Executando verificação de segurança...
29

Redes sociais, porquê saí?

Era por volta de 2018, 26 anos eu era um garoto, e estava eu ali desde o Orkut e MSN fazendo exposições nas redes sociais sobre o meu modo de viver, escrevendo frases motivacionais e textos longos, às vezes algumas indiretas, postando uma vida perfeita diante dos holofotes virtuais. Nos bastidores, não era bem assim. Você se viu nessas últimas frases?

Quando em 2018, após uma situação bem difícil envolvendo tudo isso, resolvi sair da maioria das minhas redes sociais da Meta (Facebook, Instagram), o Pinterest, o Twitter, etc. Deixei apenas LinkedIn e WhatsApp.

Para mim, aquela saída das principais redes sociais se tornou momentaneamente como um peso na consciência. Abandonar os amigos, familiares, conhecidos, minha vida digital está toda ali! Que decisão difícil! Só que não.

Várias perguntas e respostas surgiram antes da decisão:

Como eu ia me comunicar com meus melhores amigos?

Tenho o número deles, e eles, tem o meu. Fazer uma chamada ou mandar texto no WhatsApp resolve tudo.

Como eu ia falar com meus familiares? E os conhecidos?

Eles estão aqui perto, posso ir até lá com eles. Eles podem vir aqui pra tomar um café.

Minhas fotos, meus textos, minha vida on-line vai sumir?

Deixa eu pelo menos baixar as fotos importantes aqui e guardar numa nuvem.

E os memes? Como vou viver uma vida sem os memes engraçados da internet?

Isso eu posso deixar momentaneamente de lado, é irrelevante.

Vou ficar desatualizado. E agora?

Se alguém vier falar comigo sobre algum assunto, eu não vou saber de prontidão. Não tem nada de errado nisso.

Com a decisão tomada, já se vão quase 7 anos sem essas famosas redes sociais.

Vira e mexe alguém me pergunta se eu tenho Facebook, TikTok, Reels. É muito estranha a reação:

"Você não tem?!?!?!"

E eu digo: Não tenho. Às vezes, pensam que é mentira. Não me faz falta, não me acrescenta, não me evolui como pessoa e nem como profissional. E vale muito a pena!

Se precisarem de algum serviço de tecnologia da minha parte, o meu LinkedIn é:
tdlcampos

Se mandarem algum meme, eu aceito.

Carregando publicação patrocinada...
4

Também tomei essa decisão. Estou há 11 meses sem instagram. Tenho o facebook, mas nem acesso. Eu não era muito de postar, mas perdia horas vendo stories e Reels. Depois que cancelei. Consegui ler livros que havia comprado e estavam guardados e nunca lidos. Tive mais tempo para estudar e o melhor, a cabeça livre de tanta informação que se for parar pra analisar, 99% não me ajudava em nada. Só restou whatsapp e Linkedin (que tá um pouco chato rsrsrs).

4

Te adimiro por esse movimento. Tentei várias vezes e confesso que foi difícil.. mas estou tentando aos poucos.. Saí do Twitter por ser muito tóxico e do nada sempre aparecia uns posts que me fazia um mal danado, mesmo não seguindo e marcando que não queria mais ver sobre aquele assunto... já faz mais de 1 ano sem twitter... Facebook eu ainda tenho, mas só porque lá tem um grupo do meu carro, ai eu uso de vez em quando pra trocar algumas dúvidas.. mas nada de ficar scrollando e vendo nada.. isso aumentou meu tempo de leitura, que antes eu lia ao menos 2 livros por mês, hoje não consigo nem terminar 1 livro em 3 meses :(

Já op Instagram está sendo difícil, toda vez que me pego usando, logo após bate uma deprê, sei que está me fazendo muito mal e pelos relatos que vi aqui, me encorajaram mais a começar esse movimento também.. o pior é a sensação do FOMO.. mas colocarei como meta semanal, começar pequeno e ir aumentando..

3

Boa fellipeh, se eu puder colaborar com uma sugestão:

Desinstala o app do Instagram do seu celular se ele estiver instalado, só por aí já vai dificultar mais o acesso, porque no app é simples, no navegador você vai ter alguns pequenos passos a mais que podem te desencorajar a continuar ou te fazer ponderar melhor no "porquê" de estar fazendo aquilo e se vale mesmo a pena.

Sobre FOMO. Definitivamente, sua vida é muito melhor justamente por estar alheio a eventos e coisas aleatórias. Essa sensação de estar ficando de fora é o laço do passarinheiro das redes sociais, é a forma como elas encontraram pra criar um sugestionamento no seu cérebro que te leva a verificar de tempos em tempos novidades, ou seja, os novos anúncios que a rede precisa te mostrar, não o que os seus amigos estão fazendo de legal.

Como eu disse na minha resposta direta ao post, não demonizo as redes sociais ou os algoritmos que fazem isso tudo funcionar, até porque é de fato muito interessante, e sempre vai ter algo assim no mundo. Mas assim como quando éramos crianças, e assistíamos aos desenhos, chegava uma hora que a nossa mãe desligava a TV - mesmo contra a nossa vontade -, hoje em dia é você quem precisa saber o que é o melhor pra si próprio e quem tem que tomar a atitude de puxar a "TV" da tomada.

3

Muito bom!

Eu comecei esse processo de sair das redes sociais lá em 2018 também, quando li o livro do Jaron Lanier que trata do assunto.

O mais interessante das redes sociais é quando você começa a olhar "de fora", e percebe que elas são feitas para vender algo, são vitrines de produtos que são potencialmente muito mais acessíveis do que a televisão ou o rádio jamais foram. E não vejo nada de errado nisso, pelo contrário, é genial, muitas vezes emburrecedor para a massa, mas indiscutivelmente genial.

Você cria a sua conta, entra e acredita que está ficando mais próximo das pessoas, está criando amizades, está se mantendo mais informado, etc, etc, etc quando na verdade está ficando cada vez mais afastado da realidade, vide Instagram, que eu particularmente nunca vi muito sentido (uma rede social de fotos?! Pra isso existem os albúns kkk, porque eu iria querer que a minha vida pessoal fosse "seguida" por outras pessoas? Não vejo nenhum sentido, mas tudo bem). As coisas legais mesmo acabaram morrendo, como o Orkut e o MSN, talvez seja apenas saudosismo meu.

As redes sociais são feitas para os anunciantes, não para os usuários. O que para quem quer vender algo ou se tornar conhecido é ótimo. Mas isso, infelizmente, traz consigo a necessidade de manter os usuários no sistema, a fim de fazer com que eles tenham acesso à maior quantidade possível de produtos, e trabalha encima do mecanismo da dopamina barata. Isso tem sido muito prejudicial pra nossa sociedade de modo geral, não me apoio em eStUdoS CienTíFiCos - apesar de existirem inúmeros -, não cito fontes (JetBrains Mono), eu percebo isso na vivência. Esses argumentos que você apresentou são ótimos, eu mesmo fiquei postergando a exclusão da minha conta no Facebook por anos, porque achava que estaria perdendo os memes kkk.

2

Sigo firme e forte sem rede social também, vai fazer uns 8 ou 9 anos. Não sinto falta de nenhuma rede social, mas pra não dizer que não tenho nenhuma rede, costumo usar o Reddit pada acompanhar as comunidades tec e algumas notícias, LinkedIn e Whats. Só usaria as demais redes pra fins comerciais, fora isso minha vida pessoal fica fora das redes.

2
2

Cara vc saiu mais cedo que eu , teve essa percepção mais cedo, eu sai de todas as redes sociais em 2020, bem ali quando o assunto em tudo quanto é canto era pandemia, videos pesados de gente morrendo, de corpos e mais corpos amontoados, aquela época foi tensa né, em tudo quanto é quanto só se falava nisso, e isso foi a última pá de terra pra eu enterrar de vez as minhas redes sociais.

Eu já vinha notando muita coisa que me injuriava, via alguns "colegas" festando, mas q deviam uma grana razoável pra mim, via outros amigos q vinham querer me dar conselhos, mas q tinham uma vida 50x mais torta q a minha, fora q a grande maioria ali é feliz o tempo todo e só quer mostrar o lado bom, ou simplesmente fingir q esta tudo bem, mas q quem conhece a pessoa sabe q nao eh tudo aquilo e que o buraco é mais embaixo né.

Ai nessa época eu comecei a notar e perceber q eu perdia a média de 4 horas dia com redes sociais, fosse pra ver meme, fosse pra qualquer outra coisa, decidi duma vez acabar com tudo, e substitui aos poucos aquele tempo q usava pras redes sociais lendo livro, comprei um kindle pra mim e outro pra minha esposa, passei a aprender a gostar de ler, que até entao nem tinha o habito..

As pessoas tbm fazem cara de gol contra quando falo que nao tenho rede social, a uns 2 anos atras eu abri o linkedin, pra ficar por dentro das oportunidades, entender minimamente como o o mercado esta, outro detalhe, se vc vai no grok e pede pra ele dizer quais sao as noticias da area tech, ele da uma vasculhada e te devolve com as novidades ou os assuntos que estao sendo mais discutidos, passei a ler mais o medium, alguns blogs, e recentemente eu to lendo semanalmente revistas digitais e papers cientificos, ai ao menos a questao de se manter atualizado acaba se resolvendo, tem sido satisfatorio pra mim ao menos !!

a uns 3 meses atras tentei voltar pro instagram pra promover um trabalho meu,criei aversao cara, nao consigo mais. fiz o login e sai pra nunca mais voltar kkkkkk

1

Você tomou uma ótima decisão, meu amigo! Nunca tive Orkut, Facebook, Instagram e etc. Nunca me fez falta. Não me interessa saber da vida dos outros e vice-versa. É ótimo ter uma vida realmente privada. Recomendo a todos.