Executando verificação de segurança...
4

O futuro dos softwares é mobile?

O mundo está evoluindo rápido e os nossos dias cada vez mais acelerados. Mesmo com a rotina corrida, sempre sobra um tempinho para dar aquela olhada no celular. Isso, para mim, é impressionante — afinal, quase não temos tempo para nada.

Outro ponto importante: nem todo mundo tem um computador, mas quase todo mundo tem um celular no bolso. Ele virou um item essencial para vida moderna.

E onde tem mais gente, existe mais oportunidade para investir. Por isso, as empresas estão cada vez mais focadas no mobile.

É só olhar ao redor: as pessoas passam mais tempo no TikTok do que no Youtube (Web). Hoje em dia, fazemos quase tudo pelo celular — desde estudar, editar vídeos, trabalhar, até cuidar da vida financeira.

O mobile deixou de ser só uma extensão do computador, ele virou o centro da nossa vida digital.

Do ponto de vista do desenvolvimento, isso muda tudo. O “mobile-first” já não é só uma abordagem: virou exigência. Os aplicativos precisam ser leves, intuitivos e funcionarem bem mesmo em celulares mais simples.

Além disso, o mobile democratiza o acesso à tecnologia. Com um celular e internet, muita gente consegue estudar, criar conteúdo, trabalhar e até empreender — mesmo sem um notebook potente.

Mas ainda existem limites. Será que o celular consegue substituir o computador em todas as tarefas ? Será que conseguimos manter a produtividade em uma tela tão pequena?

Acho que essas e outras perguntas são vão ser respondidas daqui alguns anos mesmo.

Carregando publicação patrocinada...
4

O futuro dos softwares é mobile?

Excelente post ..... em 2015.

Lembro que discutíamos exatamente isso há 10 anos atrás, quando estavam surgindo os termos "responsividade" e "mobile first".

Fora isso tudo que você falou no seu texto não é sobre futuro, é sobre presente!

O presente é mobile!

1
1

Poucas?

Que empresa não tem um app mobile hoje? Posto de gasolina, mercado, farmácia. É tanto app inútil que eu nem aguento mais.

Não conheço uma empresa grande hoje me dia que não investe no mobile. Que empresa você acredita que não está adotando o mobile?

1

Concordo, mas por outro lado muitos desses apps "fracassam", possuem poucos users ativos, levando o questionamento se realmente estes apps são lucrativos, n me lembro a estatística mas recentemente os apps são muitos pouco usados, pois nos users de smartphone tendemos a usar quase sempre e a maior parte do tempo os mesmos apps (redes sociais principalmente, navegador, apps famosos de bancos etc). Portanto é muito difícil competir a atenção dos users pois estas grandes empresas possuemquase q um monopólio da atenção mainstream.

Oq acha?

1

Exatamente, mas esse fracasso não se dá por falta de investimento, se dá por falta de real utilidade ao usuário.

Hoje em dia existe aplicativo pra tudo que se pode imaginar, e mesmo assim as pessoas não os usam porque simplesmente não querem mais um app.

Em relação ao mundo empresarial vejo muito uma abordagem híbrida. Empresas que possuem sistemas web/desktop e aplicativos para fazer tarefas específicas.

"Empresas de escritório" não precisam de um app, é um custo muito alto para algo que você pode fazer num computador. Empresas que seus funcionários não são fixos (ex. Vendedores, promotores) já criaram seus apps e continuam inverstindo nisso.

1

Interessante! Mas minha opinião é não ou ainda não. Recentemente li um artigo, que mostrava a insatisfação de alguns devs contra a criação de um app mobile para o GitHub (repare que não disse web app).
Voltando para opinião, é muito difícil programar no celular.

1

Para alguns softwares isso é verdade, para o uma quantidade enorme não é nem de perto, a maioria dos softwares não rodam bem sem um bom teclado, sem uma tela grande e até com uma capacidade de memória e processamento muito maior.

Provavelmente a maioria dos novos apps sejam mais sexys no mobile do que em um desktop, mas ainda tem muita coisa importante que continua sendo o desktop. Fora que virtualmente qualquer app que não seja para usar claramente na rua, mesmo sendo bom mobile, existe ou dá para fazer melhor dando mais produtividade no desktop. O mercado vai preferir o que faz mais sentido? Provavelmente não, o mercado quase sempre erra em escolhas de tecnologias, e vem de muito antes do VHS contra Betamax.

O terrível é ser mobile (ou desktop) para eu usar uma vez ou muito eventualmente, ou ter que acessar uma quantidade enorme de apps da mesma linha para o que eu faço, claramente isso deveria ser web, mas as pessoas fazem mobile obrigando as pessoas terem uma quantidade absurda de softwares enormes só ocupando espaço de armazenamento e de tela. Curiosamente não fazem para desktop.

Para grande maioria das coisas o mobile é custoso, improdutivo, desajeitado, dificulta até mesmo fechar vendas, entre outros defeitos. Mas ele é o presente e será o futuro até surgir algo melhor ou pior que pareça melhor.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Acho que o desenvolvimento está caminhando pra dentro dos assistentes pessoais.
Pra que discutir se é mobile ou desktop, se atualmente tá todo mundo tentando otimizar seus dados pra IA? O problema é que estamos em uma transição e todo mundo tá emitindo opiniões baseadas na realidade atual. Considerando que a tecnologia evolui exponencialmente, o que nós achamos hoje, talvez não tenha nada a ver com a realidade de daqui 2 anos. Ou 5. Ou 10.
Então a discussão se é mobile, se é desktop, se é web, se o cursor entende corretamente quando você pede o botão azul, se a IA vai roubar emprego etc. é perda de tempo. Apenas um punhado de bilionários vai dominar 80% de tudo que está online.
Não vai precisar de uma loja bonita, quando você vai pedir pro seu assistente procurar uma camisa do seu tamanho e que combine com a calça que vc comprou semana passada.
Não vai precisar de ifood se vc vai pedir pro seu assistente comprar um sanduíche com seus ingredientes preferidos e em promoção.
Os restaurantes vão anunciar no chat gpt, não no google ou no insta.

1

Bom, quando eu entrei na faculdade, em 2015 (curso de sistemas para a internet), a primeira coisa que meus professores disseram é que o Mobile First deveria ser a regra numéro 1. Lá se foram 10 anos... então, essa é uma tendência bem antiga, porém, é fato que apenas agora algumas empresas estão de fato adotando essa prática! Já faz 2 anos e meio que eu trabalho em uma big tech, e só nos últimos 6 meses estão de fato focando no mobile first aqui no meu setor, antes era só "teoria".

2
1

Desculpa parecer tão leigo, e sou... O título fala do futuro dos softwares, mas parece que o centro de contexto do tópico é o dispositivo. Sim, a tendencia é quanto menor, melhor. Mas não acho que os computadores vão sumir, quanto mais se compacta o dispositivo, mas 'poder' cabe na máquina. Então imagina um mainframe que cabe no que hoje é um desktop, e imagina o monstro que será um data center numa tecnologia avançada assim.

1

Os computadores nunca sumirão (sem eles não se faz software. Não dá (e mesmo que desse seria horrível) pra programar em celular), mas a tendência da última década é a mobilidade e custo benefício. A maioria das pessoas não tem um PC hj em dia pq elas conseguem fazer tudo que fariam no PC pelo celular, a um custo muito menor (e a maioria esmagadora da população não tem dinheiro)!

0

Eu acho que o futuro e talvez o presente seja API e não mobile.
Com API´s podemos desenvolver um software desktop, web e mobile, ou até mesmo para outros aparelhos como geladeiras, relógios e etc. Com isto a regra de negócio é centralizada, ficando pouca ou nenhuma regra de negócio na aplicação e com isto ter a mesma solução para várias plataformas.

0

Acho que o futuro dos softwares não mais no móbile, agora os softwares estão se tornando agentes, mas não estou falando que IA vai acabar com tudo, só acho que cada vez mais veremos agentes executando serviços, consumindo nossas APIs e entregando os dados em linguagem natural. As interfaces agora serão mais voltadas para conversas e em breve, diálogos de voz.

3

Acho que não é bem esse o tema, acho que o que ele quer dizer é sobre o meio por onde a informação passa e não como passa. Hoje em dia, quase tudo é mobile mesmo. Tentamos resolver tudo pelo celular e digo mais, na empresa em que trabalho, há um estudo para trabalhar com celular e um hub que dá acesso a um terminal, no estilo remote desktop, só entregasse um teclado, mouse e monitor para o usuário, mas não entregamos o computador, o computador é o celular. Acredito que cada vez mais a ideia do mobile será mais forte.