Executando verificação de segurança...
2

Eu tava bem cético em 2025, mas 2026 me fez reavaliar minhas crenças. O que me deixou mais empolgado foi essa tendência atual de Spec Driven Development. Especificações em formato híbrido (texto + código) parece ser o futuro.

Portanto, peça para o Claude Code refatorar! Peça para usar bons nomes...

Você acha que uma skill (.md) em um projeto, com as melhores práticas de codificação como clean code, e também outras recomendações de engenharia de software, ajudariam? Porque aí a IA já faria parte da revisão e ajudaria na validação final. Acho né, qual a sua opinião?

PS: Tem muita gente teimosa que ainda vai demorar pra reconhecer, mas concordo com tua linha de pensamento. Se não pode vencê-la, junte-se a ela!

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu acredito que sim! Inclusive, é isso que eu faço na skill que menciono ali no artigo. Veja aqui: https://github.com/oprogramadorreal/claude-code-bootstrap/blob/master/templates/docs/coding-guidelines.md
Em teoria (ignorando a natural compressão de dados), todas informações sobre boas práticas estão lá no "cérebro" da LLM (nos pesos da sua rede neural). Mas o gatilho para aplicar essas boas práticas precisa vir do prompt (ou, mais amplamente, do contexto) que é dado de input pra rede. No estado atual da tecnologia, isso ainda é uma "baguncinha": o modelo arruma uma coisa e quebra outra... mas dai pra mitigar isso o melhor que podemos fazer é como comento ali no artigo: ter testes de unidade, ter documentação, CLAUDE.md, etc.