Executando verificação de segurança...
4

Frustração nos estudos

Olá a todos! Sou estudante de Sistemas de Informação, atualmente no quarto termo.
Desde a metade do ano coloquei como meta aprender .NET de verdade e me tornar realmente bom nisso. Já tenho base em outras linguagens semelhantes, como Java, por conta da faculdade, mas às vezes sinto que não estou progredindo tanto quanto gostaria.

Entendo bem os conceitos, tanto relacionados ao framework quanto à arquitetura, porém, quando tento colocar tudo em prática e desenvolver projetos mais relevantes, acabo travando.
Queria saber a opinião de vocês sobre como posso melhorar nesse ponto e evoluir de forma mais consistente.

Carregando publicação patrocinada...
2

(Planejamento)
Escolha 1 material e siga com ele até o fim (consulte outros quando necessário, mas volte para o mesmo material base)

Defina um ritmo de estudos e siga da melhor que conseguir (ex. 12h por semana de estudo dividido em 5 dias)

Marque os horários de estudo na sua agenda (cria um compromisso)

(Prática)

  • segue o planejamento da melhor forma que conseguir por 1 ano
  • analise seu progresso somente após finalizar esse ano de estudos

Você está analisando um período muito curto de estudo, isso pode acabar com sua motivação. Você precisa de tempo para progredir, esqueça essa história de aprender tudo em 6 meses (não funciona assim, é trabalhoso, muito trabalhoso)

Volte daqui 1 ano nesse post e relate o que aconteceu

1
1

Fala mano, tudo bem ?

Não sou expert nem nada, mas tenho o mesmo objetivo de aprimorar meus conhecimentos em .NET.

Vou comentar aqui um pouco do que eu estou fazendo.

1. Divido meus estudos em teoria e prática

No aspecto teórico, gosto de ter um rumo do que estudar, um plano de estudo com passos e etapas claras.

Pra isso resolvi usar um roadmap, tem uns roadmaps famosos no roadmap.sh, mas eu gostei bastante do roadpmap da alura.

Link do roadmap da alura: https://techguide.sh/pt-BR/path/csharp/

Pra estudar cada tópico do roadmap, você pode ajustar pra maneira como você prefere (texto, video, curso)

No aspecto prático, gosto de em paralelo com a teoria desenvolver projetos.

No meu caso eu tento desenhar projetos que usem alguma coisa do que aprendi (nem sempre consigo englobar tudo), mas tento sempre desenvolver o projeto do início ao fim, pra treinar sempre a habilidade de planejamento e execução.

2. Revisar e anotar

Tenho o costume de estudar cada tópico do meu planejamento no mínimo 2 vezes, e sempre anotar tudo durante o estudo (uso o Obsidian pra organizar minhas notas).

Gosto de criar anotações pra cada tópico que estudo, pois servem como uma espécie de documentação pessoal, mas também serve como uma demonstração de progresso, é uma representação de que eu estudei e isso me deixa mais tranquilo.

3. Projetos "Com rodinhas"

De vez em quando, tento entender e implementar conceitos por conta própria, mas acabo nao conseguindo, nessas situações, eu desenvolvo algum projeto "com rodinhas", que nem quando a gente aprende a andar de bicicleta.

Eu procuro algum tutorial de projeto, que aplique os conceitos que estou estudando e tento replicar o projeto mudando uma coisa ou outra, pra ganhar coragem e conhecimento de implementar um projeto só meu.

Já que voce tá aprendendo .NET deixo recomendado o canal do Macoratti no YouTube, tem playlist dele implementando Clean Architecture, CQRS e outras coisas bem legais.

Dica extra: Cuidado com o Linked In

Todo mundo é extremamente produtivo e estudioso nas redes sociais, não julgo, faz parte da proposta, mas as vezes compensa passar um tempo fora das redes sociais, pra não ficar se comparando e não acabar caindo em todo hype que nasce no mundo da programação.


É isso mano, vai dando um passo de cada vez e boa sorte, espero que dê tudo certo 😁.

1

Muito obrigado pelo feedback mano! Realmente, essa coisa do Linkedin me assusta um pouco, a questão de muitos amigos meus estarem já empregados também é algo que me assusta, até porque, eu estou na área a mais tempo que eles por ter um curso técnico anterior onde vi muito disso.

Mas achei muito interessante seu método e pretendo implementar, muito obrigado!

1

Cara, vc está se exigindo coisas q vc é incapaz de fazer atualmente. E não estou dizendo q tu é incompetente, pq está longe disso (a não ser q vc fique vagabundeando, mas não acho q seja isso seu problema, aahahah). O q vc tem é falta de experiência.

Vamos num exemplo bobo. Imagina q vc recém começou a andar de bike. Vc terá dificuldade de equilibrar, vc terá dificuldade de brecar na hora certa, vai ter aquelas tremedeiras, seu corpo trava todo. Agora do nada vc quer entrar numa competição de ciclismo. Q q vc acha q irá acontecer? Percebe a semelhança? Cara, é isso mais ou menos q está acontecendo contigo.

Então assim, comece fazendo coisas do seu nível. Já tentou construir um jogo da velha? Ou construir um todo list? Ou até construir um paint simplificado? Ou pode até ser coisas menores. Já tentou construir uma API REST? Ou mapear um banco de dados em alguns dos projetos acima? Ou colocar um mapa na tela do site? Ou fazer um app onde vc coloca a camera pra funcionar, tira a foto e salva no celular?

Se vc ainda tem dificuldade de fazer essas coisas q listei como exemplos, é pq vc ainda está nesse nível de conhecimento. Então comece por eles.

Escrevi esse post de como melhorar o estudo. Claro q terá q ver se funciona pra vc, pois existem várias formas de aprendizagem, eu apenas estou mostrando o q funcionou pra mim e é uma alternativa de aumentar o conhecimento. O foco dele é sempre buscar em aprender coisas diferenciadas antes de tentar fazer algo grande. E para isso vc terá q fazer mtos, mas mtos projetinhos pequenos. Esses projetos não importa se vc termina ou não. O q importa é se vc está entendendo o q vc está escrevendo ali através da imersão. É vc testar uma coisa, depois testar outra e testar outra de outra forma diferente do q vc fez. Pq qnto mais vc faz, mais vc fica imerso e mais formas de ver as coisas vc aprende.

Só imaginar o seguinte. Qndo vc começou a programar, vc entendia como funcionava um if-else? e um for ou while? Tenho certeza q foi sofrido. E qntas vezes vc já utilizou isso em seus estudos, seus projetos de faculdade, ou até em coisas q vc vem estudando por fora? Imagino q um monte de vezes. Eu tenho certeza q agora vc não precisa sair consultando pra saber como eles funcionam.
É a msm coisa q vc terá q fazer qndo for aprender algo novo no início de sua carreira. Se vc fizer 1a vez, vc irá ter o primeiro contato e com certeza irá esquecer, se olhar a 2a, vc até lembrará e conseguirá replicar, mas poderá esquecer novamente. Se usar uma 3a vez, pode acontecer a msm coisa. E assim por diante. Chegará um momento q ficará tão comum q vc saberá como fazer aquilo.

Então não se desespere q vc não consegue fazer as coisas agora, pois isso só irá te atrapalhar seu rendimento. Qnto mais pensamento negativo q vc tem q vc é incapaz, mais mentalmente vc irá se desgastar. Ao invés disso foque em como funcione.
Tipo, imagina q acontece o "não consegui". Comece pensando: Pq não consegui? É algo complexo? Qm pode ter resolvido? Como ele resolveu?
Se vc achar algo sobre o assunto, comece a pensar: Como fazer isso funcionar no meu projeto? O q ele vez para q isso acontecesse?
Percebe q o foco é parar de ficar se lamentando e começa a buscar por uma solução? Isso tbm é um treino q leva um tempo para habituar-se. Claro q terá tempos q ficará desanimado. Até eu desanimo de certas coisas. Mas qndo se tem responsabilidade, vc consegue aprender a contornar isso, msm contra a vontade.

E não se compare com outros, pois cada pessoa tem seu ritmo de conhecimento. Eu imagino q vc seja uma pessoa normal, então não fique exigindo ser igual os outros. Se quiser pensar nos outros, só pensar o q ele fez para conseguir estar daquela forma. Vc vai ver ele se esforçou pra estar naquele nível. Se ele tem facilidade hj é pq no passado ele aprendeu maneiras q facilitou ele aprender mais fácil no presente. O conhecimento vem igual pra todos numa sala de aula. A diferença se uma pessoa absorve mais ou menos conteúdo é como vc aprendeu a lidar com estudo.
Eu era aquela pessoa mediana e sempre via meus meus colegas serem bons nas aulas ou provas. Só depois de uns bons anos de vida depois da facul q caiu a ficha, q eles conseguiam ser daquele jeito pq eles se esforçaram para aprender.
Dica: aprender a ter curiosidade sobre o assunto ajuda bte. Outra coisa é ser questionador do pq.

Então assim, vá com calma, comece a reorganizar mais seus pensamentos, tente diminuir sua frustração sobre sua incapacidade e comece a aprender maneiras novas de estudar. E lembre, isso não acontece do dia pra noite, tudo leva tempo e esforço.

Boa sorte ai no seu estudo.

1

Muito obrigado pela contribuição, já tem um tempo que eu estou estudando sobre programação web, pra ser preciso desde 2021 que foi quando iniciei meu curso técnico de informática para internet, e sinto uma frustração por não ter evoluído tanto, mas vou pegar como ajuda todos estes seus conselhos e vou colocar em prática!

1

atualmente no quarto termo.
Desde a metade do ano
mas às vezes sinto que não estou progredindo tanto quanto gostaria.

Jovem, você começou AGORA, dê tempo ao tempo

Experiência pra fazer um projeto relevante demora ANOS.

Faça um projeto pequeno e vá evoluindo aos poucos

Da mesma forma que um estudante de engenharia não vai construir um prédio, um estudante de medicina não vai fazer uma cirurgia, você não vai fazer um sistema complexo

1