Executando verificação de segurança...
6

[Duvida] como começar meu saas

Ola tabnew, queria pedir uma ajuda de voces, sejam experientes ou novatos, recentemente me bateu a realidade da vida dura que nada é de graça, então sendo assim estou reunindo coragem para criar meu primeiro Saas, sim eu sei que dá um certo trabalho, e queria ajuda de voces para saber se estou no caminho certo ou não, estou no meu ultimo periodo da faculdade, mas tecnicamente não me sinto tão confortável ou confiante e por isso nunca tentei nada assim, mas…

Contextualizando, tenho um certo dinheirinho guardado, a ideia do saas é mais algo para ajudar os outros, tendo uma ideia como plataforma de estudo voltado para educação, como contas, atividades de o que a pessoa esta estudando, sendo intuito mais de ajudar do que no fim do dia ter uma receita, mas mesmo assim preciso ter uma receita já que preciso mantê-lo de algum modo, então pensando nisso queria perguntar voces o que acham dessas ferramenta.

Como servidor pensei em algo mais localizado e mensal como a hostinger ou outros serviços parecidos, mas inicialmente a ideia é utilizar a hostinger, contudo, na parte de banco de dados penso eu que ela já ofereceria armazenamento, caso contrario a ideia é usar ou o neon, supabase ou o proprio sistema da amazon da aws, ja que vem 1t gratuito no ano.

Como ferramentas eu estou pensando em utilizar C# com asp.net core mvc para o back end pos estou familiarizado com esse framework, penso também em utilizar o Jwt token para autenticação de rotas, ja que a ideia do meu Saas seria um CRUDzao, usaria como banco de dados um SQL, porém no quesito de segurança eu confesso que não sei muito bem o que utilizar, alem de não expor os dados das pessoas usando dto, e penso em utilizar ou a api do pagar-me ou do mercado pago para as transações.

No front usaria react que estou mais acostumado a mexer, aprendendo implementar o react redux, com a ideia de criar uma build e passar para o back end e disponibilizar por ali mesmo.

Eu também tenho a ideia de deixar ele aberto no github para caso as pessoas queiram mexer nele, porém não sei se com saas isso é o normal ou por ta “ganhando dinheiro” com isso seria imoral permitir outras pessoas a trabalharem no projeto “de graça”.

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito boa a iniciativa! É o melhor jeito de colocar em prática aquilo que você aprendeu e de aprender coisas novas. Como você já está familiarizado com algumas ferramentas, não diria para ir pra uma stack diferente, mas tenha em mente que se o seu objetivo é colocar o produto o mais rápido no mercado para obter feedback e iterar com agilidade, podem ter alternativas melhores. Pensa que você pode gastar muito tempo em um projeto que as pessoas não querem e toda a energia que você colocou vai ser "jogada no lixo" (você ainda pode aproveitar esse projeto para colocar no currículo).

Sobre o caminho certo, eu diria que o primeiro passo é procurar uma dor sua e que pode ser de mais pessoas, assim você está resolvendo um problema e certamente vai agregar valor com o produto. Procure ajuda na comunidade (como você está fazendo), com professores, IAs, amigos, família para ver se a ideia é viável e mais pessoas se identificam com o problema. Esse já é um bom ponto de partida.

Falando sobre minha experiência, desenvolvi a Memory Lane utilizando Nextjs pro front e back, firebase como db e mercado pago como gateway de pagamentos. Essa stack é boa pois tudo é typescript e fica no mesmo repositório, sendo possível fazer o deploy de tudo na Vercel sem problemas. Sobre a grana, apenas precisei investir até o momento em tráfego pago, mas se não fizesse isso, seria 0.

Concluindo, acredito que você deve começar agora mesmo com a stack que você sabe pois seria mais rápido do que aprender outra. Se quiser trocar uma ideia, chama no linkedin. Estou torcendo por você!

PS: Sobre o repositório, a não ser que você apresente esse projeto em uma entrevista de emprego, eu deixaria privado.

1

Opa!

Esse lance da dor é um bom inicio. Se precisar de velocidade use IAs pra te ajudar.

Pode tambem procurar projetos e contribuir ou fazer fork e incrementar com suas ideias.

Sobre servidor pode pegar aqueles mini pcs, coloca um Proxmox e ai sobe teus apps la mesmo. Não gasta muita energia e fica rudo sob seu controle.

Boa sorte e boa jornada!

1

Cara, confiança só se ganha parcialmente depois q vc faz pela primeira vez, isso fazer do início ao fim, pq se vc só começou vc sempre estará no modo "tenho medo de tentar". Isso é normal acontecer, pra qqr coisa da vida. Vai dizer q logo de cara vc já conseguiu fazer aquela apresentação na frente da classe sem medo nenhum de errar o q fala sem um treino básico de como apresentar ou até saber melhor sobre o assunto. Se vc nunca se preparou pra aquilo q vc quer fazer, então não espere confiança chegue do nada. Por isso temos a experiência, é algo q passamos, vimos, sentimos como funciona e não temos mais aquele receio de fazer pq já sabemos parte do caminho depois da primeira experiência.

Então assim, simplesmente faça. Não fique perdendo tempo com esse receio, pois isso só irá te corroer por dentro. Apenas foque em deixar pronto. Faça um MVP com começo meio e fim bem definido (nada de incluir coisas novas nesse processo, pois só irá te atrapalhar de terminar o MVP), é o melhor início q vc pode ter para quem nunca fez um software do início ao fim, pois ao terminar o MVP, vc ganha essa coragem q falta em vc, pois vc terá uma capacidade maior de enxergar os próximos passos.

Sobre o github, tanto faz. Depende do seu objetivo com ele. Ao meu ver isso é um projeto pessoal seu, então só deixaria público se vc quiser usar como portfólio, caso contrário, não acho necessidade de abrir ao público. Tanto q vc nem tem experiência, então comece seu projeto focado fazer, não nos outros. Não perca tempo criando mais dor de cabeça por agora, gerenciar pessoas é cansativo, imagina ter q parar pra lidar com um PR de outro q nem pode ser do jeito q vc quer, então foque em fazer o q vc quer q é mais prioritário.

1

Warning: Ignore tudo o que vier a seguir.
Estou construindo meu saas the NO. #4516151615461, e sigo falhando.

O que aprendi ate aqui:

Comece atendendo empresas, pois demanda um marketing mais simples, eles ja estao com o cartao de credito na mesa, enquanto o usuario final (b2c) escondeu o cartao de credito embaixo do colchao da vo em outra cidade. Pra gente que ainda nao sabemos nada de negocios, facilita imensamente.

Nunca pare de construir coisas idiotas, mas... Publique. Va ate o final, quero dizer, o site publico com dominio, certificado, onboarding e sistema de pagamento integrado. Isso te deixa calejado, com uma experiencia e capacidade tremenda.

No momento que menos esperar, com um milhao de projetos idiotas publicados, muito tempo e dinheiro gasto (apis de terceiros, open ai etc), um gerente de uma grande empresa, completamente perdido vai te perguntar se vc conhece alguma ferramenta pra uma necessidade que ele esta passando.

Finalmente a jiripoca pia.