Executando verificação de segurança...
24

Criei um algoritmo para "debugar" problemas de liderança em times de Tech.

Olá, TabNews!
Queria compartilhar um projeto que nasce da colisão de dois mundos que raramente se misturam.

O Contexto (Minha Stack "Exótica")
Sou desenvolvedor há 20 anos e atuo na liderança de pessoas há 10.
Mas, ao contrário da trajetória padrão, eu fui buscar entender o "sistema operacional" humano a fundo: sou Psicanalista, com formação em CNV (Comunicação Não-Violenta) e Coaching há muito tempo.
Passei por projetos no SBT, Odebrecht, Sky, Natura, ArcelorMittal, Coca-Cola Femsa, entre outras.

O Problema que vi em todas elas:
Não importa o tamanho da empresa, o padrão do "Tech Lead que sofre" é o mesmo.

Nós somos treinados para sistemas determinísticos (se input A, então output B). Quando viramos líderes, o sistema (pessoas) é probabilístico e emocional.
Vi muito Sênior brilhante "quebrar" porque tentava liderar na força bruta ou no "feeling", sem técnica( pq muitas vezes fomos jogados a isso )

A minha tese:
Se a psicanálise( pratica terapeutica comportamental e a CNV têm regras claras, e a Liderança Situacional( metodo qual trabalho) tem lógica... então dá para codar isso.

Liderança não precisa ser um dom místico. Pode ser um processo de engenharia.

O Projeto: Axis360
Decidi construir a ferramenta que eu gostaria de ter tido quando virei gestor. O Axis360 não é um "software de RH". É uma ferramenta de Inteligência de Comando.

Ele funciona como um debugger de time:

Input: Você responde a cenários comportamentais (baseados na minha experiência clínica e corporativa).
Processamento: O algoritmo cruza Competência Técnica vs. Estado Emocional (Maturidade).

Output: Ele te diz exatamente qual "lib" carregar. Ex: "O Dev X está em M2 (Frustrado). Não adianta cobrar prazo. Use este script de CNV para desbloquear a motivação."

O Pedido a vocês:
Como a comunidade aqui é técnica e pragmática, eu preciso do feedback de vocês para validar se a "interface" dessa metodologia está aderente à realidade de quem lidera squads hoje.

Liberei o diagnóstico gratuito (sem pegadinhas, sem precisar cadastrar o time inteiro ). É um wizard rápido.
Link para testar:
https://axis360.app/diagnostico_free.php

Agora se quiser usar na íntegra, tá tudo liberado!

O que quero saber:
A análise bateu com a realidade do seu time?
Para um perfil técnico, essa abordagem "algorítmica" de pessoas faz sentido ou parece artificial?

Estou aqui para responder qualquer dúvida sobre a lógica por trás (ou sobre as dores de liderança nessas grandes empresas).

Valeu!

Atualizações:

  • Corrigi um apontamento feito pelo nosso amigo @Luanarruda ( muito obrigado )
  • Meu whats se alguem quiser entrar em contato 5511961943301

- Minha gratidão por tanta gente testando e dando feedback!!! Vcs são demais!!

Carregando publicação patrocinada...
4

Achei muito interessante a proposta apesar de não ser apto para testar, sao projetos assim que inovam e podem se tornar grandes ferramentas! Parabéns pela iniciativa

1

Pq meu brother!
Tenho certeza que seu olhar traria um diferencial e né nisso que acredito e implementei no Axis360: todo mundo tem um ponto forte, so precisa saber qual é !

Vai, da uma chance fal o que acha :)

4
2

Oi hélio, obrigado!!

Essa primeira etapa é na equipe geral. Depois vc pode desdobrar no individual fazendo a 360 e confirmando a hipótese do diagnóstico.

Qualquer dúvida ou orientação eu a disposição ta bom ?

4

Não testei a ferramenta, mas aqui vai um comentário a respeito do que li. A psicanalise não opera sobre regras claras e muito menos sobre cenários comportamentais logo, para mim, a tese levantada não se sustenta sob esse pilar. Afinal mesmo que tenha só se expressado mal acredito que seja impossível codificar inconsciência e subjetividade.

3

Luan, muito obrigado pelo comentário, cirúrgico inclusive!

Minha trajetória de carreira é meio dificil de se encontrar : Psicanalista e Desenvolvedor rs Legal ver alguem do tech com esse conhecimento.

E vc ta correto: a psicanálise stricto sensu (ao pé da letra e metodo, a investigação do sujeito do inconsciente) é impossível de transformar em algoritmo, pois é singular e subjetiva. Me expressei mal ao generalizar no pitch, justamente por estar num ambiente técnico.

O que o Axis360 codifica não é o inconsciente, mas sim os Padrões de Interação baseados na Análise Transacional (Eric Berne) e na Terapia do Esquema, ao qual eu trabalho no consultorio. Talvez ao falar da minha formacao, acabei deslizando nisso na tese :)

Ou seja: eu não tento algoritmizar(se é que existe isso rs) a causa (o trauma/inconsciente), mas sim a manifestação (o comportamento observável). Ex: Se um liderado reage a um feedback entrando no estado de ego 'Criança Rebelde' (defensiva) ou 'Pai Crítico' (julgamento), isso é um padrão mapeável que exige uma resposta de liderança específica para trazê-lo de volta ao 'Adulto'.

Minha experiência clínica ajuda a ler esses sinais, mas a 'engenharia' da ferramenta é construída sobre essa camada comportamental (AT + Liderança Situacional), que possui regras mais claras de input/output.

Fez mais sentido agora? Adoraria que você testasse para ver se essa leitura comportamental 'bate' na prática.

3
1

Muito obrigado Jeff!!!
Meu maior intuito aqui é poder impactar positivamente a liderança de uma forma saudavel!!!
Qualquer coisa a disposição

3

Excelente perspectiva! A abordagem de combinar psicanálise com CNV para debug de liderança é realmente inovadora. Acho muito pertinente a observação sobre a diferença entre líderes que atuam por força bruta versus os que usam técnica e empatia. Vou testar o Axis360 com minha equipe!

1

Valeu demais, Lucas!

Você pegou a essência. Liderar na 'força bruta' é igual tentar corrigir bug em produção... no quente ou fazer deploy em FTP kkkk A gente fala que ta reiniciando o servidor, parece que resolve na hora, mas o problema raiz continua lá e volta pior (geralmente como turnover ou burnout no caso da lidença).

A ideia de usar CNV e Psicanálise(a experiencia clinica como terapeuta e nao a abordagem em si, ate fui corrigido pelo Luan acima muito bem corrigido :) ) é justamente pra fazer essa 'análise de causa raiz' do comportamento antes de agir.

Quando rodar o teste com seu time, me conta aqui se o diagnóstico bateu com a sua percepção? O feedback de quem tá na trincheira é o que tá guiando esse produto! Estou a disposição se quiser bater um papo sobre isso tb tá? vlw demais!

3

Usei e gostei. Porém achei extremamente simplificado, poucas perguntas e as opções de resposta não são o suficiente, muitas das minhas respostas ficariam entre algumas das opções.
No geral achei interessante, porém acaba ficando genérico e facil de enviesar baseado na sua visão. Parabéns pelo projeto.

1

Cara, obrigado demais pelo teste e pelo feedback!

Você tocou no ponto central da ferramenta: o Viés. Como esse diagnóstico gratuito é "unilateral" (só a visão do gestor), ele realmente carrega todo o viés da sua percepção atual. O objetivo dessa versão 'lite' é ser uma triagem rápida para identificar desalinhamentos óbvios.

A 'mágica' acontece no produto completo (que é o próximo passo), onde rodamos a Avaliação 360º. Lá, a gente cruza a sua resposta com a resposta do time sobre as mesmas situações.

É nesse resultado (o que você achou vs. o que o time sente + o pesos do gestor) que o viés cai e a gestão técnica de verdade começa. Tem um método por trás disso que apoia e comprova isso :)

Sobre as opções de resposta: anotado! Estamos trabalhando para calibrar melhor as nuances nas próximas versões para não ficar tão assim. Valeu pelo apoio!

3

Hey @ivinson achei a ferramenta bem legal!

Não estou liderando um time nesse momento então respondi pra ver como seria o resultado no final.

Alguns detalhes do site, na página de Diagnóstico Concluído tem a Análise Comportamental mas os números da distribuição de resposta ficaram "ocultos", precisava selecionar o texto pra ver quantas respostas foram naquele item.

Não sei se está em progresso essa parte, mas o estilo de liderança E3 ficou como um termo um tanto quanto solto, poderia ter um link para alguma página que desse mais detalhes sobre esse estilo ou ainda ter uma descrição.

Nas partes de Fale Assim (Exemplos) e Nunca Diga Isso, parece estar sobrando umas ".

Um outro ponto que não consegui encontrar também foi como passar o site pra inglês, trabalho com uma equipe gringa e não conseguiria compartilhar com eles, fazer uma i18n no site pode te ajudar a crescer.

1

OProgramadorDesnudo, valeu demais pelo QA profissional!!!
Cara Isso que é o valor de postar aqui: feedback técnico preciso. Eu to tao feliz de ter postado aqui! Minha base so com vcs ja tem mais de 140 beta testers!!

Só gratidão!

O que vou fazer agora mesmo:

Números Ocultos: ou conflitou ou confundi as classes do Tailwind (provavelmente texto branco em fundo claro no modo light).

Contexto do E3: Ótimo ponto. No dashboard completo (pós-login) tem a explicação detalhada da matriz (Direção, Treino, Apoio, Delegação), mas nessa tela de resultado rápido precisa ficar mais autoexplicativo mesmo. Vou adicionar um card explicativo ali. Mas tema parte da academia já com um conteudo riquisso explicando o metodo! Apostar pra ali seria um opção? Vou testar!!! Boa!

i18n (Inglês): Esse feedback vale ouro pq u ja tinha realmente pensando nisso e ta aqui no meu trello. Vou priorizar a tradução para EN na próxima sprint (tem uns testes e um agente de IA pra guiar o Gestão no 1:1).Talvez mude as prioridades.. Muito bom!!!

Obrigado por testar a mecânica, mesmo sem estar com time agora!
O que me leva a uma curiosidade : vc que trabalha pra gringa, como que é a gestao nessa parte de feedbacks e comunicacao? Eles tem (dada as devidas proporções de ocalidade e tal ) esse estilo de liderar?

Pq é incrivel: as poucas pessoas que falei diz que é meio solto, mas todo material de estudo, tecnica e formacao minhas por exemplo é gringa :) Paradoxo rs

2

Olá, testei aqui agora e cara refletiu bem a equipe que estou acompanhando...
Vou pegar o checklist como base para planejar o próximo ano com eles.
Muito bacana a ideia e a proposta do projeto!

1

Larileal, que feedback massa (como diria o Deshamps)! Fico muito feliz que o diagnóstico tenha batido com a realidade da sua equipe. Top!

Saber que o Axis360 vai ajudar no planejamento do seu 2026 é o melhor retorno que eu poderia ter. A ideia é justamente essa: tirar o peso da dúvida e dar um norte claro.

Se precisar de ajuda pra interpretar algum ponto específico do checklist ou quiser trocar uma ideia sobre como aplicar com a galera, conta comigo! Sucesso no planejamento! Pega meu whatsapp 5511961943301 :)

2

Eu infelizmente nunca tive uma boa experiência com gestores que carregavam currículo de psicólogo ou psicanalista. Eles tinham um padrão de trabalho que sempre me incomodava que era a tentativa constante de linkar atitudes x a acontecimentos y. Sempre a tentativa de entender a pessoa, mas numa parada puramente experimental e acadêmica, zero conexão. Em contrapartida os melhores eram chucros no sentido de nunca fizeram uma graduação ou pos de gestão. Tinham una habilidade absurda de motivar o time sem usar nenhuma ferramenta. Esse termo comunicação não violenta, na minha opinião é uma bobagem inventada por ONGs ou politicas inúteis como ESG. Em contrapartida eu acredito que realmente seja possível aplicar o pragmatismo envolvido na codificação também na liderança, mas de uma maneira extremamente simplista. Pessoas são difíceis de lidar, mas a regra mais infalível para qualquer relação humana envolve mais escuta do que fala, envolve paciência, envolve dar autonomia as pessoas, ouvir ela sem de fato esperar nada em troca, apenas uma escuta ativa e atenta voce já consegue pegar muitas coisas e por último, não menos importante, inteligência emocional, capacidade de aguentar pressão sem descer essa pressão pro time. Parabéns pelo projeto e desejo muito sucesso, vou testar e minha contribuição fica no pitch, lapidar para para o público que não é muito fã dessa linguagem, ou talvez seja só eu. Abraço e sucesso.

1

Mano, que comentário importante e honesto. Vlw mesmo!

Mas vou te falar uma coisa que talvez vc nao acredite rs: eu concordo 100% com você. O pior gestor é aquele que tenta virar o 'terapeuta' do time, analisando cada vírgula e travando a operação com teorias acadêmicas. Chaaaato, muito chato! E ineficiente tb.

O ponto curioso é que você descreveu exatamente o que eu acredito ser a boa liderança: escuta ativa, paciência, dar autonomia e segurar a pressão.

O problema é que os 'chucros' que você citou (que são ótimos líderes naturais, ja tive uns e a sinceridade e a lealdade deles sobressaiam na minha exp.) são raros. A maioria dos líderes tenta fazer isso e falha, virando microgerenciadores ou omissos, ou ainda pior : paternalista. Cheio de chefes agindo como pais.

O Axis360 nasceu dessa dor ai: ele pega esses princípios que você citou (escuta e autonomia) e transforma em processo, pra quem não tem esse dom natural não fazer besteira e comunicar adequadamente isso pra equipe.

Sobre a CNV(infelizmente ta cheio de abraça arvores por ai, nao te culpo por essa percepção) e os termos como ESG(deixa baixo rs): anotado! Talvez pro público tech mesmo eu deva focar menos no 'nome da técnica' e mais no 'resultado prático' (comunicação sem ruído ou assertiva né?). Valeu demais pelo toque sobre o pitch e a disposição em dar esse excelente feedback!

abracos!!!

1

Opa, imagina, sempre a disposição para ajudar e vejo que você é muito mente aberta. Gostei do termo comunicação sem ruido, comunicação assertiva. Gostaria de fazer uma ressalva, no meu comentário anterior, o pitch não esta ruim, só não está adequado para o público tech, para gestor de RH diria uns 90%, é tudo o que eles querem ouvir, para um CEO talvez uns 70%. Acho que esse pode ser um caminho, adaptar pitch/venda de acordo com o público.

Eu acessei a ferramenta e achei bem legal, vou analisar com mais calma, nas a primeira impressão muito positiva, plataforma esta bem construída.

Não conheço esse mercado, concorrência, barreira de entrada, impactos com I.A, mas me parece ser um bom negócio, vejo grande potencial de conversão B2B.

Neste sentido te aconselho a planejar os próximos passos para conseguir fechar alguns contratos, do contrário sem grana entrando o projeto se torna insustentável em pouco tempo.

Parabéns mais uma vez, pelo projeto e desejo todo sucesso do mundo.

1

é... vc fez uma leitura bem melhor que eu de mercado! Isso é tao rico mano! ME fez enxergar um ponto cego: estou usando o 'dialeto' de RH (que vende pro decisor) com o público Tech (que usa a ferramenta). Preciso ajustar essa modulação urgentemente na Home.

Sobre o B2B: é a meta. O foco dessa validação agora é justamente ajustar o produto pra fechar os primeiros contratos corporativos e garantir a sustentabilidade disso! Ja quero fazer isso em janeiro!

Obrigado pela visão de negócio e pelo teste, ajudou a calibrar a mira aqui! 👊

Por menos gestores ruins e mais saude mental no trabalho hehehe

vlww mano