Muitos concordariam que atingimos um ponto de retornos decrescentes para a escalabilidade; a fé na escalabilidade como caminho para a IAG se dissipou.
Os dados contam outra história!!!! Não me parece que está desacelerando.. Muito pelo contrário...

AGI ainda distante: não chegaremos à Inteligência Artificial Geral (AGI) em 2026 (ou 2027). A esta altura, duvido que muitos discordariam publicamente.
Vou discordar: A AGI já chegou e você nem percebeu.
“AGI” é palavrão de VC, mas a máquina já me passou na faixa
Seguinte: chame do que quiser, o rótulo é lixo.
Fato é que a IA já é mais inteligente que eu em qualquer assunto que eu meter a cara.
Ponto. Não é hype, é constatação de quem estuda sério todo dia há mais de 30 anos.
A única discussão que sobra é semântica: não existe definição pra AGI, e isso é feature, não bug. Enquanto o pessoal discutindo se é 50 tarefas ou 500, o modelo já bate 80 % da Olimpíada de Matemática que nunca viu na vida.
Você, eu e 99 % da humanidade não chegamos nos 20 %.
Daqui a dez anos vão olhar pra 2025 e falar:
“Foi ali que a curva ficou vertical, só que a gente tava discutindo o nome do vértice.”
Frase do Kurzweil que sempre repete: “As pessoas superestimam o curto prazo e subestimam o longo prazo.”
Traduzindo: todo mundo espera o foguete, mas o foguete já decolou, só não saiu no Jornal Nacional ainda.
Sam Altman & Cia vão continuar falando “AGI tá longe” porque precisam de mais uma rodada de cap table; a realidade é que a tecnologia pra máquina operar computador indistinguível de humano já existe.
Outra frase que deveria ser clichê. “O futuro já foi inventado, só não foi entregue ainda.”
Discorda? Beleza. Antes de negativar esse post, tenta resolver a prova da Olimpíada de Matemática.
Acreditar que a AGI já chegou não significa acreditar que o hype vai durar pra sempre. O destino da OpenAI, no fim das contas, vai ser o mesmo do Netscape: um nome que aparece em capítulos de livro sobre história da tecnologia, não quem opera o futuro. O Google só veio depois que a bolha já tinha estourado. Os data centers que hoje são o novo petróleo vão virar lixo industrial tão rápido quanto a fibra ótica dos anos 90 virou tubo vazio depois que o capital se evaporou. A bolha vai estourar e vai doer.
Então sim, vai ter sangue na praça. Vai ter unicornio virando estatística, vai ter VP de venture capital falando que “sempre soube que era tudo especulação”. Mas quando o pó baixar, a máquina que faz qualquer coisa melhor que você atrás de um computador vai estar rodando, só que agora num chip de 2 dólares, que vai estar em todos os lugares.
E daqui há 10 anos vai ser mais fácil encontrar um copo Stanley sem chip de IA que um humano que ainda ache que “AGI é coisa de filme”: do mesmo jeito que hoje até a torradeira já vem com Wi-Fi.
A promessa do dot.com se cumpriu. A mesma coisa vai acontecer com a AGI: ela não vai chegar com fanfarra, vai chegar como o mofo, como a Internet.