A desilusão do Vibe Coding!
Bom, não sou programador, sou engenheiro civil, mas sou fascinado por tecnologia.
Vou relatar aqui minha experiência de alguém que o máximo que estudou de programação foi Logica de Programação, um pouco de Python e Visual Basic para Excel, e que achei que tinha encontrado nas IAs generativas o caminho para desenvolver sem saber programador e sem me esforçar para aprender.
Começou quando conheci o Manus e fiz meu primeiro front-end em HTML para um empreendimento de loteamentos, me senti realizado.
Tinha a ideia de fazer um mapa interativo e pensei, agora eu tiro isso do papel, segui todos os passos possiveis, usei agente, usei o modo chat para construir o contexto perfeito, foram mais de 5000 créditos gastos para que no fim eu so me frustrasse.
O Manus me gerou desde uma estrutura completa no Node.js, até uma estrutura em HTML para deploy direto num Netlify da vida, mas o problema era sempre o mesmo, o exemplo era perfeito, mas a realidade sempre batia a porta.
Depois de semanas tentando, não consegui construir meu mapa da forma que queria, fui pra JavaScript + CSS +Leaflet, e nada dava certo.
O Manus se perdia, dava bug, gastava créditos a toa, para não realizar nada e no fim ainda continuo sem meu projeto real.
No fim, o vibe coding é otimo para visualizar ideias, mas vi na pratica que se eu quiser realmente fazer algo real e que funcione, preciso aprender a programar ou contratar alguém que o faça, diferente do que pensei a IA não substituiu o dev.
Bom nesse momento meu projeto está parado, mas gostaria de dicas de onde começar, já tentei o no code tbm (Softr e Glide) mas é tudo muito genérico, não agrega muito valor.
Por onde posso começar para ver isso acontecendo de verdade?