Executando verificação de segurança...
4

CRA/CREA, Carteirinhas, e regulamentações em TI

Olá a todos, vim trazer um topico que não achei em praticamente lugar nenhum..

Mas hoje de manhã um colega me mandou mensagem dizendo que está tentando assinar uns documentos como lider tecnico para uma empresa, mas os documentos estão voltando por ele não ter um numero de registro, como uma carteirinha do CREA, ou CRA, por exemplo...

Nós dois temos formação em Gestão da Tecnologia da Informação, mas eu nunca esbarrei em um problema parecido, e nunca vi nenhum relato ou conheci alguem que teve os mesmos problemas.

Expliquei a ele que a area não é regulamentada (pelo menos até onde eu sei) e que não tem como emitir esses registros sem uma regulação por trás...

Eu até pesquisei no CRA-BA (pois a empresa é uma estatal da bahia) se tem algo sobre, mas na lista de cursos não existe o Gestão de TI ou algo voltado para o TI/desenvolvimento..

Eu pedi para ele solicitar a revisão dos documentos enviando os dados pessoais e informando que a formação não é regulamentata, mas enfim...

Então a minha dúvida é, alguem aqui já passou por alguma situação parecida? Como foi resolvida? Ou isso não tem o menor nexo ?

Eu até vi esse topico aqui (https://www.tabnews.com.br/UmDevComoQualquerOutro/cra-rj-esta-atras-dos-devs-pjotinha), mas é especifico para o RJ, e pelo comentário caiu por terra.

Carregando publicação patrocinada...
4

Assinar projeto é para Engenheiro, a Engenharia de Software é regulamentada no Brasil. Ela é fiscalizada pelo Conselho de Engenharia e Arquitetura, e os profissionais formados devem solicitar registro junto ao CREA. A regulamentação foi estabelecida pela Resolução nº 5, de 16 de novembro de 2016, do Conselho Nacional de Educação, e a Engenharia de Software foi oficialmente enquadrada na Lei nº 5.194 em 2019.

É que tem muita gente que se intitula engenheiro de software sem ter devidamente cursado engenharia, por isso há essa confusão.
Pelo menos aqui no estado começaram a exigir responsável técnico nas licitações, já é um avanço!

1

A área é regulamentada e necessita o registro no CREA.

O fato do mercado não se atentar a isso é outra questão, com vantagens e desvantagens. Uma pequena parte do mercado, muitas vezes envolvendo assuntos governamentais ou de saúde de form mais intensa, não se aceita gambiarra, o registro é exigido.

Não vou entrar na questão se deveria ou não ser assim, se o registro garanta mais ou menos alguma coisa, mas legalmente é assim, e mercadologicamente também é assim como eu disse que funciona anteriormente.

Estou como tarefa pra casa fazer uma pesquisa melhor sobre isso, ma não é prioridade. É verdade que muitos CREAs não sabem como fazer isso ou tem informações fáceis, por exemplo no website, o que mostra que esta regulamentação é uma %*@#*& sem fim, embora outras bem feitas poderiam ser produtivas, mas a gente sabe que quase ninguém tem interesse nisso.

Não sei nada sobre CRA, só sobre o CREA. Tente lá, especialmente o de SP parece ter mais informação que os outros e poderá pelo menos te encaminhar para o lugar certo.

Não é impossível ter que contratar um advogado para conseguir fazer de forma mais ágil de tão mal feito que foi.

A busca simples já acha isto: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/09/28/engenharia-de-software-e-regulamentada-junto-ao-crea/ O Gemini te fornece, acertadamente, a informação fazendo a busca mais simples que pode no Google (mas nunca confie em informação de IA para nada sério, use como um começo).

Um dos motivos que querem a regulamentação é para que todos que trabalham na área possuem pelo menos o básico de informações de forma universal, por exemplo que a profissão é regulamentada. Outros contraexemplos, tem aos milhões, para ser otimista, na internet: boa parte do conteúdo que se encontra na internet em vários formatos estão errados em maior ou menor grau. E isso ajuda a formação das pessoas ser ruim. Ninguém tá livre disso, tem conteúdos meus errados, não fiz de propósito, mas era o que eu tinha naquele momento, a maioria não faz por má fé, mas o erro causa o mesmo estrago. Por isso precisamos, pra ontem, mudar a forma como consumimos conteúdo na internet.

Quando mais a IA avançar mais precisaremos ser críticos do que vemos e trabalhar mais como humanos, fazendo coisas não computáveis do que pessoas que aprenderam técnicas mecânicas de exatas onde a IA ainda vai melhorar muito.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Não sabia que "engenharia de software" era regulado assim e precisava ser engenheiro. Bem, seguindo essa lógica, então "arquitetura de software" precisa ser um arquiteto e não engenheiro.

2

A regulamentação não tem lógica, então não a siga. é só isso, oficialmente Engenheiro de Software é aquele que tem um CREA que diz isso, todo o resto não importa, esquece qualquer assunto extra, o único fato (sem detalhes, claro) é este, não especule nada a mais. Se não ligar para o oficial, engenheiro de software é qualquer um que diga que é, até mesmo crianças no parquinho tem o mesmo valor que outras pessoas, até que se faça algum teste que tente qualificar cada um de um jeito um pouco melhor.

1

No geral, arquitetura foca no design como um todo, enquanto a engenharia pode fazer de tudo.
Todo engenheiro pode assinar tudo que um arquiteto faz, mas nem todo arquiteto pode assinar tudo o que um engenheiro faz.
Isso no geral, pra TI não é diferente.

1

Uma opinião que já ouvi muito, de diversas áreas: CREA so serve pra tirar seu dinheiro no fim do ano.

Com base em nossos fatos, existem poucas vagas reais em nossa área precisa de ter isso e geralmente um engenheiro da computação assina isso.
Eu tenho dois bacharelados, ciência da computação e sistemas de informação, sou pós-graduado, mas vou fazer engenharia de software (abonando disciplinas) para ter o CREA, mas é uma escolha minha e realmente não preciso disso, mas abro algumas portas de um emprego que paga CLT 15K+, mas coloca seu nome na reta.

1

Eu sou formado em Gestão de TI e tenho o meu registro no CRA-SP desde 2016. Nunca precisei dele obrigatóriamente para assinar documentos, mas se um dia exigirem eu já tenho. Estou me especializando para me cadastrar como perito judicial, mas não sei se seria obrigatório o registro no conselho para assinar os relatórios da perícia. Creio que bastaria o CPF.

1