Não é questão de ser a favor ou contra é questão de ser a ferramenta certa ou não.
Tem um monte de software por aí que são no code ou low code, alguns que nem usam essa nomenclatura em si próprios. Excel talvez possa ser considerado uma Linguagem de low code, mas eu não pensei muito a respeito, pode ser full code, ou pelo menos partial code. Nem vou falar que até o Word, junto com seu sistema de macros é low code. Poderia citar muitos exemplos.
Assim como algumas pessoas se viram bem com Excel, podem se virar com outras ferramentas que se programa só o mínimo ne3cessário we configura outras coisas.
Se mal planejado o tempo vai mostrar que o low code foi uma boa ideia ou não em determinando contexto. Profissionais experientes têm uma chance maior de descobrir isso antes de implantar algo assim.
Minha experiência é que além de coisas muito universais e relativamente simples, ou ainda como algo secundário em um software comum, a ideia não é boa.
Eu não posso afirmar que o low code é melhor que usar IA, até porque cada ferramenta tem sua qualidade, algumas muito boas e outras que são lixo completo, então se você comparar apenas com boas ferramentas e comparar com IA, a tendência é a IA ser pior no longo prazo. A IA é quase um no code para problemas específicos. Pode funcionar no começar, criar algo usável com boa produtividade e atender as expectativas. Porém no longo prazo, com manutenções e ampliação de características quase idênticas, a IA vai começar cobrar o preço, ou o que podemos chamar de juros da dívida técnica que ela gerou no começo. Uma ferramenta boa de low code na mão de um bom programador pode criar uma solução até bem aceitável e durar bastante, em alguns casos. O código gerado por IA frequentemente é um ganho ilusório.
DRY, não só de trechos de códigos, de dados, mas da aplicação toda é um dos conceitos mais importantes da computação, para muitas tarefas só faz sentido fazer algo no computador por causa dele. A IA é péssima d fazer DRY, ela gosta de cuspir muito código, cada hora de um jeito, mesmo que seja um desperdício ou que cause problemas futuros.
Não é fácil fazer uma boa ferramenta low code e mesmo ela exigirá um programador razoável para fazer algo um pouco mais complexo. Mas pode sair alguma coisa boa. Código feito por IA, a não ser pra coisas muito triviais e que é praticamente throw away, produz muito lixo, mesmo que atenda a necessidade da pessoa naquele momento. E eu duvido que vá melhorar muito.
Note que não estou falando da IA auxiliar o programador em alguma coisa que ele esteja codificando.
Pela minha experiência quanto mais a ferramenta propagandeia que ela é low code, pior ela é. Bom é o que já está pronto e precisa de personalizações específicas feito com um pouco de código.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).