Perdi 4 anos, e não tenho experiência: ainda vale a pena insistir?
Textão para quem tiver saco em pleno sábado
Bom, galera, vou completar 25 anos em setembro e estou pirando a cabeça com essa questão de carreira.
Nunca consegui me imaginar trabalhando com outra coisa que não fosse computadores. Durante a pandemia, comecei a cursar ADS, mas no segundo mês perdi minha mãe e isso me destruiu completamente. Tentei continuar o curso, mas fazia isso sem motivação, pois havia perdido o interesse real na vida. Na época, tive diversas oportunidades de estágio, mas infelizmente recusei todas.
Como não busquei ajuda para lidar com o luto, acabei deixando ele tomar conta da minha vida por quatro anos: fiquei preso no quarto, dopado de antidepressivos e trancando a faculdade sempre que tentava voltar. Às vezes, sentia aquele impulso de “para de culpar Deus” e tentava estudar mas o desânimo logo voltava. No final de 2024, comecei a lidar melhor com a perda e aceitar que, apesar de tudo, a vida vale a pena.
Em janeiro deste ano, saí do antidepressivo e arrumei um emprego como vendedor no shopping. Com isso, a questão da faculdade voltou à tona.
Hoje, estou em um grande dilema: voltar para a faculdade ou desistir, já que o mercado mudou bastante, está muito competitivo e os requisitos estão cada vez mais altos. Me arrependo profundamente de ter recusado tantas oportunidades no passado.
Estou quase completando 25 anos e sinto que perdi quatro anos que poderiam ter mudado minha realidade completamente.
Vale a pena continuar a graduação agora, faltando apenas um semestre para finalizar o curso, mesmo sem experiência e sem estágio, ou, analisando friamente, não compensa? Pensei em renovar o trancamento para estudar de verdade e buscar estágio, mas já cheguei ao limite permitido, ou volto ou tchau matrícula