A postagem é apenas a notícia do que fizeram. Se formos procurar a motivação para isso vamos encontrar muitos estudos que mostram que o estrago é muito grande quanto mais cedo a pessoa começa essa vida.
Os especialistas, e não nós, os leigos costumam colocar que abaixo de 2 anos nem tela deve ser colocada para a criança. É claro que sabemos que os pais não farão isso, mas nem por isso não se deve tentar fazer o casal (na maioria das vezes) de idiotas, incapazes de cuidar de uma criança e adolescente, ainda mais nos dias de hoje.
Eu sei que isso fará despertar a ira ou algo semelhante que talvez a proibição deveria ser as pessoas não poderem ter filhos sem antes mostrar que são capazes, porque guiar um filho é muito mais difícil e importante que guia um carro.
E é claro que o estado precisa ajudar os pais, inclusive tirando um pouco a responsabilidade deles de sempre negarem algo para o filho, o que é difícil e algumas pessoas são incapazes.
A questão é "salvar a vida" dessas pessoas inocentes que estão chegando ao mundo. Especialistas precisam ser consultados e é necessário fazer o melhor possível. deve-se deixar quaisquer ideologias, crenças, vontades e outras formas de pensamento que cause problemas para essas pessoas. E temos que aceitar que não será perfeito.
Não posso deixar de falar que os especialistas podem errar também. Mas muitas vezes acertam. E em alguns casos precisam experimentar. Por exemplo, a Suécia, muito preocupada com a educação de forma geral (tem um escola modelo e para pessoas especiais na minha cidade bancada por eles, até em função da rainha ser rio clarense), e botaram computador para atender a demanda moderna e fazer os alunos aceitarem melhor a educação. Não deu certo, voltaram atrás e proíbem o uso de computadores na educação. Isso antes da IA circular por aí que causa um problema absurdamente maior, e que está causando mal até para adultos, mas aí o Estado tem menos condições de tutelar.
Eu não gosto de controle, mas em muitos casos não tem outro jeito. Preste atenção na sociedade como um todo, verifique todos os tipos de instituição e veja quais funcionam melhor, as que são mais livres ou as que são mais controladas? Só reforçando, nenhuma delas faz isso de forma perfeita.
Vou aproveitar er dizer que a maioria das profissões são controladas pelo Estado, inclusive em computação, na Austrália. Acontece o que as pessoas dizem que aconteceria com a regulamentação da profissão (que por sinal até existe no Brasil, mas foi feita toda errada e "ninguém" conhece)? Não acontece lá. Não sei o que aconteceria no Brasil, mas lá é um caso que pode funcionar quando tem pessoas sérias envolvidas.
Se os pais fossem sérios eu mudaria de ideia. Do jeito que é, prefiro "a rede" pelo menos dificulte pessoas com cérebros despreparados acessar lugares que não contribuem para seu bom desenvolvimento.
Obviamente que existem caso que as redes são o de menos, o lar desse menor é muito pior. Também precisamos fazer algo, mesmo que seja difícil e não seja perfeito.
Isso é parecido com a discussão de liberação de drogas. As pessoas que a defendem não têm noção alguma do que acontece se a sociedade aceitar assim. O controle não está funcionado? É claro que não. Mas sem controle algum vai melhorar? Só acredita nisso que não tem todas as informações de como funciona, e não sabe dos golpes do que a droga legal sofre pelo mercado negro hoje, com controle, imagine sem.
De qualquer forma, vamos esperar um tempo para ver os resultados desses experimentos em alguns países?
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).