Executando verificação de segurança...
2
Escudo
1 min de leitura ·

Programar por amor te mantém pobre?


Não conheço muitos programadores, mas, dos poucos que conheço, percebo que os que tiveram mais sucesso na vida foram aqueles que focaram mais no dinheiro. Eles corriam atrás dos conhecimentos que o mercado está disposto a pagar bem, sem apego a linguagens ou frameworks, além de escolher vagas visando crescer na empresa. Se uma linguagem pagava mais, eles aprendiam. Buscavam certificações, miravam em empresas grandes, aprendiam inglês e por aí vai.

Por outro lado, conheço dois programadores que "amam" programar e são apaixonados por tecnologia. Um deles está sempre aprendendo coisas novas e por dentro das últimas novidades, tem varias faculdades na área e certificados, mas acaba não evoluindo em nada na prática. O outro trabalha muito, faz horas extras de graça, se dedica à empresa e está sempre programando, mas fazendo sempre as mesmas coisas, porque gosta.

O que você tem observado? Programadores que amam o que fazem ganham mais?

Carregando publicação patrocinada...
2

Meus 2 cents:

DEV eh um trabalho como outro qualquer - voce pode ate gostar do que faz, mas tem de ser remunerado. Simples assim.

...O outro trabalha muito, faz horas extras de graça..

O que te mantem pobre eh a falta de postura profissional - fazer hora extra de graca eh um exemplo disso: nem teu relogio trabalha de graca: poe pilha ou da corda.

Quanto a procurar grana, certificacoes e continuar investindo eh um caminho natural - se algo te da retorno (satisfacao E grana), eh absolutamente normal investir mais grana e tempo naquilo.

Acho que a pergunta esta mal formulada: a questao nao eh o que voce ama, mas o quao profissional voce trata aquilo.

2

Não tem uma resposta única. Tem quem ame programar, vira lider, fica infeliz e volta a programar, muitas vezes ganhando menos. Tem os que continuam como lider, mesmo gostando menos, só por conta do retorno financeiro. Tem quem acabe por gostar da gestão e consegue ganhar mais e continuar fazendo algo que goste. Eu conheço gente de todos esses perfis. E a resposta para o que vale a pena só faz sentido individualmente. E em momentos diferentes da sua vida talvez você mude de opinião.

Nao é para todo mundo que sucesso na vida é ser CTO, CEO ou ganhar muito dinheiro. Para alguns são. E se for, a resposta é mais óbvia, o dinheiro ou o cargo é mais importante que qualquer outra coisa.

1

Isso aí que tu descreveu, acho que está mais para a fábula formiga e cigarra. A formiga tinha mais foco e sabia o que queria ou precisava. Não acho que seria medida de sucesso. O sucesso é como arte, possui significados diferentes para quem apenas observa.