O que está dito aí é correto, mas vale para qualquer aprendizado. Portanto poderíamos tirar a palavra "autodidata".
Especialmente, porque sendo chato, autodidata é aquela pessoa que "senta" na frente de algo e sai fazendo. Se a pessoa perguntar para alguém, pegar um livro, pesquisar na internet, pedir ajuda pra IA ou algo assim ela já não é autodidata, embora quase todo mundo aprendeu errado, provavelmente porque aprendeu de forma "autodidata" que ser autodidata é apenas não fazer um curso. Não é nada disso.
Raríssimas pessoas têm capacidade de ser autodidata de fato, e muitas que tentam, mesmo que de forma falsa, ou seja, ela só não vai fazer um curso e aprendem muita coisa errada. Até fazendo um curso em alguns casos até um bom curso também vai aprender errado, por culpa própria ou até do curso. É bom ter isso em mente, especialmente se não terá pessoas altamente competentes para te avaliar.
Claro que dá, cada vez, com ajuda de IA, a fazer coisas simples e ruim e apresentar um resultado, ficar feliz com isso, ganhar uma grana, mas é diferente da pessoa saber fazer corretamente. Sei que a maioria das pessoas não dão valor para o segundo, mas estou fazendo meu alerta para quem falta só um estalo para virar a forma de pensar e se tornar um profisiional competente de verdade. E isso é quase impossível para a maioria sem uum aopoio competente junto. Ainda mais quando 92% dos brasileiros são analfabetos funcionais.
É fácil se enganar. Não diga que eu não avisei.
Eu fui quase autodidata bem no começo, rapidamente deixei de ser e minha vida ficou bem melhor depois, errei menos, aprendi mais rápido, tive visão crítica (que é algo que normalmente se consegue de forma autodidata, afinal eu passei ter tempo para isso, antes eu gastava tentando e errando o hard skill).
Para aumentar a capacidade de autodidatismo tem que estudar muita coisa, em geral de humanas, algo que quem é de exatas faz pouco, o que está se tornando cada vez mais um erro porque a parte mais exata a IA vai tomar "rápido" a humana não. Quase ninguém que isso, só quer ver o resultado. Isso é o oposto de autodidatismo.
Eu sempre falo que se você treinar o erro é ele que fará para sempre, as pessoas que já começam errado achando que são autodidatas vão aprender tantas coisas errada, e isso explica a deficiência do mercado hoje.
E é uma pena que quase não existem cursos bons para ajudar, até mesmo superiores que fornecem diplomas.
Não é novidade para muita gente que quero fazer uma "formação dev gratuita", mas ainda não dei tempo e não achei o formato correto. Mais ainda percebi que o projeto é tão ambicioso e diferente do que tem por aí que é de difícil execução e não sei ainda como resolver todos os problemas, mas tenho ideias.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).