Os problemas q vejo em isso virar uma referência é mais do lado da empresa.
Posso estar falando merda, mas ao meu ver existem motivos para eles fazerem do jeito q é hj. Primeiro é pq dá trabalho (e consequentemente custa grana), eles não se interessam mto pelos excluídos, portanto é mais fácil ignorar do q ficar mandando feedback.
Tbm acho q nem todas empresas querem ser transparentes, pode ser N motivos, mas é aquele troço de poder, qndo mais informações der aos outros, menos poder de barganha ele terá. Imagino q deixar em aberto/transparente, dará poder ao candidato, e não acho q algumas empresas querem isso.
O processo seletivo feitos por empresas de RH devem ter um padrão q usam em outras profissões e por ser algo genérico para qqr profissão, imagino q eles prefiram seguir os padrões deles por comodismo ou por "dar certo" pra eles.
Claro q tudo q falei é achismo. Não tenho ideia como funciona por trás, mas são coisas q parecem ser lógicos q fazem as empresas agirem de como elas agem e não sei se gostariam de seguir isso.
Ter esse padrão precisa partir principalmente deles, não adianta só os candidatos quererem isso, então precisa de alguma forma dar um motivo bom para eles usarem isso como base. E a gente sabe quanto mais burocrático é, mais dicífil mudar o processo da empresa. Agora qual seria o motivador? Bom,... infelizmente não sei.
Espero q esses pensamentos meu ajude em algo. Vlw pelo post.