Executando verificação de segurança...
14

Programador sênior em sistemas legados, mas, e agora?

Olá, pessoal!

Trabalho com programação há cerca de 7 anos. Por conta das oportunidades que surgiram, acabei entrando em um nicho bem específico: manutenção de sistemas legados em Delphi. Hoje ganho um salário razoável (cerca de 10k), mas sei que esse mercado está em um declínio jurássico,e pra ser sincero, o trabalho não é nada prazeroso.

Estou num momento difícil da carreira: preciso me atualizar urgentemente ou talvez repensar completamente se quero continuar na área de programação.

Sou formado em Ciência da Computação por um Instituto Federal. Mas não me entendam mal, não é presunção, mas apenas pra reforçar que tenho boa base em lógica, algoritmos e afins. Sei que diploma não pesa tanto hoje em dia, serve mais como prova de comprometimento.

Andei analisando o mercado e acabei caindo no famoso paradoxo da escolha. A empresa onde trabalho usa Java, mas houve um leve sinal de interesse na minha migração. E pra complicar, eu sempre gostei de aprender várias linguagens diferentes. Isso é ótimo pra curiosidade, mas talvez tenha atrapalhado meu foco e crescimento. Fora todo esse boom da IA, que traz ainda mais incertezas sobre o futuro da área.

Outro ponto que pesa é a idade. Com 33 anos, os concursos públicos começam a parecer mais atraentes. Desde a faculdade, sempre fiquei dividido entre seguir na programação ou tentar uma carreira policial (sim, bem aleatório 😅). Mas também penso em áreas do funcionalismo ligadas à TI.

Enfim, venho pedir uma luz aos colegas para este reles plebeu que vos fala. Sinto que preciso sair da zona de conforto, mas é frustrante pensar em recomeçar depois de tantos anos. Tenho uma reserva financeira e disposição pra investir em cursos, formações etc. Só não quero desperdiçar tempo ou energia em direções erradas.

Gostaria de ouvir de vocês:
Como está o mercado pra um perfil como o meu?
O que seria mais interessante estudar hoje?
Quais cursos ou caminhos vocês recomendam?
Ou será que vale mesmo repensar tudo e seguir outro rumo?

Desde já, agradeço de verdade a quem puder compartilhar uma opinião sincera.

Carregando publicação patrocinada...
4

Meus 2 cents,

Tenho varios conhecidos que sao concursados (T.I.) - de um modo geral eles nao tem arrependimento, eh uma carreira estavel e proventos razoaveis. Entao nao eh uma aposta ruim, ate porque alguns destes conhecidos tambem tem suas atividades paralelas.

Mas tambem eh verdade que as vezes eles ficam chateados por mudancas de rumo de seus departamentos quando muda o governo de ocasiao e dificuldades relacionadas a apadrinhamentos politicos - isto faz parte do pacote. Nao eh nada que torne a vida impossivel, mas as vezes eh chato.

Na iniciativa privada, voce ja experimentou a dura realidade: as vezes voce faz o que eh preciso para chegar no final do mes, e nao exatamente o que lhe da prazer.

spoiler: so que isso nao muda conforme a tecnologia, seja Delphi, Java, C++ ou React - toda empresa basicamente eh igual.

O mercado esta bem complicado - ainda mais para quem vai fazer transicao. Nao eh impossivel, mas precisa ter foco e determinacao. Vai melhorar/estabilizar - mas ainda deve demorar 1 ou 2 anos (talvez menos)

Empreendedorismo/SaaS: Eh um mercado impiedoso - se voce tem o "virus" da criacao/empreendor, beleza - senao eh so dor-de-cabeca.

De qualquer forma, se posso dar alguns pitacos:

  1. Mantenha o emprego enquanto puder ate estabilizar a transicao

  2. Ingles: melhore o quanto puder teu ingles oral e escrito - Cambly e IA sao teus amigos

  3. Pos-graduacao: tem pos em IA em 4 meses via uni-esquina, barato (pague 1 e faca 2)
    https://www.posanhanguera.com.br/resultado-de-busca?q=inteligencia%20artificial%20machine%20learning&origin=autocomplete&p=inteli&ranking=3&typeclick=1&ac_pos=header

Com ingles e IA fica mais facil explorar opcoes (p.ex. emprego na gringa)

E quanto a concurso - nao eh uma ideia ruim prestar provas quando aparecer oportunidade (ja que nao eh sempre).

Saude e Sucesso !

1

Interessante o que você mencionou sobre o mercado. Há pouco tempo atrás eu recebia diversas mensagens de recrutadores. Achava esttranho porque aquele boom gerado pela pandemia já havia passado. Só que depois esses contatos sumiram e as vagas caíram bastante. Confesso que não acompanho o mercado e as suas oscilações.

spoiler: so que isso nao muda conforme a tecnologia, seja Delphi, Java, C++ ou React - toda empresa basicamente eh igual.

O grande porém é que o mercado trabalhar com software legado te deixa em uma situação confortável e chata ao mesmo tempo rs. Eu já estou me tornando um chatbot irl. Eu resolvo as tasks mentalmente antes de desenvolver algo kkk. O pessoal que lida com stacks modernas têm desafios mais interessantes, digamos assim. Sei que trabalhar não traz felicidade absoluta, mas dá pra ser menos triste pelo menos kkk.

Sobre o inglês, você tem total razão. O meu ainda é muito basicão. De fato é algo que eu preciso melhorar.

Agradeço por compartilhar a sua opinião, foi de grande valia! Ah, vou dar uma olhada no curso que você linkou.

Abraço!

Conteúdo excluído
3

O que você quer, estabilidade ou novos desafios?

Se quer estabilidade vai de concurso público. O trabalho vai ser chato, não vai ter muita oportunidade de crescimento, mas estará em uma forte estabilidade.

Se quer novos desafios:

eu sempre gostei de aprender várias linguagens diferentes

Aprenda várias linguagens e encontre a sua!

pegue as mais famosas, faça um projeto em cada uma, veja como se sai, analise os pontos fortes e fracos de cada uma. deixo aqui umas sugestões para começar:

Python com FastAPI para um projeto rápido, preferencialmente usando IA,
C# para um projeto robusto (maior concorrente do javão)
Node não gosto mas vale a pena estudar, com NestJS
NextJS com MUI, react-hook-form para fazer um bom front para todas essas linguagens

1

O que você quer, estabilidade ou novos desafios?

Um pouco de cada. Eu gosta da ideia de ter a liberdade de sair de uma empresa que se tornou tóxica, mas em contrapartida não gosto nem um pouco de ficar desempregado hahaha.

Nas idas e vindas dos "aprende isso pra você crescer com a gente" que as empresas soltam as vezes, eu trabalhei com Node e C#. Gostei bastante, achei o Node meio bagunçado, mas posso estar enganado porque nem de longe posso dizer que já fui dev desse framework. C# é bem bacaninha e com Java eu trabalhei durante 1 ano e posso dizer que é uma das linguagens que eu mais gostei até hoje.

No front eu sou uma negação total kkk

Vou dar uma olhada nas stacks que você mencionou e aproveitar para entender mais a IA, parece que é mesmo inevitável...

Agradeço pela contribuição!! Abraço!

3

Oras vc pode tentar um concurso tipo perito em TI da PF! Vai encaixar varios pontos ao mesmo tempo... ganhar uns 30k ... estabilidade... é trabalho policial.. concurso etc
Tem varios concursos na area de TI mesmo que pagam mais que seu trampo atual. Eu mesmo sou junior em TI e ganho mais que tu. Espeero ter ajudado um pouco

1

Cara, sua sugestão é quase que um join de tudo que eu comentei no post hahaha. Bem interessante memso, não havia pensado nessa possibilidade. Existem alguns caminhos até o "topo" que seriam peritos nas PCs. Ta aí, ótima sugestão!

Você é júnior em algum órgão governamental ou na iniciativa privada? Júnior ganhando 10k+ é uma baita vaga em, parabéns! Pelo menos no mercado eu nunca vi uma oportunidade assim, a não ser que seja para empresas de fora.

0
2

Vc tem o que é mais valioso hoje em dia: conhecimento em tecnologia. Com isso em mãos, vc tem algumas opções: continuar clt, criar sua própria empresa ou tentar um concurso.

Importante continuar estudando e sim, diploma é super importante. Muitas empresas exigem graduação e creio que em breve será uma exigência do mercado de trabalho. Eu concordo plenamente com isso: salários de 8, 9, 10k+ devem ter curso superior. Vc ja saiu na frente.

Tenho 52 anos, 2 graduações e estou fazendo MBA, portanto, nao se apegue a sua idade, corra atrás.

2

Me vejo nesse texto alguns anos atrás no Itaú, preso em sustentação legados em .net;
Bom decidir ir para liderança tecnica fui ser tech lead e deixar amarras do domínio específico para outros... Depois migrei para SRE. Não é facil ser os cara que ficou mesmo assim conhecimento nenhum é perdido e pode ser aplicado em varias vertentes.

2

Cara, primeiro q ninguém é capaz de escolher as coisas pra vc. Não entendo o pq as pessoas ainda insistem em terceirizar as escolhas pessoais, parece q tem medo de pensar e viver, ainda mais pra alguém com mto anos de experiência.

Mas não vou deixar vc nas cegas, eu vou de dar algumas dicas do que sei de onde vc achar as coisas.

É bem provável q vc quer estabilidade financeira, ou seja, vc tem medo de riscos. Então nunca empreenda nem seja PJ. Se vc não tem culhão pra isso, meu, busque CLT ou concurso. Tem pessoas q não tem perfil para riscos, e vejo q vc não quer arriscar. Só pra mostrar, eu sou bem mais velho q vc e estou me arriscando e nunca quero voltar pro CLT. Eu percebi que se eu quero conquistar minhas coisas, por exemplo, uma casa, eu preciso me arriscar. Mas cada um tem seu perfil, sua personalidade. Eu era medroso igual a ti (até pq vc nem sabe o q vc quer), mas só fica desamparado quem vive apenas no conforto, pois depois q é demitido, não saberá como agir depois. Isso é apenas opinião minha.

Mas voltando para as dicas.

Veja as pesquisas salariais do código fonte tv e o stackoverflow. Eles são um bom início para ver o q o mercado tem e tbm os salários. Recomendo o código fonte tv pq é mais voltado pra nossa realidade.

Olhe o roadmap.sh. Lá tem um resumão do q é necessário pra um devo trabalhar em tal Stack. Isso ajuda a saber o que precisa estudar. Claro q não precisa saber de tudo até pq é impossível, mas tendo uma noção, vai direcionar o q estudar.

Aprenda a escolher a Stack. Meu, tu já tá trampando a 7 anos e fez uma facul. Use a IA para te dar suporte nisso. Não precisa acreditar 100% nela até pq ela tem problemas com falso positivo. Então pelo menos use ela para pesquisar sobre o cenário de qual área seguir. Como vc quer estabilidade, recomendo vc buscar sempre pelos mais populares. Não se arrisque em novas tecnologias se vc não deseja o risco.

Não existe só área de dev, vc pode ir pra outro caminho como DevOps, redes, UX/UI designer, DBA, cyber segurança, até suporte. Isso depende do que vc quer fazer pelos próximos 5 anos. Recomendo buscar aquilo q vc gosta de fazer e não aquilo q parece mais rentável. Claro q vc tem q tbm colocar no papel se compensa, por exemplo, suporte é óbvio q pagará menos, ai q vc tem q colocar na balança o q é prioritário pra ti. Até o concurso é uma boa pra ti, mas depende do seu esforço no estudo.

Sobre estudos, faça mais mini-projetos. Vou lançar um post talvez daqui a pouco, mostrando um formato de estudos que eu acho bem interessante. Quem já tem experiência com programação tem mto mais vantagem, pois já consegue direcionar os estudos. Serve para pessoas que querem iniciar, mas principalmente para quem quer mudar de Stack.
https://www.tabnews.com.br/tuboi/esta-com-dificuldade-de-entrar-na-area-uma-maneira-de-como-melhorar-sua-qualidade-no-estudo

E a última coisa, ESTUDO DEMORA. Espero q entenda isso. Vc até tem uma vantagem pq vc já tem a base firme, então é só adaptar para o q escolher. Mas não se desespere em sair de onde vc está. Tem pessoas q ficam aflitas e acabam saindo do trabalho para focar no estudo e acaba depois com dificuldade em arranjar emprego. Transição é cansativo pacas, mas não é fim do mundo. Vc só precisa se organizar com seu tempo, pois imagino q vc tenha dependentes e tbm tem sua própria vida para gerenciar. Então vá com calma nessa parte. Imagino q saiba disso, mas estou afirmando pois não sei suas condições atuais.
Falo isso pq meu primo deu a louca de querer sair da empresa (pq lá tava tóxico pacas), mas ele nem correu atrás de outro trabalho, agora está a mais de 10 meses sem trabalho. E olha q ele é sênior e mto melhor q eu em programação, pois temos a msm idade. Então pense bem nisso.

Bom, boa sorte no que escolher ai e espero q consiga o q quer. As coisas só vão pra frente pra quem faz acontecer.

2

tuboi Que maneira horrivel de falar com alguem... vc precisa aprender a se comunica melhor (fica a dica 😉).

Falou que o cara esta tercerizando escolhas pessoais, sendo que o cara só quer ter uma ideia de como esta o mercado...

Chamou o cara de medroso...

Falou para o cara ir para outra area, onde o mesmo só demonstrou interesse em programação.

Resumindo:

80% do que escreveu aqui, pode ser considerado como lixo.
20% talvez seja proveitoso para ele.

OBS:
Somos uma comunidade, deveriamos nos colocar mais no lugar do proximo, e vez de falar tantas besteiras.

-1

Desculpe, percebo q tem hora q acabo sendo exacerbado no jeito q falo, obrigado por mostrar isso.

Mas eu não irei voltar atrás sobre o contexto, pois ao meu ver, as pessoas tendem a ser fracas pq elas estão querendo jogar o peso no próximo ao invés de ela correr atrás de melhorar a si msms. Pode ver como estamos com uma sociedade baseada no vitimismo, onde a culpa é dos outros e nunca dela msm. O meu intuito aqui, por mais q falei de maneira bem grossa (e eu reconheço isso), é tentar fazer as pessoas se mexerem e ver q elas qm precisam buscar por soluções, sair desse comodismo q a sociedade criou e fazer as pessoas serem mais reativas em vez de permissivas.

1

Vc esta analisando a sua volta errado. Nós humanos, somos o que somos por viver em sociedade e compartilhar ideias, vivências e apoio. Isso não nos faz medroso ou querer terceirizar, ele apenas esta buscando desenvolver sua própria resposta e analisar outras faz parte também. Vou me limitar a isso aqui e espero q entenda.

-1
1

Opa!

Talvez eu não tenha me expressado da melhor forma. Eu não quero que decidam por mim. Inclusive eu vi aquele vídeo famoso do Fábio Akita sobre esse tema haha. Na verdade, eu estou recorrendo à comunidade para ver se tem algo que eu não estou enxergando nesse processo.

Sobre não querer me arriscar, isso depende muito. Se eu conseguir formar uma base sólida em alguma stack que me permita empreender e sair do CLT, não hesitaria. Mas tudo tem um contexto repleto de nuances e variantes que devem sim ser levadas em consideração.

Olhe o roadmap.sh. Lá tem um resumão do q é necessário pra um devo trabalhar em tal Stack. Isso ajuda a saber o que precisa estudar. Claro q não precisa saber de tudo até pq é impossível, mas tendo uma noção, vai direcionar o q estudar.

Eu já dei uma olhada nesse site. Acho bem bacana a proposta, mas tentei me direcionar por lá e não deu certo. Acho que ele é um ótimo guia do que estudar mesmo.

Use a IA para te dar suporte nisso.

Eu uso bastante o Perplexity e inclusive para esse propósito. Algumas sugestões são ótimas, outras nem tanto. Só que ele sempre tem uma visão positiva e isso é no mínimo suspeito rs.

Não existe só área de dev,

Eu nunca pensei eu seguir outra área sem ser dev. Não me imagino fazendo outra coisa, mas é válido sim analisar outras carreiras, exceto suporte (sem desmerecer), mas é necessário um perfil que não bate com o meu.

E a última coisa, ESTUDO DEMORA.

Fato. Esse é um dos motivos pelo qual eu pedi sugestões para o pessoal. Sei que curso não é bala de prata, mas estou muito inclinado em adquirir algum para tornar o processo menos penoso. Ganhar tempo é imprescindível, não tenho tanto tempo para correr atrás de material, verificar a qualidade e etc.

Mas no geral agradeço pela contribuição, mmuita coisa que você disse faz bastante sentido sim e vou separar um tempo para ler o seu post. Valeu!