Bom, o oletros já falou qse tudo, ahahah. Eu não pude entrar e estou respondendo os posts q queria responder.
Bom, ao meu ver idade não importa mto, o q importa normalmente é como a pessoa se vende para a empresa. Se vc não fez nada na vida e não tem o q agregar pra ela, é bem provável q será recusado, mas se vc por exemplo, trabalhou num banco por um bom tempo, conhece como funciona parte dos processos de lá, vc terá mta vantagem em vagas de desenvolvedor de software de bancos, pois conhecimento do negócio é uma ótima moeda para uma negociação em uma vaga.
Agora o q me preocupa msm é o local, não a sua condição física, mas sim o local. Vc diz estar no interior, ao meu ver, é o pior local para conseguir trabalho. Até onde estou sabendo, a quantidade de trabalho remoto está ficando escasso, infelizmente. E normalmente as empresas elas buscam estar no meio da muvuca, ou seja, cidades médias e grandes. Então pra um iniciante, eu acho difícil é passar da primeira parte q é a seleção dos currículos para próxima etapa q é a prova do processo seletivo. Então vai ter q depender mto da sorte pra achar uma vaga.
Mas uma coisa q vc pode usar ao seu favor, sei q é chato dizer isso, mas é uma arma q vc pode usar, q é procurar por vagas para deficientes físicos. Não sei se existem esses tipos de vagas, mas vc pode ter vantagem nesse momento. De uma olhada como está o cenário, tipo, entra no linkedin, catho e tals.
A última coisa é mais uma recomendação. Independente das suas condições, se vc quiser competir no mercado, vc precisa demonstrar sua competência. Isso é inegociável a não ser q vc tenha mta sorte. Pra competir no processo seletivo, vc precisa estar a frente dos outros? Como? Simples, conseguir demonstrar toda capacidade técnica q vc tem com programação. Não adianta nada vc jogar no curr;iculo q vc fez curso aqui, curso ali, pq isso não prova nada. Outras milhares de pessoas fizeram a msm coisa, então vc só será mais um do mesmo.
Portanto vc precisa investir pesado na parte de provar q vc consegue fazer algo. Primeiro vc pode demonstrar via ensinamento, por exemplo, ensinando em um canal no youtube, posts ou blogs. Também dá pra vc fazer projetinhos e um bom portfólio bem documentado, participar abrindo algumas PRs e corrigindo problemas em alguns sofwates de open source ou o q puder, mas o q acho mais útil, junto com porfólio é botar seus projetos no ar. Não precisa ser todos, mas os mais chamativos. Por exemplo, se vc fizer um site ou um SaaS, seja lá o q for web, use a vercel pra estar no ar. Se for mobile, dá pra vc jogar na play store (q é mais barato), se for jogo, vc pode jogar no itch.io... tem q procurar maneiras de vc mostrar aquilo funcionando. E não precisa ser um projetão com mil e umas features, afinal isso é praticamente um software completo. Eu recomendo q tenha pelos menos 1 site onde vc armazena e mostra seu portfólio. ISso é o básico. Ai vc pode subir outros projetos.
Então assim, não se preocupe tanto com a idade e sim mais como vc vai entrar no mercado. Se vc não arriscar, vc nunca vai saber. A vida passa rápido e as oportunidades somem num piscar de olhos. Portanto continue como está no banco (até pq não dá pra ficar sem dinheiro nesse país), mas precisará se esforçar 2x ou 3x mais estudando e criando um caminho para sua carreira q vc almeja.
Se vc continuar se remoendo por dentro... bem, já sabe. No fim da vida vc irá lembrar de todas coisas q vc deixou de tentar e pior q vc tentar e não der certo, é vc nunca ter tentado algo pq teve medo de tentar.
Bom, boa sorte ai no seu processo e se quiser mais dicas de como ajudar a estudar, eu posso passar uma maneira q eu sempre recomendo. Eu venho comentando bte no tab news, então se for ver meu perfil aqui, veja os comentários q já fiz. Tem uns q sou bem mais ácido (pq odeio vitimismo e falta de esforço), mas tem uns q respondo tranquilo, kkkk.