Executando verificação de segurança...
2

[HELP] Migrando para uma nova stack

Opa, esse post vai bem curtinho porque eu só queria a opinião de alguém.

Eu venho tentando um emprego como desenvolvedor já há mais de 3 anos, me candidatando, e está um pouco complicado conseguir esse emprego. Hoje eu estou fazendo faculdade e estou estagiando, mas já tenho um bom conhecimento em muitas tecnologias como Node.js e React (o resto vocês já devem imaginar), o padrão do mercado para quem quer entrar.
Também já trabalhei em alguns projetos como freelancer, o que me ajudou bastante a ganhar experiência prática.

Estou cansado de concorrer com centenas e milhares de pessoas, e falo isso porque enviei currículo para uma empresa e, junto comigo, foram mais de 5 mil pessoas. Não acredito que olharam esse tanto de currículo. E, por incrível que pareça, os processos nos quais eu mais avancei foram para stacks que eu não uso e só não passei porque tinha pessoas com mais experiência nessa stack do que eu.

Resumindo: eu estou de olho em mudar para PHP ou Java (aceito sugestões de outras). Eu já venho pensando nisso há muito tempo, mas relutei porque já estava há bastante tempo com Node.js e ele era o suficiente para todos os projetos que eu construí até o momento. Então eu não via necessidade de mudar e gastar tempo aprendendo uma nova linguagem para fazer a mesma coisa que eu já faço com certa rapidez por conta da experiência que tenho com ela.

Carregando publicação patrocinada...
2

Adoro PHP 😄 sou até suspeito pra falar, porque foi uma das primeiras linguagens que aprendi.
Mas, tecnicamente, eu ainda ficaria com Node.js no backend — o ecossistema está maduro, a integração com TypeScript é excelente e o suporte a microsserviços e DevOps é muito bom. Às vezes, se aprofundar no que já domina traz mais resultado do que trocar de stack.

1

Eu sei, mas os processos que mais me destaquei foi para PHP, acredito que por conta de ter menos concorrência. Eu fiz poucas entrevistas e teste para a stack que eu mais tenho experiência

Mas muito obrigado, vai ajudar na minha decisão

2

PHP é top, meu amigo. É muito mais rápido de começar a ganhar dinheiro. Aprenda Laravel e quem sabe até o InertiaJS para você fazer frontend reativos com React ou Vue e aproveitar seu conhecimento. Com Laravel você poderá fazer sites, sistemas completos, apis para usar pelo seu front ou um app mobile.

É uma linguagem fácil, orientação a objetos maravilhosa, tipagem,e está cada dia melhor. Hospeda em qualquer servidor, tem uma documentação rica e comunidade ativa.

1

Eu gosto da sintaxe do PHP, e para mim a linguagem é o de menos. Eu já entreguei projetos freelancer em Go sem nunca ter tocado na linguagem, fui aprendendo enquanto desenvolvia.

E obrigado por seu comentário

2

PHP é uma linguagem sempre interessante de se saber. Como ela está na maioria dos sites por causa do WordPress e cia, você tem mais oportunidades como freelancer. Conheço pessoas que pagaram mais de 20 mil reais em um tema WordPress, por exemplo. E sei que tem pessoas que pagam ainda mais. E vc começa rápido, pq é uma linguagem que permite vc escrever de qualquer jeito.

Java é complexo, uma linguagem um pouco mais baixo nível que js e php. Voce iria se deparar com conceitos novos e pra ter um conhecimento pra ser valorizado, talvez demore, dependendo do conhecimento que vc já tem.

Eu diria pra vc continuar no ecossistema js que vc domina, até pq tem coisas que o PHP nao faz bem, e aprender PHP como segunda linguagem. Isso vai fazer diferença pra vc mais rápido. Vai permitir que você espere mais pelo emprego q vc está procurando, e de repente, quando estiver confiante, envia currículos pra vagas em PHP tambem. É mais suave.

2

Cara a situação é complexa mesmo, são duas stacks bem legais e maduras e que sempre vão ter demanda de mercado.

Só adicionando os meus R$0.20, vc ja pensou em .NET? (não é só para windows só para avisar se falaram isso para vc é mentira kkkk)

Gostaria de deixar algumas referencias:
https://www.youtube.com/@baltaio
https://www.youtube.com/@josecarlosmacoratti
https://www.youtube.com/@nickchapsas

Já estive em um momento parecido no passado, migrei para .net e gostei bastante

1

já pensei sim, mas me aprece precisar de muita coisa para rodar algo simples e nunca me interessei por me aprofundar, mas se pagar os boletos é algo a se pensar kkkkk

muito obrigado e vou dar uma olhada melhor nos canais

1

hum, não sou da área fullstack, mas como seu intuito é pular de stack para algo q vc consiga emprego com mais facilidade, recomendo tu olhar em sites como stackoverflow e o codigo fonte TV onde eles tem dados melhores sobre o mercado. Claro q não é perfeito, mas com ele pode ajudar em algumas decisões.

Outra coisa q posso ajudar, eu iniciei minha carreira com java fullstack lá pra 2014. E naquela época java era popular (não sei se ainda é). Mas eu imagino q se vc for pra essa área, vc pode encontrar oportunidades pq irá existir mtas empresas antigas (e normalmente é difícil elas mudarem a linguagem por exemplo do produtos q eles tem). Só q lembre q em troca, vc irá pegar mto código legado e dependendo da empresa, sem testes de unidade, e pelo menos pra mim é chato pacas trabalhar corrigindo bugs. Eu passava 2 dias em umaa feature nova e 3 dias corrigindo bugs. Mas isso era problema da empresa q trampava, pode ser q vc tenha sorte, ahahaha.

Mas no final vc tem q decidir ql vc se sente mais confortável de trabalhar. Dependendo da sua capacidade técnica (não conheço vc), vc poderia até arriscar outras áreas, pois tem mobile, tem jogos, tem outros tipos. É só a questão de procurar aquilo em q vc quer trampar.

Boa sorte ai nas suas mudanças.