Executando verificação de segurança...
3

Os indie hackers não falam isso sobre o modelo de negócio deles

Eu sou um "indie hacker", ou ao menos tento ser. Tenho um SaaS, inclusive já falei sobre ele aqui e em vários outros lugares. Mas, hoje, quero falar sobre o processo de tentar viver de SaaS. Acho que esse post é algo como uma maneira de pedir dicas sobre o que fazer agora.

Em resumo:

Programei um SaaS, divulguei, depois de um tempo consegui vendas, divulguei mais, consegui mais algumas vendas, e agora tenho alguns planos em mente:

  • Dar um jeito de fazer um marketing que atraia mais vendas (pois R$ 110/mês é pouco)
  • Talvez mudar meu público-alvo, tentando fazer b2b

O problema é como fazer isso. Eu não sei.

Por qual motivo b2b?

Pelo que entendo, vender para um consumidor que trabalhará com o seu produto tem duas vantagens extremamente valiosas:

  • Você pode cobrar mais caro, pois basta que o valor cobrado seja menor do que o lucrado pela pessoa que usará seu SaaS
  • Você pode cobrar de forma recorrente

Isso são vantagens ótimas, pois permitem, a depender do preço cobrado, que você esteja "bem", mesmo sem ter muitos clientes.

Porém, não é tão fácil achar o cliente certo. Na verdade, já não é fácil achar o cliente, imagina o certo.

Então, se você puder me dizer o que fazer para ir atrás de clientes b2b, eu ficaria agradecido. Vou estar de olho nos comentários.

E o marketing?

Atualmente, meu marketing é totalmente feito por postagens online, como:

  • Posts no Reddit
  • Posts no X
  • Vídeos no YouTube

Não sei se é um bom meio de fazer marketing. Estou pensando em gravar vídeos pro TikTok também. Se tiver alguma dica, não deixe de comentar.

Por fim

Mesmo que eu não saiba bem o que fazer, acho que um plano melhor do que ficar parado é "atirar para todos os lados", ou seja, tentar várias coisas, achar uma que dá certo e focar nela.

Se você tá fazendo seu SaaS também, eu gostaria muito de ver seu relato sobre como tá sendo o processo.

Valeu pela atenção. Até mais!!

Carregando publicação patrocinada...
1

Boa Noite, pra começar, percebeu que se as pessoas que se deram o trabalho de ler o que você escreveu, não souberem do que se trata seu SaaS, não existe como mencionar nada pra te ajudar?
Começa por aí...

Vamos aos clientes B2B... Acredito que esse é um novo totalmente diferente mas essencial como você diz, porém, para esse nicho você não faz exatamente "vendas" como faz para clientes pessoa física. O modelo de compras desse público é muito voltado à necessidade e não há consumo.
Aí entra novamente, seu modelo de SaaS define muitas coisas sobre como buscar esse público...

De qualquer forma, boa sorte!

1

O seu ponto inicial é óbvio, mas deixei passar. Realmente, foi até ingênuo da minha parte. Obrigado por ser explícito sobre.

Em que sentido você diz que, para b2b, "não há consumo"? Entendo que pode ser mais voltado para as necessidades, realmente, mas essa última parte não entendi.

E poderia me dar exemplos das formas que o meu modelo de SaaS altera a forma que tenho que vender para esse público? Não necessariamente o meu modelo, digamos que seja um modelo qualquer. Por quais possíveis motivos um modelo qualquer altera a forma de vender com foco em b2b?

Valeu pelo comentário!!