Executando verificação de segurança...
9

Homelab - Uma Jornada Full Stack

No final do ano passado, na última semana de dezembro de 2025, coloquei para funcionar algo que eu já queria fazer havia muito tempo: montar meu próprio Homelab. Influenciado por várias postagens e vídeos na web de pessoas com seus data centers caseiros, decidi que também que teria um e que fosse simples e barato. Afinal, não queria torrar dinheiro à toa em algo que eu nem sabia se iria curtir.

Bom, saiu barato! Até agora, o custo total está na casa dos R$ 120,00 (valor aproximado) e como é uma diversão que evolui a cada dia, é possível que esse “investimento” aumente conforme eu vá adquirindo novos componentes, como memória, SSDs, coolers, switch etc.

Capa post

Do Nada ao Data Center - Construindo do Zero

Eu não queria gastar. Então, se fosse para ter algo totalmente de graça, seria a melhor opção. Porém, se a ideia fosse fazer bem feito ou melhor, ter algo que realmente funcionasse, algum dinheiro precisaria ser investido.

Os exemplos de homelab que vi em vídeos no YouTube e em postagens no Reddit, principalmente, utilizavam hardwares até que caros: equipamentos novos, Raspberry Pi, racks impressos em impressoras 3D, switches… coisa fina, chique mesmo. No meu caso, decidi usar tudo o que já tinha guardado (ou esquecido) em algum canto da casa. E lá estavam eles: três notebooks usados, parados, que eu quase nem ligava mais e que agora voltaram à vida para compor esse data center.

Notebooks

Esses notebooks estavam parados a bastante tempo coisa de um ano ou mais. Para ressuscitá-los, é aquela né: abrir, tirar a poeira, fazer backup de alguma coisa importante e formatar. A parte da limpeza foi a que deu mais trabalho, devido à grande quantidade de poeira encontrada nos coolers. Depois disso, ficaram limpinhos e funcionando muito bem. Enfim, o hardware ideal.

Notebooks

Hardware Inicial

Depois de limpar e formatar os três notebooks, o hardware inicial do meu homelab ficou assim:

CCE Win D535P

  • Memória: 6 GB
  • HD: Seagate ST9250410AS 240 GB
  • Processador: Intel® Core™ i5 M 450 @ 2.40 GHz

Dell Inspiron 3583

  • Memória: 8 GB
  • HD: WD20SPZX-75UA7T0 2 TB
  • Processador: Intel® Core™ i7-8565U @ 1.80 GHz

Samsung ATIV 370E4K

  • Memória: 8 GB
  • SSD: Kingston SUV500480G 480 GB
  • Processador: Intel® Core™ i5-5200U @ 2.20 GHz

No próximo post, falarei do rack, que também foi feito a mão com maderias de resto de construção. Rústico, funcional! Também listar os materiais comprados até agora e como ficou todos os equipamentos juntos.

Carregando publicação patrocinada...
3

Meus 2 cents,

Exelente iniciativa - obrigado por compartilhar !

Se posso dar um pitaco, recomendo:

  • PROXMOX: Eh um sistema que permite gerenciar diversas VMs, o que permite criar ambientes de teste isolados.

  • EVE-NG / PNETLAB: Semelhante ao PROXMOX, so que voltado a criacao de ambientes e cenarios de teste. Muito usado para quem esta apredendo sobre Redes, mas para um dev eh bem interessante.

Continue postando sobre teu setup, eh bem legal.

Saude e Sucesso !

3

Falae!!
Boa! Adivinhou na mosca!

Estou usando o Proxmox, juntando tudo num cluster com os três nós!
Hoje o Homelab está caminhando bem, com bastante coisa já configurada como Grafana, Prometheus, k3s, AdGuard, Nginx e várias outras coisas, inclusive a idéia (talvez a mais legal) é ter é toda a infra da minha stack de desenvolvimento, no caso Java!

A idéia é compartilhar tudo, passo-a-passo até o estado atual.

2

Legal seu setup, obrigado por compartilhar. Também tenho um lab rodando em casa, inclusive com Proxmox e kubernetes.

Criei um repo com alguns yaml para k3s relacionados a ferramentas de i.a. da pra rodar nesse hardware (menos a parte do ollama com gpu). O Link está no meu perfil, também sou da stack java, inclusive na pacoteira de coisas que versionei tem um helmchart do onedev.

0