Executando verificação de segurança...
3

Gostaria de fazer uma observação comparando com os cursos q vemos na internet.

Achei legal seu propósito, pois eu tbm acho q ler é bem mais rápido de aprender do q vídeo em si, por exemplo, pois ler faz vc pensar, diferente de quando assiste algo. Sem contar o tempo de leitura é mais rápido q ver vídeo.

Só q vejo 2 problemas. Uma é a retenção de pessoas. Sinceramente vc terá q dar um jeito de atrair pessoas para utilizar, por mais gratuito q seja. Ensinar hj é simples, porém as pessoas normalmente vão dar prioridades para locais em que eles ganham dinheiro (youtube, por exemplo), ou ganham algo em troca, como ter reconhecimento (medium por exemplo).

Outro problema q vejo é o tipo de ensino. Infelizmente ensino por texto é bemmmmmmm limitado. Não é tudo q é possível ensinar via texto apenas. Por exemplo, "Um mecânico aposentado ensina manutenção automotiva". Vc vai lá no texto e diz peça tal para encaixar em tal parte do carro. Me diz, q peça é essa? Como é o encaixe? Como vc consegue demonstrar isso em texto? Outro exemplo, "Um estudante de design cria um curso de Figma", como eu mostro o q é align, como ele vai saber o q é stretch? como ele vai mostrar como criar um botão apenas com palavras?
Entende o problema? Texto é bom, mas tem limites. Tem ensinamentos q precisa de algo visual (imagens ou vídeos), então isso pode ser um grande empecilho em mtos tipos de ensinamentos. O curso pode até ser bem escrito, mas tem coisas q precisam ser visuais senão fica algo massante para aprender.
Por exemplo, eu até estou vendo um curso básico de encanamentos, mas se não tivesse as imagens, sinceramente não iria entender bulhufas nenhuma do q se trata cada coisa. E sair do curso pra procurar do q se trata, é melhor buscar por outro curso q mostre melhor sobre o assunto. Falar o q é um cano L ou cano U é uma coisa, mostrar visualmente como eles são ensina mais do que palavras.

Então assim, sua proposta é boa, mas lembre q terá q enfrentar esses problemas. Não sei se vc já pensou nisso, espero q sim, pois são coisas q podem fazer seu projeto ir pra frente ou ser algo abandonado.

boa sorte ai no seu projeto, espero q tenha ajudado a melhorar algo.

Carregando publicação patrocinada...
1

Obrigado pelo feedback.

Então, os cursos não seriam apenas texto puro, eles teriam imagens, links, GIFs e talvez até videos curtos.

Mas, realmente, algumas coisas são mais difíceis de aprender apenas por texto, mesmo com imagens.

O projeto ele depende totalmente da comunidade para acontecer. Sobre os problemas que você levantou, uma das ideias é criar um sistema de gamificação e um sistema de recompensa para criadores de cursos para incentivar o aprendizado e o ensino na plataforma.

1

Interessante sua colocação. Mas me fez pensar o quanto fomos limitando nossa capacidade cognitiva com o passar da eras.

Não podemos esquecer que todo o conhecimento humano pré-tecnológico foi passado através de textos. No passado, nós sempre buscamos conhecimento lendo livros e enciclopédias. Eu mesmo aprendi programação lendo a bíblia do Delphi 😝.

Então, comparando com vídeo, é realmente mais difícil para o aluno assimilar o conteúdo do curso, mas acredito que qualquer coisa é possível ser ensinada por texto. A história prova isso.