Executando verificação de segurança...
4

Dicas pra quem precisou usar WSL no Windows e imitar o codespaces localmente

Eu estourei meu limite do codespaces e passei a usar Windows com WSL para continuar um projeto, eu não estava conseguindo fazer o Jest nem o Next.js reagir a saves igual no codespaces... eu tinha que sempre resetar os comandos para esses serviços acessarem alterações.
A bateria de testes alem de ser muito mais lenta ela fica estática depois de rodar a menos que eu manualmente der trigger dnv. E estranhamente os regex patterns tbm nao funcionam da mesma maneira que no codespaces, se eu por -- migrations roda todos os testes.

O problema estava no próprio vs code que estava instalado em windows pq eu já utilizava ele anteriormente nessa versão. para tudo funcionar igual no codespaces (em kernel linux ubuntu) precisamos inicializar o VS CODE pelo WSL (basta abrir o terminal ubuntu WSL, clonar seu projeto do git numa pasta dentro dessa home virtualizada WSL, e depois abrir com code meuprojeto por exemplo. automaticamente irá instalar e inicializar já com tudo configurado para o WSL e por isso vai ficar igual e rapido igual ao codespaces ele não vai precisar mais rodar por meio de uma simulação no Windows.

Se eu estiver errado em alguma observação ficarei feliz em ser corrido! thx 😁

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho que você poderia ter usado WSL + Docker + VSCode + DevContainer.

Parece muita coisa, mas é a forma mais simples de ter um ambiente Linux para desenvolvimento a partir do VSCode instalado no Windows. Aqui na empresa só usamos isso, e funciona perfeitamente.

Um diretório com as configurações chamado .devcontainer é commitado no repositório junto ao código. Assim qualquer dev consegue reproduzir exatamente o mesmo ambiente, inclusive definições e extensões do VSCode.

Se precisar de mais informações, o canal do Youtube da FullCycle sempre tem vídeos a respeito de montar um ambiente dessa forma.

1

É isso.

Só complementando: dá para abrir um VSCode pelo WSL direto pelo VSCode também. Não precisa necessariamente ser somente pelo terminal (mas recomendo todos fazerem, porque ele instala algumas coisas da primeira vez).

Abrindo pela UI

No canto inferior esquerdo existe um botão com um símbolo de maior que e menor que (exceto se você tiver customizado sua UI e mudado de lugar). Se der um hover do mouse lá, vai ver que tá escrito para abrir uma janela remota.

Clicando lá, vai ver que vai aparecer opções para conectar a:

  • WSL
  • WSL especificando distro
  • Devcontainer
  • Codesppace

Basta selecionar WSL e é isso.

Abrindo pela Command Palette

O Command Palette é aberto geralmente pelo Ctrl/Cmd + Shift + P.

Ao abrir, basta pesquisar por WSL que teremos as opções lá.


Tenho usado WSL 2 há uns bons anos e ele evoluiu bastante. Hoje não sinto falta alguma do Linux.

Claro que tem toda questão de bloatware da Microsoft, "espionagem", etc. Mas usuários como nós temos mais "expertise" com computadores para conseguirmos contornar isso. Então acaba que usar Windows como OS principal, usando WSL, se torna uma experiência extremamante viável, segura e confortável.

1

Perfeito! obrigado por complementar, eu vi também que da mesma forma desse >\< no canto inferior esquerdo podemos usar o atalho F1 e digitar por WSL e depois conectar (ou até usar outros atalhos do wsl), eu recomendei pelo terminal justamente pq faltava alguma instalaçao/config inicial pra mim e só assim encaixou.