas, "invenções" como eu dizia.
Quando ganhei o meu primeiro notebook, ao usar os programas e ver todo aquele conteúdo, me vinha a pergunta de como as pessoas conseguiam criar coisas tão incríveis a serem usadas. Nesse tempo eu tinha onze anos, e descobri a área de TI.
E simplesmente por minha paixão em criar coisas novas, eu soube naquele mesmo momento que era essa profissão que eu queria ser quando adulto, programador.
Daí em diante, além de ver uma oportunidade de ganhar lucro eu vi a possibidade de fazer algo que eu realmente gosto. Na minha opnião isso é um ponto em que todas as pessoas deveriam chegar, fazer algo que gostem.
Valeu pela oportunidade de refletir contigo😄

2

Bem interessante seu ponto de vista. Também sinto conversando comigo mesmo ao programar, e os desafios de "desenrolar" as ideias em algo "concreto", ou melhor algo usável, traz uma satisfação enorme, mesmo que no percurso, tenha um misto de sentimentos(amor, raiva...).

1

Cara, o que me levou para a programação, por incrível que pareça, foram os Jogos, mais expecificamente o Minecraft. Desde criança eu gostava muito de criar umas gambiarras loucas no minecraft, tipo automatizar farms, fazer umas doideras com redstone, com comand block, montar servers, etc... Eu sempre curti a idéia de você abstrair um problema e usar ferramentas para criar uma solução, e acabou que uma coisa foi puxando a outra até que eu cheguei na programação. E para mim, apesar dos problemas, programar é algo muito prazeroso, é muito satisfatório você ter o poder de criar coisas, ver a sua API funcionando, colocar suas invenções malucas em prática, etc... É quase tão prazeroso quanto jogar um jogo. Eu acho que quando você gosta de algo, a dificuldade não é um problema, pelo contrário, é um prazer superá-la e dominá-la. É por isso que existem fãs de Dark Souls, por exemplo.

O problema que eu vejo é o pessoal merketiar de mais a área e vendê-la como uma fonte de enriquecimeto rápido, e com isso, muitas pessoas que as vezes nunca tiveram afinidade com tecnologia, caem na área em busca do dinheiro "rápido e fácil". Mas assim como Dark Souls, programação não é para todo mundo, não são todos que vão gostar de tankar os problemas e derrotar 1 chefão por dia.

1

O Minecraft também me levou à programação. Mas eu não curtia muito mexer com Redstone não kkkk. Eu comecei a programar porque tinha vontade de fazer servidores para jogar com meus amigos.

Nessa época eu comecei a estudar Java, mas era muito novo e não levei para frente, pois não achava conteúdos em português voltados para a criação de plugins e não sabia ler documentações kkkk.

1
1

No meu caso desde criança eu tinha afinidade com tecnologia me aprofundei na área de programação eh abraçei isso de vez e não larguei mais.

Me apego a aquelas 30seungos de euforia depois de dias passando raiva. rsrs

1

Todos damos nossas opiniões aqui.

Concordo bem com isso tudo. Existem pessoas querendo lucrar sem querer nosso bem, até onde você acha que não aconteceria, elas querem saber o irrelevante para se sentirem mais confortáveis, sem que isso traga benefícios, e você está muito certo que somos resolvedores de problemas, que por acaso depois de resolvido expressamos no computador uma forma que ele deve reproduzir essa solução para que as pessoas usem muitas vezes.

A conversa consigo mesmo é uma ótima forma de entender e achar soluções para os problemas.

As pessoas não alcançam o que prometem porque as promessas vêm junto com o caminho fácil, com algo que não ajuda as pessoas a programar corretamente. E só fazendo corretamente é que vão alcançar as promessas. O problema é que o correto produz dor. E isso faz parte do processo.

Sem dor sem valor

Gostar do que faz costuma ser essencial para dar bons resultados. De fato é possível fazer só pelo dinheiro, mas não é para todos, e o resultado sempre fica abaixo. Quem entra pelo dinheiro tem coisas mais fáceis e que pagam melhor. Salário deveria ser consequência e não causa da pessoa resolver isso. Mesm oque não goste nmo começo, não consigo imaginar a tortura que seria fazer algo só pelo dinheiro. Eu nunca tentei fazer algo assim.

Eu nasci engenheiro, eu sempre preferi ver os bastidores das coisas, desmontava os brinquedos, olhava o que estava acontecendo ao redor do circo em vez de ver o palhaço desviando a atenção para um lugar enquanto montam e desmontam coisas, ia ajudar montar parque desde criança. A realização era mais importante que o consumo. Todo mundo tem que encontrar isso para ser feliz.

Obrigado por convidar a todos para refletir sobre isso. Pena que esse tipo de postagem não é muito popular como podemos observar aqui.

Quem sabe ajude a pessoa ver que ela não gosta e vai fazer outras coisas. Ou achar a motivação que falta para ela se desenvolver como não fazia antes.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1