O que fazer quando se tem uma ideia, e somente a ideia, para um software?
Eu não sei nem começar esse texto, mas vamos tentar pelo começo (vou tentar ser o mais resumido possível para não me alongar tanto)...
- Faz um pouco mais de 2 anos desde que eu comecei a trabalhar na área comercial de uma instituição bancária.
- Apesar do Internet Banking, aplicativos e leitores biométricos nos caixas eletrônicos substituírem a assinatura física de alguns contratos, ainda existe uma grande quantidade de documentos físicos que precisam ser impressos e assinados para depois serem digitalizados, categorizados e arquivados nos devidos dossiês eletrônicos e físicos, o que representa uma perda significativa de tempo.
- Eu tive uma ideia de criar uma ferramenta que utilizasse IA para ser integrada com os dossiês eletrônicos e os sistemas de digitalização de arquivos da plataforma interna do Banco para agilizar todo esse processo.
- Ao realizar um exame de sangue em que, por conta das regras do convênio do laboratório com meu plano de saúde, eu tive de assinar mais de 20 papeis, um para tipo de exame, percebi que isso é um tipo de dor presente em diversos ambientes corporativos (clínicas, laboratórios, escritórios de advocacia) e que poderia ser algo a ser explorado (ou até expandido ao se integrar com outros sistemas) em um SaaS ou micro-SaaS...
A questão é a seguinte: eu tenho pouca ou quase nenhuma experiência concreta com desenvolvimento e engenharia de software. Eu tenho 2 graduações interrompidas (a mais recente foi justamente por ter de me mudar de cidade para trabalhar no banco) e um ou outro estágio temporário em algumas empresas locais. E só. Nem aqueles projetos mais simples de "lista de tarefas" eu fiz por pura e simples ingenuidade e frescura por achar "simples demais", "perda de tempo" e que "todo mundo já faz isso".
E cá estamos nós pagando o preço por essas péssimas escolhas de vida: uma ideia que eu considero genuinamente boa, que eu tenho muito interesse em desenvolver, mas que eu não tenho o conhecimento para levantar ela.
E eu até gostaria de desenvolver o MVP da aplicação utilizando LLMs como Gemini e Claude para disponibilizar publicamente algo para ser usado, testado, aprimorado e depois especializado para comercialização de um determinado tipo de clientela, mas eu sinto como se, ao usar uma IA, eu estivesse roubando de mim mesmo uma oportunidade de aprendizado em diferentes esferas do conhecimento além da engenharia em si, como compliance ou segurança da informação.
**TLDR: eu tenho uma boa ideia de um possível produto que eu gostaria de construir o mais rápido possível, mas que eu não tenho a menor experiência para construir esse produto sozinho e me sinto culpado em usar IAs por achar que eu não vou estar aprendendo de verdade a fazer o trabalho que eu decidi ter como carreira.
Qualquer sugestão para tentar resolver esse "trauma" e "trava" nesse processo são muito bem vindos.**
