Executando verificação de segurança...
2

Bootcamp ou Tecnólogo "Uniesquina"?

Saudações 🖖. Pessoal, eu cansei de só ficar fazendo cursinhos, então em breve irei estudar algo completo e que me propicie oportunidades para aplicar os conhecimentos e assim eu ter um portfólio com projetos reais, ao invés de apenas projetinhos simples dos cursinhos online.

Mas me surgiu uma dúvida crucial: devo fazer um bootcamp extenso em uma plataforma renomada ou um tecnólogo em uma uniesquina? Sei que existem instituições renomadas como a FIAP, porém nessas o preço é bem salgado.

Considerações

  • Opção 1: Bootcamp Extenso (Ex: Data Science Academy)

  • Prós: Foco intenso em Ciência de Dados (quase 600h), com uma base sólida em matemática e negócios, que sinto ser um diferencial. A promessa é de projetos práticos que me ajudariam a construir o portfólio que preciso.

  • Tempo: Conclusão mais rápida (provavelmente entre 1 e 1.5 anos).

  • Contra: Não é um diploma de ensino superior.

  • Opção 2: Tecnólogo Acessível (a famosa "Uniesquina")

  • Prós: Diploma de nível superior (requisito para algumas empresas e concursos), duração de 2 anos e custo extremamente baixo (já vi por R$100/mês).

  • Contras: O estigma. O nome da instituição pode não ter peso ou até ser visto com desconfiança por alguns recrutadores.

O que acham, uniesquina ou o bootcamp?

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara, eu sempre fui cético sobre o tema de faculdade, e odeio fazer cursos... kkk

Quando eu era apenas um juninho trabalhando com suporte e achando que sabia de tudo, eu tinha ctz que não queria fazer, pq adotei o papo que não serve pra nada.

Meu pai me obrigou a fazer, se não ele disse que ia me expulsar de casa, e graças a Deus escutei ele, claro que tem suas exessoes, mas eu sempre falo que vale super a pena ter, as empresas pedem, e muitas coisas ele te ajuda, mesmo voce não aprendendo nada e só tendo o canudo.

Fiz pelo Senai, e hoje faço uma Pós pela PUC de Minas e trabalho como SRE Senior, com pretenções de ir pra gringa.

Resumindo, eu focaria 10000% em fazer o tecnologo em vez de bootcamp, valeu!!

2

Meus 2 cents,

Acho que a aposta em uni-esquina mais interessante. Eh um diploma reconhecido e te abre as portas para pos-graduacao (alem de outras possibilidades).

Alem disso, a faculdade de obriga a estudar, fazer provas, fazer trabalhos, pesquisar (p.ex. participando de programas de iniciacao cientifica), alem de estagios e outras atividades.

Quanto ao estigma - falando serio, exceto por uma federal ou privada de 1a. linha - nao vai fazer muita diferenca, entao tecnologo via EAD te da o diploma e pronto.

Bootcamp sao interessantes ? Claro - mas o problema eh que depende de voce usar a informacao adquirida em transformacao pessoal e conhecimento pratico. Como foi colocado no outro post (sobre o CV), o segredo eh mostrar projetos, experiencia - enfim, algo que diferencie voce dos outros 90 candidatos (e o bootcampo sozinho nao vai fazer isso).

Falando serio, se acha que o bootcamp vai transformar sua vida mas a grana eh um problema: vai no google (ou no 1377x.to, ou no downloadly.ir) e pesquisa: "bootcamp xyz (o nome do curso) torrent" ou "bootcamp xyz download" - cara, voce vai achar ou o torrent do curso ou alguem vendendo por R$ 40 (junto com uma garrafa de rum). Compra, baixa e veja se funciona mesmo.

Se funcionar e conseguir um emprego que deseja: vai atras do autor original e paga o valor integral que ele merece por ter desenvolvido o conteudo.

No final - seja faculdade ou bootcamp, o que faz diferenca eh o que voce mostra que este conhecimento te permitiu construir.

Saude e Sucesso !

1

Já sabes que área da programação queres seguir? Eu cada vez mais penso que existe tanto conteúdo gratuito online que fica cada vez mais difícil pagar apenas para ter um certificado de universidade.

Eu fui militar por 7 anos e depois fiz uma reconversão de carreira para a programação. Fiz um Bootcamp de programação fullstack de 14 semanas e já trabalho na área tem 4 anos, hoje sou programador numa BigTech. Se poderes disponibilizar tempo, e tiveres disciplina para aplicar e focar, consegues mesmo estudando sozinho. Mais que um certificado/diploma, o mais importante é colocar a mão na massa e passar umas boas horas escrevendo código.

1

putz, cara. que situação. tenta entrar numa universidade melhor e fazer um curso bom. se não der mesmo, vai na uniesquina, pelo menos o MEC reconhece.

1

Se vc só der essas 2 opções, eu recomendo o segundo, assim como a maioria.

Mas ao meu ver, o q faz a diferença msm é vc conseguir comprovar sua capacidade. Eu venho dizendo, vc pode ter diplomas, pode ter certificados, mas eles só provam q vc participou daquilo. O q prova sua capacidade é colocar um site em pé, um jogo em produção, um app na play store, um github com códigos seus (e não só com código de cursinhos), fazer vídeos programando (tem gente q faz isso), ...

Bom, eu criei esse post para eu parar de escrever muito (pois acabo criando textos longos, kkkk).
Mas resumindo, se trata de um modo de estudo que ao mesmo tempo faz, além de melhorar o conhecimento, vc consegue criar seu próprio portfólio e github pra conseguir mostrar para eles q vc tem conhecimento.