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[Dúvida] Quem já começou um SaaS do zero e obteve sucesso?

Fala, pessoal! Tudo bem?

Galera, cheguei no ponto que todo Dev chega um dia de desenvolver o próprio SaaS.

Peguei um problema real, porém, acho que com público alvo difícil de atingir.

Queria ouvir um pouco a voz da experiência nesse assunto, o problema não é técnico, acho que a Skill agora é trabalhar o lado empreendedor.

Alguém aqui já começou um SaaS realmente do zero, zero alcance, zero usuários e conseguiu escalar?

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Boa noite! Essa é sem dúvida a maior dor de todo Dev solo, saber monetizar a ideia. Estou me especializando em marketing para desenvolvedores startarem seu lançamento. Se puder compartilhar qual o problema seu Saas revolve, o nicho e seu desafio inicial, ficarei feliz em ajudar.

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Embora eu não tenha criado um SaaS, minha percepção sobre esse mercado é que a maioria das dores que os usuários enfrentam pode ser resolvida com automações. Essas automações servem para obter informações ou preparar dados para uma ação específica. Esse é o primeiro desafio.

O segundo grande desafio é o financeiro. Acredito que qualquer SaaS sério precise de visibilidade, o que exige investimento. Isso inclui custos de design, para quem não tem habilidades gráficas, e de marketing, para quem não possui um cliente já à espera. Essas são as principais barreiras de entrada.

Por outro lado, o que vejo com frequência são pessoas, especialmente no Tabnews, alegando que seus SaaS são lucrativos, embora o mercado em geral nunca tenha ouvido falar deles. Muitas vezes, isso parece ser uma estratégia para se promover e vender cursos. É claro que existem exceções.

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Verdade, a gente vê muita gente falando que o produto ja escalou mas são serviços que nunca ouvimos falar. O SaaS em questão que estou falando já está inclusive no ar, eu já fiz além do que seria o MVP, hoje estou vivendo o desafio de trazer o primeiro cliente, eu não falei qual o SaaS para não parecer que essa era uma postagem de propaganda.

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Mas você no meu ponto de vista deveria falar sim o SaaS que construiu e a dor que está resolvendo. Se possível processo de desenvolvimento e tecnologias usadas.
Já dizia o velho deitado: Todo marketing é válido, seja ele bom ou ruim!

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concordo, que todo marketing é valido. E aqui é muito vanglorioso quando sabemos que alguém do Tabnews mostra um projeto promissor para a comunidade, afinal o proprio Tabnews ao meu ver é um produto também.

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Ótimo questionamento, essa nova febre de micro-sass é na verdade a segunda encarnação do modelo. Eu já tive 2 pequenos SASS um em 2012-2013 e outro em 2013-2014 quando o iOS/Android tavam ficando na moda. Ambos tinham usuarios e alguns poucos pagantes, mas nenhum dos dois valeu a pena continuar porque eram muito nichados e eu não conseguir monetizar suficientemente. O máximo que conseguia era em torno de R$ 500/mês de receita. Não querendo desmotivar o pessoal, mas é mais difícil do que o pessoal do YouTube faz parecer. Eu acabei desistindo porquê percebi que não tinha aptidão nem paciencia para vendas/marketing e fui fazer carreira em empresas grandes de tecnología que na época era mais fácil e garantido.

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Que não é fácil não tenho dúvidas, também não caio nos papos de coach de YT. Também já tenho carreira feita, é mais uma curiosidade mesmo pra entender com alguém se já fez funcionar e alavancou do zero

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Legal, mas o que você considera sucesso? Já tive exit num saas para uma líder de mercado, tenho outro hoje que roda como um ativo com praticamente zero interação minha e iniciando um outro ainda como MVP, todos do zero absoluto.

O básico do básico:

  • defina com clareza qual a dor que você resolve (proposta de valor)
  • confronte/valide essa dor com o mercado (ligações, visitas, etc)
  • como já tem o MVP, coloque pra rodar free em meia dúzia de empresas
  • confronte/valide novamente a dor na prática com eles
  • defina a PDM (persona, dor e momento)
  • faça uma análise financeira simples (custos iniciais, variáveis, fixos e margens com projeção de 1 ano)
  • use essa análise + benchmark + feedback dos clientes free para definir a precificação inicial
  • teste essa precificação com os clientes free

Tem um universo de detalhes em cada uma das etapas do que propus e inúmeras variações dependendo do mercado, mas dá pra ter uma visão geral.

Não tem receita, mas é um bom ponto de partida, pelo menos na minha humilde opinião.

Sucesso bro!

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Eu dei uma olhada no seu sistema e como usuário tive alguns sentimentos que sinceramente descartaria, mas acho legal compartilhar com você.

A primeira coisa que pensei é "ata que eu vou confiar que esse site não vai ler minhas mensagens".

A segunda foi "Telegram existe pra que? Mensagens temporárias fazem isso também".

Não são ataques, são críticas! São a primeira impressão de um usuário, e isso pode ser valioso se bem usado.

Vou rapidamente te dar umas ideias:

1 - tente dar uma alterada na copy para se posicionar mais como "chatbot temporário e criptografado sem necessidade de login". Isso é o que difere o seu serviço de um Telegram ou Whatsapp da vida. Entra no navegador, abre o site, entra na sala e pronto.

2 - Se você quer passar segurança, então deixa os usuários definirem a própria criptografia. Isso seria legal, passaria mais segurança. E ai, quando alguém coloca uma senha errada, exibe todas as mensagens, mas "descriptografadas erroneamente", exibindo os HdYcj6$hVesj8_&ueeidk (as mensagens criptografadas descriptografadas com a senha errada). Passaria um feedback legal de que realmente o chat está protegido.

Ah, e eu alteraria o nome do site pra algo mais sugestivo. Tipo "tempmsg.com" ou "lockmessage".

São apenas sugestões! Sucesso com o produto!!

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Cara .. que legal você ter tirado um tempinho para testar e dar esses feedback valiosos.
E todos são extremamente valiosos,
Quando estamos criando um produto, colocamos tanto sentimento que perdemos o senso crítico.
Vamos lá, sobre á aplicação.
Qual o principal objetivo da aplicação.?
Ter uma conversa altamente descartável com alguém, conversa que nem ao menos eu precise me identificar. Isso mesmo, sem criar conta ou tão pouco confirmar número de telefone.

Sobre criptografia.
Estou finalizando a implementação da criptografia end-to-end, onde nem mesmo acessando o banco de dados será possível ler as mensagens.

Sobre as Copy.
Realmente, estão péssimas, percebo que ainda não consegui, deixar claro para o usuário qual o objetivo da aplicação.

Sobre o telegram.
Ele não é um concorrente, pq nele você precisa ter uma conta e não é possível ter anonimato.

Em um futuro breve, quero poder disponibilizar planos enterprise, onde as empresas podem receber feedback anônimos, tanto de funcionários ou de clientes.

Cara .. obrigado mesmo pelo seu tempo.
Realmente, irei melhorar a aplicação com suas recomendações.

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Fala irmão,

Já comecei um SaaS do zero — literalmente do zero — e consegui escalar a 500.000 mil usuários e +2.000 assinantes.

(e não sou nenhum guru não, tá bom?! rss)

Passei exatamente pelo que você descreveu.

Quando comecei meu SaaS, eu também não tinha nem investidor, nem background técnico (eu sequer sei programar)

O que eu tinha era só um problema real acontecendo no mercado, a disposição de transformar aquilo em uma solução mínima, funcional e vendável. E principalmente a habilidade de usar a internet para vender.

Hoje o produto cresceu para mais de 500 mil usuários em 30 países e se tornou o core do meu negócio.

Mas o início foi muito parecido com o que você está vivendo agora.

1.⁠ ⁠O desafio nunca foi técnico — foi comercial e mental.

Eu poderia ter criado features de tudo quanto é lado (e desenvolvemos algumas), mas o que realmente moveu o SaaS foi aprender venda recorrente pela internet.

SaaS não é apenas código.

Quando parei de focar em produto e comecei a focar em vendas, minha solução passou a gerar faturamento, muito faturamento.

É ativação, retenção e aquisição funcionando como uma máquina.

Quando entendi isso, parou de ser sobre “construir” e virou sobre “crescer”.

2.⁠ ⁠Eu testei a solução com um microgrupo.

Esse foi o pulo do gato do produto.

Eles me mostraram as fricções, as objeções, o que realmente importava.

A partir daí tudo mudou:

Parei de ter achismos, parei de focar em feature e comecei a focar em faturar todo dia.

3.⁠ ⁠O problema não é ter um público “difícil”. O problema é não ter uma dor clara.

Se a dor é real, urgente e mensurável, você consegue acessar qualquer público.

No meu caso, o público era extremamente pulverizado, técnico e sem tempo.

Mesmo assim funcionou porque a dor era óbvia para eles.

4.⁠ ⁠O que mais me ajudou foi criar um processo previsível — não ficar dependente de sorte.

Eu estruturei:

•	oferta de entrada
•	7 dias grátis
•	sequência de nurturing
•	ofertas progressivas
•	máquina de vendas 24/7
•	uma cadência de ativação real do usuário

E isso me tirou da loteria.

Se quiser, gravei uma aula e um vídeo no youtube onde eu mostro exatamente como eu fiz isso — do zero e gratuitamente.

Explico passo a passo:

•	como validei sem audiência
•	como comecei sem saber programar
•	como transformei usuários em receita recorrente
•	e como monto uma máquina de vendas previsível para SaaS

Deixo aqui caso faça sentido pra você:

👉 VÍDEO no Youtube:

Como Eu Faço 100 Mil Reais Por Mês Com SaaS (Sem saber programar)
https://youtu.be/7rd5Lc9dVFQ

👉AULA:

A Máquina de Vendas Capaz de Levar Sua Solução a Faturar Todos os Dias

i2digital.com.br/apresentacao-do-codigo

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Muito bacana, Inácio. Estou terminando de configurar um modelo de negócio para o meu SaaS, gostaria de algumas opiniões sua, posso entrar em contato contigo no Instagram?

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