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Meus 2 cents extendidos,

Quando a operacao eh "missao critica" (24/7 e SLA de muitos 9s), uma das condicoes de contratacao eh a redundancia em locais fisicos distintos para evitar problemas em caso de sinistro (incendio, alagamento, roubo, quebra de conectividade, falta de luz, etc).

Confesso que este tipo de contrato eh um pesadelo - o cliente exige "nao posso parar", mas ao mesmo tempo demanda "o menor custo possivel".

Explicando um pouco:

missao critica: sistemas que nao param, operando continuamente

24/7: vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, indicando clientes cuja operacao eh continua e nao para (p.ex. bancos)

SLA: "Service Level Agreement" ou "Acordo de Nivel de Servico": indica a expectativa de qualidade do servico contratado (p.ex. tempo para iniciar/finalizar um atendimento ou suporte). Quando usado um numero percentual junto (p.ex. 99%) indica a expectativa de tempo no ar de um sistema, sem paradas.

90% - A expectativa eh de no maximo 72 horas fora do ar por mes
99% - A expectativa eh de no maximo 7,2 horas fora do ar por mes
99.9% - A expectativa eh de no maximo 43,8 minutos fora do ar por mes
99.99% - A expectativa eh de no maximo 4,32 minutos fora do ar por mes
99.999% - A expectativa eh de no maximo 25,9 SEGUNDOS fora do ar por mes
99.9999% - A expectativa eh de no maximo 2,59 SEGUNDOS fora do ar por mes
99.99999% - A expectativa eh de no maximo 0,259 SEGUNDOS fora do ar por mes

A gente costumava brincar que para cada 9 que o cliente exige - dobra o milhao que ele precisa desembolsar (na verdade eh ate mais hoje em dia - piada velha)

Eu diria que 90% eh o bastante para a maior parte das operacoes - colocar mais um nove (99%) ja fica caro (e muitas vezes inviavel financeiramente) - porque nao eh apenas a infra fisica, tem todo o aparato de suporte, redundancia, inteligencia tecnica, escalabilidade, etc.

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Mais alguns cents (de grao em grao...)

Pelo outro post do teu SaaS - da para entender que voce deve estar precisando de SLA para atender a demanda (SLA da gringa para projetos fintech no Brasil eh bastante arriscado - noves fora algumas questoes sobre LGPD).

Chutando um pouco ate diria que eh por isso que voce visitou o DC (provavelmente da Equinix - e nao precisa confirmar), visando em investir/migrar na infra (AWS funciona ate certo ponto, dependendo da demanda comeca a ficar caro).

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Na verdade eu fui no DC visitar a infra de um banco que esta ligado direto no BC, no final validando +30 mil pixs por dia a gente entende que redudancia é algo "basico" e acima de tudo, sou um eterno aprendiz, então fui entender como tudo funcionava, vendas b2b para grandes empresas é relacionamento, é bom vender para o pequeno mas é caro ao mesmo tempo, melhor ter 5 clientes que rodem 10 mil pixs por dia do que 2k de cliente que rodem 5. E parece mentira, falei mal, mas agora com infra de pagamentos vamos começar por baixo apresentando a solução de infra de pagamentos, mas no back toda minha jornada vai ser vendas para os grandes.

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Mais alguns cents

Esta questao de poucos clientes grandes (atacado) vs muitos clientes pequenos (varejo) eh um dilema para qualquer empresa.

Na pratica, focar em cliente de maior valor agregado (geralmente atacado) da o melhor resultado - mas voce fica na mao deles em caso de oscilacao de mercado.

Mas tem a vantagem de escalar melhor - p.ex., se hospedar direto no DC onde o teu maior cliente tenha um no de conexao, a latencia cai bastante.

Ja na clientela pulverizada te da mais opcoes e voce nao fica tao preso - em compensacao tem de escalar e a forca de vendas acaba custando um bocado, alem da questao de suporte pos-vendas.

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Exatamente, por isso que a gente pulveriza aqui a nossa carteira, atendemos desde grupos com 39 lojas a pequenos fracionados, que se o grande der o churn o pequeno (no ICP ideal nosso) continua na nossa base e nao balança tanto a estrutura, é inevital, so tem churn quem tem cliente! Mas quem quer crescer "saudavel" é bom diversificar a carteira para nao depender só de um grande que a qualquer momento quebrar tua operação se ele sair.