Executando verificação de segurança...
6

Por que não temos uma rede social brasileira

Salve pessoal, tudo bem?
A resposta pode parecer obvia, mas, no Brasil temos boa infra, grandes empresas e EXCELENTES programadores.

Por que não temos uma rede social ao menos mediana brasileira?
Sei que já tivemos alguns projetos isolados, mas, sem vingar. Seja por ter sido mais do mesmo, seja por falta de apoio ou capital para manter.

Em sua opinião, por que será que não temos uma rede BR?
Temos empresas grandes, como a Embraer, JBS, WEG, Taurus, Tupy, Vale e tantas outras.

(Já tivemos marcas de carro brasileira, como Troller, Gurgel, como também o Google praticamente se tornou o buscador que e hoje, apenas após compra de uma empresa de BH e contratação dos seus Devs)...

As vezes pode parecer utopia, nacionalista, mas, sinto que perdemos grandes oportunidades por não termos soluções grandes no Brasil, os gringos ganha a grana aqui, leva para fora, contrata as melhores cabeças digamos assim e pronto?

As vezes, tenho algumas ideias de algumas redes com "alguns", diferenciais para termos algo nacional, mas, sem ser dev, a ideia fica apenas no papel, com a IA, até pode quem sabe no futuro evoluir, já brinquei com o Lovable, mas, ele faz focado em web, hoje, teria que ser algo focado em PC e web como secundário.

Inclusive além da opinião, se alguns dev front e back tiver interesse em criar algo, vamos conversar? Capital sobrando não tenho, mas, infra no Brasil tenho disponivel e uma plataforma de publicidade para divulgar e ideias e tempo para ajudar! :)
Ou, se alguém tem algum projeto em andamento e desejar uma "Força", passa Linkedin ou e-mail e vamos conversar?

Carregando publicação patrocinada...
6

Para quem não sabe o Videolog foi o primeiro site de vídeos do mundo. Meses antes do youtube.

Hurley(um dos fundadores do youtube) tinha sido um dos primeiros empregados no PayPal e até havia desenhado o seu logo.

E o seu sogro, James Clark, é o fundador do Netscape Navigator(esse homem já era bilionário).

os criadores do YouTube eram mais de dois e tinham conexão direta com investidores.
Conhecimento e networking.

Os criadores do videolog não tinham esse poder a disposição.
O que falta pro Brasil não são mentes pensantes, nem programadores.
Falta é dinheiro mesmo, o investidor brasileiro é mais medroso que o estudonidense e tem menos dinheiro também!

1

Show, valeu pela resposta. Também concordo sobre o capital, e um dos problemas e a Selic e juros elevado. Fora que o investidor aqui e acostumado e investir em Commodity e não tech, diferente dos EUA.
Mas, também vejo falhas do lado dos fundadores BR, por exemplo o Videolog ficou parado no tempo, o YouTube pivotou e so tornou algo grande. Eu por exemplo usei o Flogão, poderia ser nosso "Instagram", mas, ficou no web, parado e etc.

1

Não o videolog não ficou parado.
Lembro bem. O problema do videolog é que o dinheiro acabou. Sem investimento não da pra andar por ai! kkkk Eles fizeram o sistema de recomensa pagar por views para criadores também.

O youtube não pivotou. Sempre esteve no mercado de vídeos e continua. Antes de ser comprado pelo google os grandes investimentos fizeram a diferença em cima do videolog.

Infelizmente não conheço a história do flogão. Mas esse sim ficou parado no tempo!

1
4

O problema não é falta de estrutura — o Brasil teria condições de ter uma rede social própria. A questão é que, cedo ou tarde, ela se tornaria alvo do governo e acabaria sendo usada como ferramenta política.

Eu mesmo já trabalhei em um projeto de rede social e sei que seria viável, mas desisti justamente por esse motivo. Não quero criar algo que possa virar instrumento de controle.

Por isso hoje me dedico a desenvolver um mensageiro descentralizado, com criptografia ponta a ponta, resiliente e resistente à censura. Quanto mais distante do alcance do governo, melhor para garantir a privacidade dos usuários e a liberdade de expressão.

2

Por basicamente 2 motivos:

  • Redes sociais custam caro naturalmente, adicione cargas abusivas de impostos em cima e já temos uma limpa praticamente completa no projeto
  • Redes sociais não dão lucro direto, elas dependem de ter uma massa enorme de usuários para se tornarem lucrativa, ou seja dependem de aportes monstruosos

Num países como o Brasil pra fundar uma rede social seria necessário ter alguns milhões sobrando na conta e ainda não ligar pro risco-Brasil que está cada vez maior

2
1

Eita, bem legal. Mas, ela entra naquele problema de fazer mais do mesmo, ela e digamos um "Twitter", para ter ideia do tamanho do desafio o Zuck com o Threands, gastando rios de grana, não vingou.
Esta e rede e sua? Qual seu e-mail ou LinkedIn?

2

O TabNews é uma Rede Social e é brasileira. 😀

Quanto às grandes redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, acredito que sua dominância se deve, em primeiro lugar, ao pioneirismo, já que foram as primeiras a se consolidarem. É muito difícil destroná-las, exceto em países onde essas plataformas são proibidas ou sofrem restrições.

Em segundo lugar, pesa a falta de incentivos governamentais para o desenvolvimento do setor de tecnologia da informação no Brasil. Só no último ano, o setor público, incluindo governo federal, estados e municípios, gastou mais de 10 bilhões de reais em soluções de big techs estrangeiras, sendo a maioria dos EUA. Além de nos tornar dependentes, esse modelo não gera valor interno.

O ideal seria fomentar o desenvolvimento de soluções nacionais, que além de mais baratas, criariam empregos bem remunerados e manteriam o dinheiro circulando dentro do país.

O surgimento de big techs brasileiras poderia alavancar o surgimento de alternativas nacionais para praticamente tudo, inclusive para redes sociais.

Mas nem tudo está pedido, temos a nossa "Embraer" nesse setor, que é a Totvs, e temos algumas soluções nacionais como o Pix, Ifood, QuintoAndar, Globoplay...

https://www.intercept.com.br/2025/07/08/brasil-torrou-10-bilhoes-em-um-ano-com-bigtechs/

1

Redes sociais, hoje, são uma arma de guerra americana. Elas derrubam e elegem quem os EUA quiserem. É impossível responder sua pergunta sem começar por esse tópico.

Dito isso, nada nessa área se criará aqui sem regulamentação completa dessas gigantes.

E não é teoria da conspiração. A gente está em um golpe em andamento desde 2013 e que já passou por diversas fases, com sanções aplicadas mais recentemente por reações do judiciário ao tentar impedir que elas interviessem nas eleições do país. Todos essas fases do golpe são para abrir cada vez mais o mercado para empresas estadunidenses. Sempre que tenta regulamentar algo, vem sanção, ameaça etc.
Esta semana os EUA estão prometendo sanções devido a Europa estar multando redes sociais americanas lá.

Então é isso. Elas praticamente bancaram a eleição do trump. Estavam todas lá na posse, ao lado do cara. É necessário o poder de um país inteiro para que uma tentativa dessas se crie por aqui. Caso contrário, nunca haverá uma rede relevante. E se o país for pequeno, acontece o que aconteceu no nepal na semana passada.

3

Concordo que precisa limitar o poder das redes sociais.

Mas o Nepal não teve uma revolução por causa apenas disso, a população já estava a anos tendo que trabalhar em condições análogas a escravidão para mal ganhar o suficiente para comer.

Enquanto os políticos esbanjavam dinheiro, basicamente no Nepal uma minúscula quantidade de pessoas tinha muito dinheiro e 99% da população não tinha nada.

A população já utilizava as redes sociais para criticar o governo e organizar protestos, mas os políticos de lá, em vez de tentarem resolver o que causava a insatisfação, removeram todos os meios de expressar elas.

Aí é óbvio que as pessoas iriam iniciar protestos agressivos, e novamente o governo em vez de tentar acalmar a população, reage com extrema violência, matando os manifestantes, aí isso desdobra no que apareceu nos jornais.

Só acho necessário deixar claro, que a revolução no Nepal não ocorreu apenas porquê proibiram as redes sociais, houve uma diversidade de fatores que levaram cada vez mais a população ao extremismo.

1

Pois é, o que não falta no BR e regulações, Marco Civil da Internet, LGPD, código penal, nosso problema esta mais para "Impunidade", "Falta de vontade", das autoridades, do que falta de regulação, inclusive um dos itens que acho que favorece os EUA e justamente isto, ter menos regulação, aqui no BR tínhamos que ter menos regulação e maior incentivo aos empreendedores.

3

O que aconteceu no Nepal foi uma revolta popular por causa de varios motivos daquele contexto e o pivo foi justamente a corrupção dos politicos comunistas que estavam no poder, não porque os EUA (FBI, CIA e etc) influenciaram kkkkkkkkkk, chega até ser engraçado

1
3

Então, na minha opinião, eu gostaria de usar algo feita por BR e que gere renda aqui. Não tenho nenhum problema em usar soluções de outros paíes, não e aquela visão de nacionalista apenas. rs
Mas, me incomoda não termos algo criado aqui, que gere renda aqui, que gere bons empregos aqui. Um dos problemas dos dev BR ter que mudar e justamente por isto, por não termos muitas soluções ou empresas "grandes", aqui, ai eles vão para fora, ajuda as empresas gringas a criar algo, para também, ser usado aqui e levar a grana embora. E tudo bem, faz parte do jogo, mas, eu como brasileiro não sinto feliz sobre, o que eu puder fazer para ajudar a melhorar a realidade do nosso país, trazer renda para cá, gerar bons empregos aqui, eu irei fazer! :)

1

Meus 2 cents,

"... se alguns dev front e back tiver interesse em criar algo, vamos conversar? Capital sobrando não tenho, mas, infra no Brasil tenho disponivel e uma plataforma de publicidade para divulgar e ideias e tempo para ajudar!"

So comentando, criar uma rede social eh bem simples: na verdade ja tem diversos codigos disponiveis prontos para uso, imitando (clonando mesmo) face, insta, tiktok, YT, X - eh so escolher.

Alguns exemplos:

https://joinpeertube.org
https://invidious.io
https://elgg.org/
https://www.humhub.com/en/
https://friendi.ca/
https://buddypress.org/
https://www.oxwall.com/
https://flarum.org/
https://github.com/opensource-socialnetwork/opensource-socialnetwork

Poderia continuar aqui com algumas centenas de exemplos (alguns ruins e outros muito bons)

Alias, "mutatis mutandis", o TABNEWS eh uma rede social bem brasileira - e que tem tido um bom sucesso no seu nicho.

Em alguns casos tem algums sistemas que ja permitem criar seu proprios servidores, como discord, mastodon - dai para "nacionalizacao" eh um pulo.

Pegar um app destes, comprar dois dominios (.com.br R$ 40 no registro.br e .com U$ 15 no godaddy), contratar uma VPS por mais U$ 15/mes (interserver.net) e presto ! Voce tem uma rede social para chamar de sua !

Agora vem a parte um pouco mais complicada:

  • Divulgar
  • Popularizar/Viralizar a plataforma
  • Monetizar a plataforma
  • Gerenciar o conteudo (lembrando que a rede social/hospedagem eh em ultimo caso o responsavel juridico pelo conteudo: como pornografia infantil e coisas do tipo)

Entao eh isso: o codigo eh si nao chega a ser um problema, mas criar uma rede social que possa ter um diferencial importante do que ja existe e ao mesmo tempo administrar coisas basicas como custo e faturamento.

Ser "nacional" per-si nao eh um elemento de diferenciacao (mas nada impede de utilizar elementos tipicos culturais para criar esta diferenciacao e que possam se tornar virais).

Saude e Sucesso !

1

Eu tenho pensado muito nisso nos últimos meses e estou planejando uma rede com um nicho específico, porém, sozinho não consigo ir muito longe, até porque meu forte é back (C#, SQL, etc), se quiser podemos conversar sobre: [email protected].

2
1

Criei uma rede social e até compartilhei um post sobre ela no TabNews (https://www.tabnews.com.br/EdieCsant/pitch-transforme-os-seus-links-favoritos-em-posts-na-favee
).
A Rede social não é como o Twitter ou outras plataformas já conhecidas, nasceu de um hábito que sempre tive: reunir e compartilhar meus links favoritos de forma simples.

Com a ajuda do meu irmão, que é desenvolvedor, conseguimos colocar o projeto no ar e estamos aprimorando várias funcionalidades.
Se quiser dar uma olhada e se cadastrar, será muito bem-vindo! 👉 https://favee.online

1

Salve, tudo bem?

Depois manda o Linkedin ai, bora conversar.
Ela da um ar mais de portal de noticias do que uma rede social não?
Sucesso ai no projeto.

1

Em breve pretendo lançar um projeto de rede social. Porém ainda tô fazendo testes com amigos. E trabalhando no que vão ser os diferenciais atrativos para o projeto.

1
1
1

Eu tenho uma pergunta mais basica, porque se depende da infraestrutura estrangeira pra coisas basicas como E-mail? porque orgão governamentais dependem de infra de empresas estrangeiras?

1

Então, mas, o governo não "Depende de infraestrutura", estrangeira. A maior parte da infra do governo e hospedo pelo "Dataprev", que e do governo mesmo, tendo seus próprios DCs no Brasil e etc.
A parte que o governo ou TSE da vida contrata e por "Escolha", não por dependência. Como sabe, em brasilia nada e de graça, as Big tech tem forte lobby lá, para contratos e licitações.

1

Meus 2 cents,

A pergunta pode ser basica, mas a resposta eh bem complexa - vamos tentar ir por partes.

porque se depende da infraestrutura estrangeira pra coisas basicas como E-mail?

Resposta: nao depende, nada impede voce ter um email 100% nacional, hospedado em Datacenter no Brasil, usando suporte local e tudo mais. Entretanto, tem a questao do custo: a hospedagem no Brasil geralmente acaba saindo mais cara quando comparada no exterior, em especial VPS.

Obviamente se o destino do email for um dominio fora do Brasil, neste caso usa-se a infra de transporte (normalmente cabos submarinos) para chegar nos pontos de conexao pelo mundo afora. Mas se for um destino dentro do Brasil nao pega este caminho (ok, pode ate pegar por conta de redundancia e rotas, mas vamos manter simples, imaginando que via IX.br a entrega consegue ser feita).

porque orgão governamentais dependem de infra de empresas estrangeiras?

Resposta: depender, nao depende - voce tem milhares de prefeituras pelo Brasil afora usando infra local. Mas pode ocorrer (principalmente no nivel federal) de precisar de uma solucao que acaba sendo oferecida por empresa estrangeira que tem melhor custo e condicao de atendimento e ai ganha o contrato. Ta, eh mais complexo que isso - mas grosso modo qualquer empresa nacional pode concorrer e oferecer o servico (em alguns casos, a licitacao ate obriga isso - que seja uma empresa e/ou parceiro nacional que atenda).

Sei que nao respondi muito bem tuas perguntas - mas ela foi um pouco aberta. Se voce for mais especifico e der exemplos do que tem duvidas acho que posso explanar melhor.

Saude e Sucesso !

1
0

Recomendo ver esse vídeo e esse artigo:

artigo: https://bianaaf.medium.com/1-esquerdista-contra-20-big-techs-conservadoras-contribui%C3%A7%C3%A3o-para-a-formula%C3%A7%C3%A3o-de-uma-postura-e45f54593362
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZPdLV8WvFrw

Se trata da polêmica da extrema-esquerda em participar ou não das redes sociais, apesar de eu discordar desse artigo (apoio que a extrema-esquerda deva liderar os debates virtuais) ele levanta um ponto importante que é “deveríamos ter uma rede social brasileira?” Esse questionamento vem de uma crítica filosófica a ser considerada para termos sucesso em manter a soberania nacional virtualmente frente as Big Techs.

As redes sociais não definem a internet na totalidade, a própria rede social e uma forma de desconsiderar os efeitos políticos da comunicação e dos vieses da sociedade frente a própria política.

@AlmaQueer

-1

A resposta é bem simples, as redes de fora dão certo porque não estão no Brasil. O Brasil tem 2 problemas sérios, um deles é o Brasileiro, o segundo é o governo brasileiro. O Brasileiro cria muito problema em rede social, compartilha o que não deve, expõem o que não deve um verdadeiro caos que gera uma insegurança juridica enorme, basta postar algo sobre um juiz e pronto caos instaurado. O governo Brasileiro não aceita perder o controle sobre a informação, por isso inclusive temos ai um dos principais motivos das sansões dos EUA, o Brasil está aplicando uma série de leis em cima das bigtechs, justamente para não perder esse controle da informação. É por esses motivos que o risco de ter uma rede social aqui é enorme, mesmo que eu tivesse bilhões sobrando eu jamais investiria em qualquer coisa que envolvesse publicações publicas no Brasil e pudesse ser alvo de interesse do estado quanto a informação, no brasil se meter em qualquer coisa que pode envolver publico em massa interagindo ou poder público ou algo que não possui regulação clara é aposta! Literalmente roleta russa.