Executando verificação de segurança...
1

A área é regulamentada e necessita o registro no CREA.

O fato do mercado não se atentar a isso é outra questão, com vantagens e desvantagens. Uma pequena parte do mercado, muitas vezes envolvendo assuntos governamentais ou de saúde de form mais intensa, não se aceita gambiarra, o registro é exigido.

Não vou entrar na questão se deveria ou não ser assim, se o registro garanta mais ou menos alguma coisa, mas legalmente é assim, e mercadologicamente também é assim como eu disse que funciona anteriormente.

Estou como tarefa pra casa fazer uma pesquisa melhor sobre isso, ma não é prioridade. É verdade que muitos CREAs não sabem como fazer isso ou tem informações fáceis, por exemplo no website, o que mostra que esta regulamentação é uma %*@#*& sem fim, embora outras bem feitas poderiam ser produtivas, mas a gente sabe que quase ninguém tem interesse nisso.

Não sei nada sobre CRA, só sobre o CREA. Tente lá, especialmente o de SP parece ter mais informação que os outros e poderá pelo menos te encaminhar para o lugar certo.

Não é impossível ter que contratar um advogado para conseguir fazer de forma mais ágil de tão mal feito que foi.

A busca simples já acha isto: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/09/28/engenharia-de-software-e-regulamentada-junto-ao-crea/ O Gemini te fornece, acertadamente, a informação fazendo a busca mais simples que pode no Google (mas nunca confie em informação de IA para nada sério, use como um começo).

Um dos motivos que querem a regulamentação é para que todos que trabalham na área possuem pelo menos o básico de informações de forma universal, por exemplo que a profissão é regulamentada. Outros contraexemplos, tem aos milhões, para ser otimista, na internet: boa parte do conteúdo que se encontra na internet em vários formatos estão errados em maior ou menor grau. E isso ajuda a formação das pessoas ser ruim. Ninguém tá livre disso, tem conteúdos meus errados, não fiz de propósito, mas era o que eu tinha naquele momento, a maioria não faz por má fé, mas o erro causa o mesmo estrago. Por isso precisamos, pra ontem, mudar a forma como consumimos conteúdo na internet.

Quando mais a IA avançar mais precisaremos ser críticos do que vemos e trabalhar mais como humanos, fazendo coisas não computáveis do que pessoas que aprenderam técnicas mecânicas de exatas onde a IA ainda vai melhorar muito.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...
1

Não sabia que "engenharia de software" era regulado assim e precisava ser engenheiro. Bem, seguindo essa lógica, então "arquitetura de software" precisa ser um arquiteto e não engenheiro.

2

A regulamentação não tem lógica, então não a siga. é só isso, oficialmente Engenheiro de Software é aquele que tem um CREA que diz isso, todo o resto não importa, esquece qualquer assunto extra, o único fato (sem detalhes, claro) é este, não especule nada a mais. Se não ligar para o oficial, engenheiro de software é qualquer um que diga que é, até mesmo crianças no parquinho tem o mesmo valor que outras pessoas, até que se faça algum teste que tente qualificar cada um de um jeito um pouco melhor.

1

No geral, arquitetura foca no design como um todo, enquanto a engenharia pode fazer de tudo.
Todo engenheiro pode assinar tudo que um arquiteto faz, mas nem todo arquiteto pode assinar tudo o que um engenheiro faz.
Isso no geral, pra TI não é diferente.