Executando verificação de segurança...
1

Recolocação profissional, e tristeza.

Pessoal, na minha cabeça está até tarde demais pra escrever esse texto.

O fato é que eu não sei bem o que fazer nessa situação, mas darei um panorama.

Conclui um curso tecnico em desenvolvimento de sistemas e nesse período eu tive a oportunidade de estagiar em uma empresa grande. Durante esse período de estágio aprendi diversas tecnologias por um período de 1 ano mais ou menos.

Quando finalizei, não tinha vagas disponíveis pra atuar no cliente e eu saí junto com alguns amigos.

Até ai, nao tinha ficado tão chateado, pois no final do técnico eu passei pra estudar tecnologia da informação em uma faculdade pública.

Continuei aplicando pra vagas, muitas vagas e até hoje aplico, desde julho do ano passado.

O fato é que fui chamado para pouquíssimas entrevistas, todas respostas automatizadas que nunca deram em absolutamente nada.

Quando eu digo que apliquei pra muitas, é MUITAS, mesmo!

Até então, só estou estudando e fazendo faculdade, mas se torna cada vez mais desanimador, não sinto tanta vontade de fazer projetos pessoais, já que nem vaga de estágio to conseguindo também.

Eu queria saber o que de fato está acontecendo ou se esta difícil só pra mim.

Eu possuo experiência, vontade de aprender e sigo sempre estudando.

Mas fica aquele pensamento de que se eu tivesse contatos, alguém que me indicasse, seria muito mais rapido esse processo.

Não me entendam mal, digo isso porque muitos processos se encerram sem mais nem menos, tudo é estranho.

Eu também não conheço pessoas, é difícil demais seguir, passaram meses e meses pós final do estágio e tudo só tem piorado.

Só um desabafo.

Carregando publicação patrocinada...
2

O próprio Filipe Dischamps disse a respeito disso. O cenário que estamos enfrentando atualmente - até eu mesmo sendo pleno e tendo trabalhado na Stone (uma big tech) - é que várias empresas encheram o bolso durante a pandemia e contratava desenvolvedores que não precisavam mais. Hoje, com a vinda da IA e com pouco dinheiro, eles preferem vibe coding e contratar quem realmente vale a pena, quem se destaca - você pode ver o que ele disse em https://youtu.be/vaFHawMRsps

Então, uma dica que eu dou é, veja seu currículo, o que diferencia do colega do lado? É tão genérico quanto qualquer outro estagiário? Ou realmente você tem algo de impacto? Uma linguagem, uma abordagem, uma estratégia, um projeto que seja de diferente do outro? Como você pode chamar atenção? Como você se convence que pode ser contratado no lugar de outro estagiário? São essas peças chaves que estão me fazendo ir em frente, sendo um desenvolvedor especialista e não generalista.

Peça para a IA analisar seu curriculo apenas para você ter um ponto de vista diferente. O que está te tornando generalista? O que você pode mudar dentro do que você sabe, dos seus conhecimentos que diferencie dos demais? Essa é a peça chave.

Boa sorte e continue estudando. Experiência e conhecimento a gente leva para a vida toda.

1

Faz networking, mano! Você está na faculdade, como disse, né?! Aproveita para fazer amigos, conhecer pessoas no mesmo caminho e não pare de estudar. Seja simples e prático. Ontem escrevi um relato que pode te ajudar. Dá uma olhada.

Se entrega ao processo em que está. Se preocupa em entregar o seu melhor. Eu passei 4 anos na faculdade e nem estágio eu consegui. Mas eu estava fazendo boas conexões lá e fazendo o básico bem feito. Aprende de verdade, faz posts no LinkedIn e aqui, ensina pra outras pessoas. Uma hora ou outra só vai ter que dar certo. Agora se desistir, simplesmente não dará certo. Esquece todo o ruído.

https://www.tabnews.com.br/vladimircosta/efeitos-do-instagram-na-minha-vida

1

Além do que o vladmircosta comentou, é desaminador mas não desista, se desistir é pior. Mantenha seus estudos, continue se candidatando. Outro ponto não sei se foi o caso no seu estágio anterior, não deixe para procurar vagas no final ou quando for demitido. Se conseguir um novo estágio ou trabalho, continue enviando curriculos para outras vagas, tanto por segurança quanto por oportunidade.

1

Cara, faz o q o Yagasaki recomendou. Vc precisa se diferenciar dos outros. Infelizmente processo seletivo é uma competição. Ou vc ganha ou vc perde. Então vc precisa aprender a lidar com isso, precisa aprender como funciona as regras do jogo, precisa ser melhor q outros para ter poder de barganha, precisa saber se mostrar para q os outros vejam uma pedra brilhante no meio de outras na beira do rio. Se vc não se destacar de alguma forma, vc apenas continuará sendo aquela pedra fosca no meio do rio.

Eu recomendo mto dar uma olhada no seu portfólio, mudar seu currículo (procura por canais pra ver como melhorar, imagino q já tenha feito isso, mas não custa repetir, vai q não fez), começa a ser mais participativo (o q acho mais trabalhoso) em projetos, ache mais contatos, isso procurando em grupos de discord ou até redes sociais onde vc conversa mais com as pessoas, pois QI ainda é uma coisa q ajuda mto, por isso é bom vc aprender a se socializar nessas comunidades nichadas com o q vc está querendo trabalhar. Tbm veja como está a competição pela tecnologia q vc está usando. Talvez seja momento de buscar aprender algo diferente, mas vá com calma nessa parte pq é um processo demorado mudar de tecnologia pra qm é iniciante.

E continue tentando. É difícil, chato e depressivo receber um não, ainda mais um monte de nãos e ignoradas. Mas se vc desistir, vc não vai conseguir msm. Só precisa trocar as armas q vc tem e aprender a usá-las para seu benefício. Competição é assim, ou vc melhora, ou continuará perdendo. Se a vida fosse fácil, a gente estaria vivendo na utopia, mas vivemos na realidade e precisamos aprender a lidar com isso.

1