Não sei exatamente se você está falando especificamente de você, ou de maneira geral. Pelo o tom, parece geral...
O prompt virou a nova high-level language.
Não exatamente. Tem tanto post bom por aqui sobre é uma péssima ideia delegar tudo para IA neste momento. Uma rápida pesquisa você encontra.
Se o código está em PHP 8.4 ou num runtime obscuro de JS, honestamente? Tanto faz, desde que a latência esteja baixa.
Lamentável essa afirmação. Aceitar qualquer coisa cuspida por IA e se preocupar se roda ou não em baixa latência é desleixo. No futuro com certeza será necessário dar manutenção nisso, e obviamente é muito mais difícil dar manutenção em algo rodando que criar algo.
Considere agora que o produto roda usando uma tecnologia aleatória, onde não se sabe se há brechas de segurança, se é escalável, se isso sequer vai continuar existindo!
Talvez alguns pensem: Pede para a IA dar manutenção nesse código que ela mesma criou, que é praticamente jogar roleta russa com IA para qualquer negócio sério.
Ser Full Stack significava saber centralizar uma div no CSS e configurar um banco Postgres. A gente gastava horas ajustando padding no Tailwind ou brigando com Webpack.
Isso tem de ser no sentido figurativo, pois não é possível que seja uma afirmação séria.
Em 2023, a senioridade era medida pelo quanto de "decoreba" técnica você tinha acumulado sobre as idiossincrasias do JavaScript ou do gerenciamento de memória.
Em 2026, a senioridade é medida pela sua capacidade de formular o problema.
Desde os tempos antigos que "senioridade" era medida por formular solução para problemas. Sempre foi, e sempre vai ser.
Outro ponto é que o papo de junior, pleno e senior é uma outra falácia criada. Um junior trabalhando no google deve valer por mais do que 100 seniors auto proclamados por ai. É uma métrica tão abstrata e impreciso.
O problema não é IA. Como você disse é uma mão na roda em diversos casos. Só há tantos problemas em usar isso como moleta. Esse problema só vai se manifestar conforme os anos se passam.