Executando verificação de segurança...
2

Cara, primeiro q ninguém é capaz de escolher as coisas pra vc. Não entendo o pq as pessoas ainda insistem em terceirizar as escolhas pessoais, parece q tem medo de pensar e viver, ainda mais pra alguém com mto anos de experiência.

Mas não vou deixar vc nas cegas, eu vou de dar algumas dicas do que sei de onde vc achar as coisas.

É bem provável q vc quer estabilidade financeira, ou seja, vc tem medo de riscos. Então nunca empreenda nem seja PJ. Se vc não tem culhão pra isso, meu, busque CLT ou concurso. Tem pessoas q não tem perfil para riscos, e vejo q vc não quer arriscar. Só pra mostrar, eu sou bem mais velho q vc e estou me arriscando e nunca quero voltar pro CLT. Eu percebi que se eu quero conquistar minhas coisas, por exemplo, uma casa, eu preciso me arriscar. Mas cada um tem seu perfil, sua personalidade. Eu era medroso igual a ti (até pq vc nem sabe o q vc quer), mas só fica desamparado quem vive apenas no conforto, pois depois q é demitido, não saberá como agir depois. Isso é apenas opinião minha.

Mas voltando para as dicas.

Veja as pesquisas salariais do código fonte tv e o stackoverflow. Eles são um bom início para ver o q o mercado tem e tbm os salários. Recomendo o código fonte tv pq é mais voltado pra nossa realidade.

Olhe o roadmap.sh. Lá tem um resumão do q é necessário pra um devo trabalhar em tal Stack. Isso ajuda a saber o que precisa estudar. Claro q não precisa saber de tudo até pq é impossível, mas tendo uma noção, vai direcionar o q estudar.

Aprenda a escolher a Stack. Meu, tu já tá trampando a 7 anos e fez uma facul. Use a IA para te dar suporte nisso. Não precisa acreditar 100% nela até pq ela tem problemas com falso positivo. Então pelo menos use ela para pesquisar sobre o cenário de qual área seguir. Como vc quer estabilidade, recomendo vc buscar sempre pelos mais populares. Não se arrisque em novas tecnologias se vc não deseja o risco.

Não existe só área de dev, vc pode ir pra outro caminho como DevOps, redes, UX/UI designer, DBA, cyber segurança, até suporte. Isso depende do que vc quer fazer pelos próximos 5 anos. Recomendo buscar aquilo q vc gosta de fazer e não aquilo q parece mais rentável. Claro q vc tem q tbm colocar no papel se compensa, por exemplo, suporte é óbvio q pagará menos, ai q vc tem q colocar na balança o q é prioritário pra ti. Até o concurso é uma boa pra ti, mas depende do seu esforço no estudo.

Sobre estudos, faça mais mini-projetos. Vou lançar um post talvez daqui a pouco, mostrando um formato de estudos que eu acho bem interessante. Quem já tem experiência com programação tem mto mais vantagem, pois já consegue direcionar os estudos. Serve para pessoas que querem iniciar, mas principalmente para quem quer mudar de Stack.
https://www.tabnews.com.br/tuboi/esta-com-dificuldade-de-entrar-na-area-uma-maneira-de-como-melhorar-sua-qualidade-no-estudo

E a última coisa, ESTUDO DEMORA. Espero q entenda isso. Vc até tem uma vantagem pq vc já tem a base firme, então é só adaptar para o q escolher. Mas não se desespere em sair de onde vc está. Tem pessoas q ficam aflitas e acabam saindo do trabalho para focar no estudo e acaba depois com dificuldade em arranjar emprego. Transição é cansativo pacas, mas não é fim do mundo. Vc só precisa se organizar com seu tempo, pois imagino q vc tenha dependentes e tbm tem sua própria vida para gerenciar. Então vá com calma nessa parte. Imagino q saiba disso, mas estou afirmando pois não sei suas condições atuais.
Falo isso pq meu primo deu a louca de querer sair da empresa (pq lá tava tóxico pacas), mas ele nem correu atrás de outro trabalho, agora está a mais de 10 meses sem trabalho. E olha q ele é sênior e mto melhor q eu em programação, pois temos a msm idade. Então pense bem nisso.

Bom, boa sorte no que escolher ai e espero q consiga o q quer. As coisas só vão pra frente pra quem faz acontecer.

Carregando publicação patrocinada...
2

tuboi Que maneira horrivel de falar com alguem... vc precisa aprender a se comunica melhor (fica a dica 😉).

Falou que o cara esta tercerizando escolhas pessoais, sendo que o cara só quer ter uma ideia de como esta o mercado...

Chamou o cara de medroso...

Falou para o cara ir para outra area, onde o mesmo só demonstrou interesse em programação.

Resumindo:

80% do que escreveu aqui, pode ser considerado como lixo.
20% talvez seja proveitoso para ele.

OBS:
Somos uma comunidade, deveriamos nos colocar mais no lugar do proximo, e vez de falar tantas besteiras.

-1

Desculpe, percebo q tem hora q acabo sendo exacerbado no jeito q falo, obrigado por mostrar isso.

Mas eu não irei voltar atrás sobre o contexto, pois ao meu ver, as pessoas tendem a ser fracas pq elas estão querendo jogar o peso no próximo ao invés de ela correr atrás de melhorar a si msms. Pode ver como estamos com uma sociedade baseada no vitimismo, onde a culpa é dos outros e nunca dela msm. O meu intuito aqui, por mais q falei de maneira bem grossa (e eu reconheço isso), é tentar fazer as pessoas se mexerem e ver q elas qm precisam buscar por soluções, sair desse comodismo q a sociedade criou e fazer as pessoas serem mais reativas em vez de permissivas.

1

Vc esta analisando a sua volta errado. Nós humanos, somos o que somos por viver em sociedade e compartilhar ideias, vivências e apoio. Isso não nos faz medroso ou querer terceirizar, ele apenas esta buscando desenvolver sua própria resposta e analisar outras faz parte também. Vou me limitar a isso aqui e espero q entenda.

-1
1

Opa!

Talvez eu não tenha me expressado da melhor forma. Eu não quero que decidam por mim. Inclusive eu vi aquele vídeo famoso do Fábio Akita sobre esse tema haha. Na verdade, eu estou recorrendo à comunidade para ver se tem algo que eu não estou enxergando nesse processo.

Sobre não querer me arriscar, isso depende muito. Se eu conseguir formar uma base sólida em alguma stack que me permita empreender e sair do CLT, não hesitaria. Mas tudo tem um contexto repleto de nuances e variantes que devem sim ser levadas em consideração.

Olhe o roadmap.sh. Lá tem um resumão do q é necessário pra um devo trabalhar em tal Stack. Isso ajuda a saber o que precisa estudar. Claro q não precisa saber de tudo até pq é impossível, mas tendo uma noção, vai direcionar o q estudar.

Eu já dei uma olhada nesse site. Acho bem bacana a proposta, mas tentei me direcionar por lá e não deu certo. Acho que ele é um ótimo guia do que estudar mesmo.

Use a IA para te dar suporte nisso.

Eu uso bastante o Perplexity e inclusive para esse propósito. Algumas sugestões são ótimas, outras nem tanto. Só que ele sempre tem uma visão positiva e isso é no mínimo suspeito rs.

Não existe só área de dev,

Eu nunca pensei eu seguir outra área sem ser dev. Não me imagino fazendo outra coisa, mas é válido sim analisar outras carreiras, exceto suporte (sem desmerecer), mas é necessário um perfil que não bate com o meu.

E a última coisa, ESTUDO DEMORA.

Fato. Esse é um dos motivos pelo qual eu pedi sugestões para o pessoal. Sei que curso não é bala de prata, mas estou muito inclinado em adquirir algum para tornar o processo menos penoso. Ganhar tempo é imprescindível, não tenho tanto tempo para correr atrás de material, verificar a qualidade e etc.

Mas no geral agradeço pela contribuição, mmuita coisa que você disse faz bastante sentido sim e vou separar um tempo para ler o seu post. Valeu!