Minha controversa primeira experiência como Dev
Bom, vamos do início. Fui contratado para esta empresa por volta do início do segundo semestre do ano de 2024, até aí tudo bem, de certa forma foi uma transição de carreira muito boa visto que minha última experiência era um tanto fora do meu escopo de estudos (trabalhava como estoquista em uma loja de vedações e mangueiras hidráulicas). Fui contratado com Auxiliar de TI, ainda não era o que eu pretendia como primeiro emprego na área de TI, mas já me possibilitou estar mais perto do objetivo. Como auxiliar eu tinha algumas responsabilidades simples, como: receber os chamados; direcionar os chamados mais complexos ao técnico; resolver os chamados mais simples, e por aí vai.
Estava indo bem no trabalho, era proativo, porém, não me deixei intimidar pelo simples fato de não estar no cargo que queria, então comecei criar pequenos projetos, mesmo que eles não fossem utilizados. Com isso, refatorei o site de apresentação da empresa, criei um script python que limpava o cache do servidor (algo muito apreciado, visto que diversas vezes o sistema simplesmente parava pelo e excesso de cache) entre outros microprojetos.
O tempo foi passando e quando eu havia completado algo em torno de 7 meses de empregado, me surge uma proposta vinda do técnico de TI, que por ser o mais antigo e ter o cargo mais alto do setor era o nosso encarregado. Ele me disse que a empresa pretendia contratar um programador, então ele fez a seguinte proposta para os diretores: - “se vamos contratar alguém, por que não promover um dos auxiliares, visto que eles já entendem da nossa política e dos nossos processos?”. Então os diretores resolveram acatar a proposta do rapaz e então eu fui indicado à Desenvolvedor Jr, isso mesmo, bem genérico, mas já era alguma coisa.
Com isso, comecei a atuar na área 1 mês depois, ganhei um setup melhor, um reconhecimento maior, por algumas semanas pelo menos.
Bom a história até o momento é boa, uma progressão de carreira excelente para mim até o momento. Porém, meu maior problema atual está sendo o nível de desconhecimento que meu chefe (o diretor da empresa) tem com relação ao meu cargo, visto que com apenas um mês como “dev Jr” me foi dada a tarefa de coordenar e gerenciar uma implantação de terceiros, que inclusive já estava em processo de implantação, ou seja, eu seria o “gerente de projeto” daquela implantação, o que eu não esperava (acha que eu deveria esperar por isso?). Então foram vindo mais tarefas que acabavam fugindo do meu escopo, tarefas como, “cria pra mim um dashboard do PowerBI sobre as cotações da loja”, ou o que falta para a empresa X (empresa contratada por nós para realizar a criação de um CRM) terminar o CRM, entre outras coisas.
Por fim, foram poucas as vezes que tive a oportunidade de ter voz ativa e dizer, “acredito que se automatizarmos o processo X, poderíamos obter menos despesas” ou “se digitalizarmos os processos, economizaremos e muito parando os gastos com papel”.
Enfim, não pretendo ser vitimista com esse texto, apenas quero entender se enxerguei errado o mercado de desenvolvimento (o que acredito não ser o caso), ou se a empresa está certa ao passar essas responsabilidades para mim. Muito obrigado a você que leu até aqui, e se quiser adicionar um comentário, irei ler com toda a gratidão. Um abraço e sucesso a todos 🤝.