Executando verificação de segurança...
6

Preciso da opinião sincera de vocês

Bom dia pessoal, me chamo Rogério e tenho 39 anos recém completados. Tenho formação em ADS, já trabalhei 4 anos com suporte mas hoje voltei pra minha cidade no interior e trabalho no banco da cidade atendendo o público. Queria voltar para a computação, na área de programação mas estou me sentindo velho. Será que consigo vaga de Dev Júnior com essa idade??

DETALHE: Sou deficiente físico, uso muletas para me locomover e minha cidade tem 30 mil habitantes e não tem quase nada na área de programação, teria que ser trabalho home office.
O que vocês fariam se estivessem no meu lugar??

Carregando publicação patrocinada...
6

Meus 2 cents,

1 - Mantenha o emprego no banco - um porto seguro eh essencial para poder explorar novos horizontes

2 - Ingles - pratique (muito) ingles, ate conseguir o equivalente ao um nivel B2/C1, escrito e oral. Tambem procure eliminar sotaque e uso de falso cognatos.

3 - Pos-graduacao EAD em IA, Blockchain: Se voce ja tem graduacao, amplie com uma pos-graduacao EAD. Tem varias a precos acessiveis (p.ex. uni-esquina como a anhanguera posanhanguera.com.br) e tiro rapido (p.ex. 4 meses).

OBS: O Drex - ainda que desidratado, vem ai. Voce com os conhecimentos bancarios e souber tambem como funciona a parte tecnica dele - vai ser um diferencial.

4 - N8N/IA (openai SDK): Automacoes sao um ramo muito interessante, facil de aprender e aplicar. A OpenAI lancou o SDK que tem alguns aspectos nisso, estude isso.

5 - Estude IA: Por mais que IA seja uma bolha (no aspecto financeiro) nao significa que a tecnologia vai desaparecer quando a bolha estourar, apenas readequar (veja o caso da internet 2000 - estourou a bolha, mas a internet se tornou mais presente que nunca). Estude sobre agentes, MCP, RAG - esta parafernalia.

6 - Python: nao da para falar em IA sem falar em python.

7 - Stack: Gostando ou nao, Typescript e React tem uma presenca importante - escolha um framework (p.ex. NextJS, Express, etc) e desenvolva pelo menos o basico neles (crud, integracoes, api).

8 - Github: comece a criar projetos, ainda que simples mas usando estas tecnologias citadas - lembre-se que as empresas contratam quem resolve problemas e mostra que consegue fazer isso. Aproveite para treinar CI/CD no seu repositorio.

OK, parece muita coisa - mas sao topicos ate que simples: vai precisar de dedicacao mas voce consegue fazer uma transicao de carreira de 6 a 12 meses (como esta empregado, presumo que tenha este tempo). Alguns pontos podem ser tocados em paralelo (ingles, pos-graduacao e aprender uma stack como python ou react).

Com estes conhecimentos fica mais facil aplicar para empresas (aqui ou na gringa) e ter resultado.

Quanto a idade e deficiencia, lembre-se: o que importa eh o que voce entrega.

Uma empresa quer 3 coisas em um colaborador:

  • Que ele atenda/resolva as demandas que lhe sao propostas
  • Que tenha um custo/beneficio positivo
  • Que nao incomode/de problemas (se a empresa quiser mimimi - contrata um gato gago).

Tem um monte de pequenas coisas nas entrelinhas aqui - mas a esta altura da vida acho que voce ja aprendeu a nadar, entao foco no resultado e vai para cima.

Nao esquece de compartilhar seus avancos na area - tem um monte de gente que tem as mesmas dificuldades que voce.

Saude e Sucesso !

2
1
3

Bom, o oletros já falou qse tudo, ahahah. Eu não pude entrar e estou respondendo os posts q queria responder.

Bom, ao meu ver idade não importa mto, o q importa normalmente é como a pessoa se vende para a empresa. Se vc não fez nada na vida e não tem o q agregar pra ela, é bem provável q será recusado, mas se vc por exemplo, trabalhou num banco por um bom tempo, conhece como funciona parte dos processos de lá, vc terá mta vantagem em vagas de desenvolvedor de software de bancos, pois conhecimento do negócio é uma ótima moeda para uma negociação em uma vaga.

Agora o q me preocupa msm é o local, não a sua condição física, mas sim o local. Vc diz estar no interior, ao meu ver, é o pior local para conseguir trabalho. Até onde estou sabendo, a quantidade de trabalho remoto está ficando escasso, infelizmente. E normalmente as empresas elas buscam estar no meio da muvuca, ou seja, cidades médias e grandes. Então pra um iniciante, eu acho difícil é passar da primeira parte q é a seleção dos currículos para próxima etapa q é a prova do processo seletivo. Então vai ter q depender mto da sorte pra achar uma vaga.

Mas uma coisa q vc pode usar ao seu favor, sei q é chato dizer isso, mas é uma arma q vc pode usar, q é procurar por vagas para deficientes físicos. Não sei se existem esses tipos de vagas, mas vc pode ter vantagem nesse momento. De uma olhada como está o cenário, tipo, entra no linkedin, catho e tals.

A última coisa é mais uma recomendação. Independente das suas condições, se vc quiser competir no mercado, vc precisa demonstrar sua competência. Isso é inegociável a não ser q vc tenha mta sorte. Pra competir no processo seletivo, vc precisa estar a frente dos outros? Como? Simples, conseguir demonstrar toda capacidade técnica q vc tem com programação. Não adianta nada vc jogar no curr;iculo q vc fez curso aqui, curso ali, pq isso não prova nada. Outras milhares de pessoas fizeram a msm coisa, então vc só será mais um do mesmo.
Portanto vc precisa investir pesado na parte de provar q vc consegue fazer algo. Primeiro vc pode demonstrar via ensinamento, por exemplo, ensinando em um canal no youtube, posts ou blogs. Também dá pra vc fazer projetinhos e um bom portfólio bem documentado, participar abrindo algumas PRs e corrigindo problemas em alguns sofwates de open source ou o q puder, mas o q acho mais útil, junto com porfólio é botar seus projetos no ar. Não precisa ser todos, mas os mais chamativos. Por exemplo, se vc fizer um site ou um SaaS, seja lá o q for web, use a vercel pra estar no ar. Se for mobile, dá pra vc jogar na play store (q é mais barato), se for jogo, vc pode jogar no itch.io... tem q procurar maneiras de vc mostrar aquilo funcionando. E não precisa ser um projetão com mil e umas features, afinal isso é praticamente um software completo. Eu recomendo q tenha pelos menos 1 site onde vc armazena e mostra seu portfólio. ISso é o básico. Ai vc pode subir outros projetos.

Então assim, não se preocupe tanto com a idade e sim mais como vc vai entrar no mercado. Se vc não arriscar, vc nunca vai saber. A vida passa rápido e as oportunidades somem num piscar de olhos. Portanto continue como está no banco (até pq não dá pra ficar sem dinheiro nesse país), mas precisará se esforçar 2x ou 3x mais estudando e criando um caminho para sua carreira q vc almeja.
Se vc continuar se remoendo por dentro... bem, já sabe. No fim da vida vc irá lembrar de todas coisas q vc deixou de tentar e pior q vc tentar e não der certo, é vc nunca ter tentado algo pq teve medo de tentar.

Bom, boa sorte ai no seu processo e se quiser mais dicas de como ajudar a estudar, eu posso passar uma maneira q eu sempre recomendo. Eu venho comentando bte no tab news, então se for ver meu perfil aqui, veja os comentários q já fiz. Tem uns q sou bem mais ácido (pq odeio vitimismo e falta de esforço), mas tem uns q respondo tranquilo, kkkk.

1
2

Eu criei esse post recentemente, ele se trata de um estilo de estudo para melhorar o modo de estudar. Não é bala de prata, mas ao meu ver ajuda mto. O segredo dele é focar na diversidade de assuntos, pois pra mim, quanto mais assunto vc conhecer, mesmo que superficialmente, mais fácil de será aprender no futuro quando precisar implementar aquilo. E tbm pela repetição, vc consegue se ambientar/acostumar mais como a linguagem de programação/framework, isso ajuda bte se um dia precisar explicar algo.

https://www.tabnews.com.br/tuboi/esta-com-dificuldade-de-entrar-na-area-uma-maneira-de-como-melhorar-sua-qualidade-no-estudo

Boa sorte ai.

2

Boa, Rogério!

Sou formado em ADS e trabalho como dev há sete anos.
Na minha visão tem dois aspectos importantes:

  • Você tem estabilidade de emprego no banco? Acredito que sim.

  • ⁠Você já tem conhecimento em programação ou vai começar do zero?

Independente da resposta, vale a pena você estudar mais programação e desenvolver projetos pessoais para ter certeza que você quer trabalhar como dev.

Que Deus te ilumine nessa escolha! 🙏🏻🤝🏼

1

Obrigado pelo feedback. Quero trabalhar com programação é um sonho meu, mas o que mais me da medo é a questão da idade. Estou parado a um tempo, mas gosto muito da parte de front-end. Acho que tenho que voltar a estudar e tentar mesmo se não nunca vou saber se consigo.

2

Não é propaganda nem "puxar saco", mas faça o curso de Felipe Deschamps, o curso.dev. É muito rico em detalhes e cobre tudo, absolutamente tudo o que um dev precisa saber, independente do atual nível de conhecimento.

2