Executando verificação de segurança...
8

Minha controversa primeira experiência como Dev

Bom, vamos do início. Fui contratado para esta empresa por volta do início do segundo semestre do ano de 2024, até aí tudo bem, de certa forma foi uma transição de carreira muito boa visto que minha última experiência era um tanto fora do meu escopo de estudos (trabalhava como estoquista em uma loja de vedações e mangueiras hidráulicas). Fui contratado com Auxiliar de TI, ainda não era o que eu pretendia como primeiro emprego na área de TI, mas já me possibilitou estar mais perto do objetivo. Como auxiliar eu tinha algumas responsabilidades simples, como: receber os chamados; direcionar os chamados mais complexos ao técnico; resolver os chamados mais simples, e por aí vai.

Estava indo bem no trabalho, era proativo, porém, não me deixei intimidar pelo simples fato de não estar no cargo que queria, então comecei criar pequenos projetos, mesmo que eles não fossem utilizados. Com isso, refatorei o site de apresentação da empresa, criei um script python que limpava o cache do servidor (algo muito apreciado, visto que diversas vezes o sistema simplesmente parava pelo e excesso de cache) entre outros microprojetos.

O tempo foi passando e quando eu havia completado algo em torno de 7 meses de empregado, me surge uma proposta vinda do técnico de TI, que por ser o mais antigo e ter o cargo mais alto do setor era o nosso encarregado. Ele me disse que a empresa pretendia contratar um programador, então ele fez a seguinte proposta para os diretores: - “se vamos contratar alguém, por que não promover um dos auxiliares, visto que eles já entendem da nossa política e dos nossos processos?”. Então os diretores resolveram acatar a proposta do rapaz e então eu fui indicado à Desenvolvedor Jr, isso mesmo, bem genérico, mas já era alguma coisa.

Com isso, comecei a atuar na área 1 mês depois, ganhei um setup melhor, um reconhecimento maior, por algumas semanas pelo menos.

Bom a história até o momento é boa, uma progressão de carreira excelente para mim até o momento. Porém, meu maior problema atual está sendo o nível de desconhecimento que meu chefe (o diretor da empresa) tem com relação ao meu cargo, visto que com apenas um mês como “dev Jr” me foi dada a tarefa de coordenar e gerenciar uma implantação de terceiros, que inclusive já estava em processo de implantação, ou seja, eu seria o “gerente de projeto” daquela implantação, o que eu não esperava (acha que eu deveria esperar por isso?). Então foram vindo mais tarefas que acabavam fugindo do meu escopo, tarefas como, “cria pra mim um dashboard do PowerBI sobre as cotações da loja”, ou o que falta para a empresa X (empresa contratada por nós para realizar a criação de um CRM) terminar o CRM, entre outras coisas.

Por fim, foram poucas as vezes que tive a oportunidade de ter voz ativa e dizer, “acredito que se automatizarmos o processo X, poderíamos obter menos despesas” ou “se digitalizarmos os processos, economizaremos e muito parando os gastos com papel”.

Enfim, não pretendo ser vitimista com esse texto, apenas quero entender se enxerguei errado o mercado de desenvolvimento (o que acredito não ser o caso), ou se a empresa está certa ao passar essas responsabilidades para mim. Muito obrigado a você que leu até aqui, e se quiser adicionar um comentário, irei ler com toda a gratidão. Um abraço e sucesso a todos 🤝.

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, não acho q vc está sendo vitimista, pq vitimista reclama e não faz nada pra melhorar a vida dele. Vc está buscando por sanar seus problemas, pois vc realmente não sabe como resolver devido ao seu nível de experiência profissional. Então primeiro q não precisa se desesperar.

Sobre a empresa, ao meu ver ela está errada ao fazer isso, mas eu tbm acho q é uma oportunidade pra ti. Eu acho errado simplesmente pq eles estão jogando a bomba no colo de um iniciante, e isso é perigoso pra empresa e até pra ti msm.
Massss, eu sou daquele q sempre busco melhorar e vejo isso como uma oportunidade. Vai ser difícil pacas, pois como disse, vc não entende ainda das coisas, então é difícil achar as soluções menos dolorosas, pois todos iniciantes apanham, mas vc está apanhando já com uma bomba, kkkkk.

Então assim, o q eu faria (terá q ver a opiniões de outras pessoas, pois eu tenho um certo tipo de perfil q pode não ser o q combina com vc): Eu conversaria com seus líderes e colocaria sua posição atual na empresa. Não q vc é dev júnior e tals, mas é q o q eles estão pedindo é uma coisa de alta responsabilidade e vc não sabe se é capaz de cumprir com o q eles pedem em um tempo curto, pelo simples motivo de não saber como fazer. Pra isso vc diz q precisará levar bte tempo para estudar sobre o assunto e não sabe quanto tempo leva, já que nunca aprendeu a estimar o tempo de um projeto. Mostre q vc é iniciante e está disposto a fazer, mas coloque q eles entendam q vc não tem a habilidade suficiente pra fazer isso no tempo q eles querem.

Essa é uma forma de amenizar a bomba q jogaram no seu colo sem te taxar de incomponente. Claro q vc terá q cumprir o q eles pedem se for por esse caminho, deixe claro q vc não pode cumprir se eles deram algum tipo de prazo. Tenho certeza q se vc topou, vc poderá aprender mto com isso. Ao meu ver, qqr experiência é válida, e quanto mais diverso, melhor.

Agora vc tem outro caminho q é recusar. Eu sinceramente não sei ql será a resposta deles. Pra amenizar nessa situação é vc colocar q não tem a capacidade de fazer algo desse porte e precisa de orientação, pois são coisas q vc nunca mexeu. Tbm vc pode falar q terá q estudar mais sobre o assunto para entender como funciona para q não faça de qqr jeito.

Bom, no final é q eu acho sim q eles estão errados. Mas pode esperar q isso é normal de acontecer dependendo da empresa, pois tem empresa q esperam bte da capacidade das pessoas, tem outros q não estão nem ai, tem outros q são controladores demais... Então vai depender mto da empresa q vc caiu.
Qndo eu era estagiário/dev júnior, eu passei pelos 2 casos. O caso q eu saia fazendo as coisas (até pq era eu e um outro e ambos éramos estagiários e os unicos devs no projeto com 10% do site pronto por outras pessoas). E essa parte q o pessoal restringia tudo e só dava tarefas simples, q era chato demais, pois tinha coisas q queria arrumar q era a maior dor do sistema (problemas de arredondamento espalhado pelo sistema) e não podia mexer (óbvio q eles não deixavam pq eu era iniciante e não entendia mto do sistema, ahahaha).

Boa sorte ai, e pense bem como responder. Não acho q eles serão carrascos, pois vc de fato é um iniciante, mas dependendo da resposta q vc der e conseguir cumprir, existe uma coisa q chama confiança e isso q faz vc progredir dentro de uma empresa (e consequentemente vc pode pedir por um aumento, eheheh, mas lembre q isso é saber negociar, então é outra conversa q vc pode ver futuramente sobre isso).

1

Entendi. Obrigado pelo comentário @tuboi, fiquei mais animado com relação ao meu primeiro emprego como Dev, confesso que estava um pouco recioso por parecer estar passando por uma situação meio atípica do meu ponto de vista. Obrigado por me dar esse norte, vou continuar focado no meu desenvolimento como profissional, independete da dificuldade. Sucesso pra gente 🤝.

0

Meus 2 cents,

Minha dica eh: mata no peito, poe no chao e mete a cara - simples assim.

Eh muita responsabilidade - claro que eh, mas eh sonho imaginar que as oportunidades vao seguir um plano bonitinho do "voce esta pronto" e esperar para acontecer.

Aconteceu agora ? Mete a cara.

Se te pedirem algo que voce nao tem ideia de como fazer ou cuja complexidade esteja acima do teu conhecimento - ai voce grita e avisa: "muita calma, sou Dev Jr e nao faco ideia de como descascar este abacaxi. Mas se me derem X/Y/Z (tempo, pessoal, consultores, equipamento, cursos, o que seja necessario para resolver) - ai vejo o que posso fazer."

Eh isso. Se tiver dentro do teu nivel de competencia - resolva. Se estiver acima - pensa em um plano do que seria necessario para resolver e apresente.

Pegadinhas: nao assine documentos (e portanto, assumir responsabilidade) de algo que pode resultar em crime (p.ex. compra de suprimentos com gerente levando bola/suborno).

Alerta: se te tratarem mal (o famoso ambiente toxico) por nao resolver problemas acima da tua competencia, ai sim pode pensar em procurar outra coisa.

Talvez um dia voce descubra que prefiriram contratar um Dev Jr (pagando pouco) do que investir em um Dev Pl/Sr ou ate mesmo um gerente - mas foi opcao pensada da empresa para economizar dando um pouco mais de responsabilidade para o Jr.

Mas nao vejo isso exatamente como um problema - principalmente no inicio de carreira: a gente precisa ter sangue nos olhos se quer aprender e amadurecer (sim, eh foda mas faz parte).

No mais - seja feliz e bom trabalho.

Saude e Sucesso !

2

Caraca @oletros muito obrigado por essa dose de realidade, eu realmente estava precisando. Vou começar a encarar meus problemas assim, confesso que costumava ter uma postura meio medrosa quando as tarefas difíceis apareciam, o medo de fracassar acabava falando mais alto que a fome de atacar os problemas. Novamente, obrigado pelo apoio, fiquei muito feliz com o seu comentário.
Saúde e Sucesso pra você também!

1

Meus 2 cents extendidos,

Cara, fico feliz se ajudou de alguma forma - eh essa a ideia do forum, podermos compartilhar experiencias apoiando uns aos outros.

Conforme a gente vai pegando maturidade (ou malicia) vai percebendo melhor as pegadinhas e as encrencas que certas empresas sao.

As vezes vale a pena se arriscar um pouco mais, tentar um pouco mais, se expor um pouco mais - apesar de ser frase meio coach, "me arrependo mais do que nao fiz do que aquilo que fiz" tem seu peso e realidade.

Obvio que conforme as experiencias se acumulam, a gente entende melhor onde vale a pena se meter e onde nao - mas no comeco da carreira (onde tudo eh novidade) existe um certo espaco para a experimentacao.

Enfim - cabeca erguida, sangue nos olhos e respira fundo: bem vindo ao mundo coorporativo.

Saude e Sucesso !