Executando verificação de segurança...
10

Windows, Linux, Dual Boot?

A alguns semanas me deparei com a notícia de que a Microsoft deixaria de dar suporte ao Windows 10 a partir de OUTUBRO, se não me engano.

E como uma pessoa que montou seu PC com um Kit Xeon Chinês a alguns aninhos atrás me veio o questionamento do que devo fazer quando o suporte da Microsoft se encerrar ao Windows 10, pois para quem não sabe, o Windows 11 não roda tão bem em placas mãe que suportam Xeon, devido a falta de alguns componentes.

Com isso em mente, fiquei na dúvida... Atualizo meu pc para Windows 11 e mesmo com falta de compatibilidade em alguns aspectos, mantenho assim até trocar de placa mãe e processador?( Isso está nos meus planos mas não imediatamente). Altero para o Linux? Que particularmente gosto bastante, principalmente as distros Ubuntu e PopOS, ou faço um Dual Boot para Win10 apenas para jogos e Linux para o geral.

Ps.: Nunca fiz DualBoot, não sei nem se a máquina suportaria. Meu ÚNICO impeditivo para migrar 100% para o Linux, são os jogos (EA FC 25 por exemplo nao roda), mesmo com o Proton.

Enfim, o que acham?

Carregando publicação patrocinada...
3

Meus 2 cents:

Nao vejo a questao de falta de suporte do WIN 10 como tao importante assim - se ele te serve nao vejo porque nao mante-lo.

No mundo coorporativo faz mais sentido manter a atualizacao para WIN 11 - mas no mundo home nao consigo visualizar vantagens tao expressivas.

So para constar - mantenho meu note de trabalho com dual boot: Linux para o dia-a-dia (trabalho e lazer) e WIN 10 para algumas atividades especificas e bem esporadicas (trabalho que nao consigo resolver via wine).

3

Eu tenho um notebook meio antiguinho que minha esposa usa para trabalho.
Eu precisei usar este notebook para programar e procurei sobre dual boot.
Cara eu uso até hoje de boa, apanhei um pouco no começo para ver como particionar disco pelo terminal e tals mas depois tudo foi de boa.
Usamos até hoje cada um com o seu sistema sem problemas nenhum, eu utilizo o Manjaro KDE por que gosto do layout do grub e foi o unico sistema que não tive nenhum problema até hoje.

3

Eu também passei pelo mesmo dilema. Sempre ouvi que programar no Linux traz muitos benefícios e que, com o tempo, a experiência melhora bastante. No início, foi um pouco difícil me adaptar, principalmente pela falta de suporte a muitos jogos.

Porém, hoje em dia, vários jogos já rodam tranquilamente no sistema. Uso dual boot há dois anos e não me arrependo — tem sido uma ótima experiência.

Se você tem mais de 500 GB de armazenamento e um SSD, recomendo fortemente. Dá para usar os dois sistemas sem problemas.

3

man, eu não me importaria tanto com a falta de suporte do Win 10, eu apenas ficaria com ele mesmo, eu também uso Xeon com a minha placas mãe QIYIDA e meu xeon 2697 v3, e eu usava também o win 11 e nunca senti falta de nada, até tinha aquela coisa de tpm 2.0, mas nunca precisei usar sendo bem sincero.

nos últimos tempo eu optei por usar mais o win 10 para jogos pois ele era menos estético e menos pesado, mas sinceramente tô passando cada raiva usando windows tipo o Windows dando tela azul no meio da treta, o windows corrompendo (isso está acontecendo agora nesses instante), tô tendo muita dor de cabeça, enquanto o meu parceiro de longa data linux nunca me deixou na mão.

Anteriormente eu já havia instalado jogos no linux e havia achado a experiência muito boa, não tive queda relevante de fps, e uma dica se você tem jogos na epic games, gog etc é usar o Heroic Games Launcher que eles permite jogar jogos da epic e outros no linux, se não me engano eu conheci ele em algum vídeo do YouTube da Kabum ou deve ter sido a própria loja do ZorinOs que me recomendou ao tentar instalar a loja da epic.

Agora nesse instante eu tô formatando meu pc para deixar apenas o ZorinOs que eu vou usar tanto para programar quanto jogar, se eu não gostar eu também posso apenas instalar algumas distros como SteamOs, garuda etc o que não falta é opção, só pesquisar no YouTube mesmo que vc vai achar muito conteúdo sobre isso.

Edit

Só deixar a minha indignação com o windows que eu fui tentar instalar ele de novo, e mano ele simplesmente conseguiu se corromper durante a instalação, mano, como é que o windows consegue fazer isso? pqp

1

bom, não sendo "torcedor" e sendo um pouco mais técnico: o "windows" por si só não "é corrompido", mas MUITO possivelmente é algum problema no hardware (disco, memória, incompatibilidade processador, etc), ou até o pendrive ou disco que estiver utilizando para instalá-lo.

1

só se eles tiverem feito algumas update que deve ter quebrado o win 11 e 10 bno xeon porque até algum tempo atrás eu usava normalmente, só foi nesses últimos tempos que ele começou a apresentar esses problemas.

e não acredito que tenha sido algo no meu ssd ou no pendrive pois eu tinha feito um hard reset nos dois (demorou umas 3 horas, pq isso é muito lento) e ainda continua, a iso eu pequei do site oficial peguei até do masgrave mas ainda continua

2

Minha opnião é semelhante ao do d0tn0n4m3
, compraria console, e deixaria o PC com Linux, e tudo certo. Mas tem um ponto importante, o PC é para trabalho ou lazer? Acredito q se for para os dois, é complicado kkkkkkk

1
2

faz dualboot ,hoje em dia esta extremamente facil pois a maioria das distros os instaladores ja oferecem a opção para voce nao precisar configurar nada avançado.

2

Acredito que o melhor caminho seja o dual boot mesmo. As vezes os programas que a gente precisa até funciona mas daria um trabalhão fazer funcionar.

2

meus 2 cents de opinião™ : eu sempre fui um "entusiasta linux" (desde os tempos áureos com Kurumim, COREL Linux (antes de 2000), etc. já recebi cd da canonical do ubuntu, com adesivos e tudo. entretando, nunca usei (apesar de JÁ TER TENTADO) o linux como uso diário.

dito isto, hoje em dia, no windows com WSL2, não vejo mais necessidade nenhuma te ter o linux instalado, podendo usar o Docker completamente integrado, vscode, etc.

existem versões do win11 com ele bem "capado", tem o "tiny11" que te ajuda a construir uma versão de instalação bem limpa (acho que usei ele, inclusive).

1

Eu uso Pop_OS para trabalho e Windows quando quero jogar, mas raramente eu jogo hoje em dia, hoje jogo mais no meu switch pra ficar um tempo longe do pc, se não é 24h só pc...

1
1
1
1

Pelas últimas notícias que vi, a Microsoft vai estender o suporte aos aplicativos do Microsoft 365 no Windows 10 até 2028. Então, se o seu uso do Windows 10 se resumir a isso, eu manteria tudo como está.

Dito isso, faço a seguinte reflexão: por que não tentar fazer um dual boot mesmo assim? Vai lá, mano, enfia a mão na graxa e aprende a fazer essa parada! Vai que você descobre uma forma mais organizada de trabalhar com Windows e Linux na mesma máquina. Só não deixe de fazer um backup antes de brincar com isso. kkkkk

Abs!

Notícia: https://www.terra.com.br/byte/microsoft-alivia-a-pressao-sobre-os-usuarios-do-windows-10-apps-do-office-terao-suporte-ate-2028,a9aafc9e3e54ec172ac546614cb1daa5zmph6qax.html#google_vignette

1

Meu pai sempre utilizou as versões mais atualizadas de tudo, mesmo quando essas não eram (teoricamente) compatíveis, Cortella mencionou as seguintes questões:

"Quero, posso, devo?"

Em tese, você pode utilizar o Windows 11, mesmo que seja na base da gambiarra com um recurso ou outro não funcionando; de toda maneira, sempre haverá alguma forma de burlar esses requisitos, o ponto é, o Windows será o seu ambiente de trabalho principal? Qual é o seu workflow? Quais são as ferramentas que você mais precisa? Há alternativas disponíveis no Linux? Essas são algumas questões que você precisa ponderar.

No meu ver um dual-boot sempre será a melhor opção para os usuários que não podem ou conseguem utilizar 100% do ambiente Linux, e pode ficar tranquilo, seu PC vai suportar dual-boot sem muitas dores de cabeça.

1

Você pode instalar o Lutris e dele instalar a epic games, por ele também da p rodar jogos da steam e da gog. Particularmente nunca tive probemas com jogos no linux desde que chegou a valve, tudo questão de configurar certinho. Também pode fazer o dual boot só p jogar e usar o Ubuntu para fazer o restante que você faz no dia a dia, particularmente apagaria tudo e colocaria o Ubuntu ou alguma distro baseada no Ubuntu como o zorin os por exemplo.