Executando verificação de segurança...
4

Se tornar fullsatck com Java ou com Javascript?

Salve, pessoal!

Sei que a decisão final é pessoal, mas estou em um momento, pensando bastante sobre e a opinião/experiência de vocês será valiosíssima para a minha análise.

Meu contrato de trabalho atual encerrou. Sou desenvolvedor Front-end (React + TypeScript). E sei que preciso ampliar minhas habilidade para voltar ao mercado com mais força. E é aí que surge a dúvida:

Qual caminho seguir para chegar ao nível fullstak profissional?

Um amigo Sênior sugeriu o caminho Full-Stack JavaScript, complementando minha base com Next.js, Node.js e Nest.js.

Por outro lado, tenho um carinho especial pelo Java, conhecido por ser robusto e desafiador, já conheço a sintaxe básica do java puro e já fiz um projetinho de youtube com spring.


Gostaria de debater e saber mais a opinião de vocês a respeito dos pontos que listei:

☕️ O Cenário Java

  • Possui bastantes vagas e um mercado muito bom (principalmente em empresas grandes).
  • Passa a impressão de que se precisa saber muito para ser um Júnior eficiente no mercado.
  • Parece ser menos "inflado" do que o ecossistema JS, atraindo um público realmente interessado.

💻 O Cenário JavaScript (Node/Next)

  • Tem muitas vagas, mas, em contrapartida, sinto que há 3x ou 4x mais candidatos por vaga.
  • Parece estar muito inflado (muitos Devs Front-end como eu aproveitam a linguagem e migram para Node, inflando a concorrência Full-Stack).
  • A alta competição faz com que o profissional mais qualificado tenha que competir contra uma quantidade imensa de inscrições nas vagas.

Concordam com meus pontos de vista?

Qual a opinião/história de vocês a respeito disso? Já parou para pensar nisso também? Toda contribuição é bem-vinda!

Carregando publicação patrocinada...
2
3

Vlw demais Maniero, no fim é exatamente isso.

Minha namorada leu meu post e disse que eu já sabia o que queria na hora que escrevi, só tava pensando demais sobre.

1

Sou fullstack Java e Angular com 20 anos de experiência. Sempre recebo propostas no LinkedIn, e os valores são atraentes, então posso dizer que há muito mercado, poucos profissionais bem qualificados e boa remuneração.

Você já gosta do Java, isso conta, e além disso, tenho certeza de que o Java irá lhe tornar um profissional mais robusto, e trará envolvimento em projetos de grande porte em boas empresas.

Já vi várias empresas reescrevendo apis de Node para Java, mas nunca o contrário.

Se escolher o Java tenho certeza de que aprenderá muito e terá boas oportunidades.

Não esquece de focar no inglês, tanto quanto no Java, e mirar nas vagas internacionais ;-)

1

Acho que em umas semanas atrás, vi um vídeo do canal Javanauta, achei interessante o assunto sobre estudar um roadmap pra ser um dev full stack com java e angular e react (um plus a maia com react)

Mas ainda não me aprofundei muito no roadmap, mas estou pesando mais pro lado de ser um dev Back-and...

Gostei bastante do seu comentário e das dicas, acabou me relembrando do que devo fazer pra ser um bom dev

1
1

Vlw pelo comentário Keller, agrega demais ter um relato como esse de um profissional tão experiente.

Vejo alguns conteúdos que começam do básico como a escola da capgemini e a plataforma da loiane, também estou atrás de fazer aqueles projetos de youtube, junto com os autores.

Irei conseguir adicionar essa habilidade em meu perfil profissional, tenho certeza disso. Vlw.

1

Perfeito Emanuel, terás muito sucesso.

Outra dica, que nunca levam a sério. Defina um projeto seu, que você irá desenvolver do início ao fim, publicar em produção e monitorar. Algo que você tenha interesse de desenvolver, um SaaS, ferramenta, etc. Preferencialmente com integração com outros sistemas ou APIs.

O seu projeto, e o progresso dele, vão te mostrar o que você precisa aprender. O próprio projeto e as dificuldades que você vai ter vão te guiar no que precisa ser estudado. E nada melhor do que aprender fazendo.

Boa sorte e sucesso.

1

Sugiro que você crie uma tabela listando os prós e contras de se especializar em Java versus JavaScript; o resultado ficará claro.

  1. Examine o número de vagas para desenvolvedores full-stack para Java e JavaScript no mercado de trabalho, observando o tamanho da empresa e os níveis salariais para cada uma.

  2. O que enfrenta maior perturbação da IA: desenvolvimento front-end ou desenvolvimento back-end?

  3. Quanto tempo levaria para adquirir conhecimento suficiente em Java para garantir um emprego, e o investimento de tempo é aceitável?

Além disso, o interesse é o melhor professor, levando você adiante incansavelmente. Desejo-lhe o melhor para que chegue logo a uma decisão.

0
1

Até onde analisei, ambos tem mercado, ambos tem projetos legados, aposto q ambos tem excesso de júniors competindo por vagas e duvido mto q um deles vai "morrer" tão cedo assim. Se um dia houver outras tecnologias a substituirem, será igual cobol q tá até hj vivo.

Se vc se basear apenas nos q os outros querem, tenho certeza q vc irá se frustar mto, pois vc tem ótimas escolhas de mercado e duvido q vc tenha facilidade de achar emprego em um ou em outro, pois o q depende pra vc conseguir emprego não é a quantidade de concorrentes, e sim sua competência em mostrar q vc tem o perfil q a empresa necessita. Um chute enorme q tenho é q pelo menos 70% dessas pessoas q irão competir contigo não tá focado em melhorar as habilidades deles, por isso sua competição real são aqueles q são capazes de demonstrar habilidades q não se espera de um iniciante. Por isso minha recomendação é vc ir o q vc realmente se interessa em melhorar nesse momento.

Então é o q disse implicitamente, não fique seguindo só as tendências, afinal vc já está mirando em 2 tecnologias bem sólidas no mercado, então a melhor escolha é aquele q vc tenha vontade de seguir pelos próximos 5 anos trabalhando com ele. Vc nem sabe como estará o futuro daqui uns 2 anos, pois a evolução das tecnologias é tão rápida q vc nem sabe o q vc vai precisar estudar amanhã. Só ver como já estão surgindo áreas novas dentro da nossa profissão e nem existia isso a uns 2 anos atrás. Por isso apenas vá no q achar melhor e persista em melhorar nela nesse momento. E qndo conseguir trabalho, aprenda outros se tiver interesse.

Sei q não devo ter ajudado mto em diferenciar os 2 (ou posso até ter deixado vc mais em dúvida, eheheh), mas não quero ficar te influenciando pra um ou outro pq não há motivos pra isso. Vc msm já fez a pesquisa básica de mercado de ambos lados, agora o q precisa é tomar a decisão de qual escolher e aprimorar suas habilidades para conseguir competir com outros.

Boa sorte ai na sua escolha.

Edit: se quiser ver uma forma de aprender, veja meu post. Lá explico como funciona.

1

Muito significativo seu comentário, agradeço dms por ter compartilhado aqui.
O problema é sempre pensar dms, nessa a gente não avança e o tempo passa.
Irei ler seu post agora mesmo. Vlww