Me arrependi de ter focado em frontend
Recentemente completei 4 anos de carreira, isto é, desde que comecei a trabalhar como programador. No começo fui fullstack e sempre adorei isso. Sempre gostei de ser responsável por implementar features de ponta a ponta e ser independente. Isso me valorizou bastante também pois em pouco tempo consegui conquistar espaço dentro do time como alguém que conseguia tocar as coisas.
Durante os últimos 2 anos, no entanto, trabalhei quase que exclusivamente como frontend, pois troquei de empresa e a vaga precisava de alguém focado nisso, enquanto o time de back já estava bem formado. Isso fez eu ganhar muita experiência com front e me afastar do backend. Eu ainda continuava interessado em backend. Seguia estudando e participando das discussões sempre que meu conhecimento em backend permitia contribuir. Agora troquei de empresa novamente e, de novo, apesar de terem me contratado como fullstack em teoria, na prática fui colocado na caixinha de frontend. Como eu acabei liderando melhor os projetos de frontend, o rótulo caiu em mim rápido.
Eu nunca escolhi me colocar nessa caixinha. A minha trajetória acabou me levando para um lugar onde cada vez mais vejo que não sou incluído nas discussões de regras de negócio e system design. Mesmo quando sou, o conhecimento sobre a arquitetura e os fluxos do sistema não acabam sendo retidos na minha memória porque nunca sou eu quem precisa implementá-los ou revisá-los. Agora que estou com algum tempo de carreira, sinto cada vez mais falta de ter contato com banco de dados e design system em geral. Sinto que estou deixando de ser importante, pois minhas responsabilidades se resumem cada vez mais a simplesmente implementar as telas. Não estou dizendo que frontend é mais simples, mas que, infelizmente, o conhecimento da arquitetura e das regras de negócio é quase sempre irrelevante. Ainda mais agora nesta era de IA, onde nem sequer a qualidade do código que escrevo importa, mas só o visual final, me sinto irrelevante. Sinto também que reclamar sobre isso não faz sentido, pois não é como se o time de backend precisasse de um reforço meu ou como se eu pudesse falar para meu lead "quero que me exclua das tarefas de frontend daqui para frente", porque trabalho é trabalho e precisa ser feito.
Alguém mais passou por algo parecido?