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A bolha dos SaaS de wrapper de GPT e a minha experiência

Fala galera, queria compartilhar com vocês uma situação que aconteceu comigo. Entendam isso como desabafo, e também como uma dica pra quem está indo pelo mesmo caminho.

Eu criei uma plataforma para advogados chamada Legify. A ideia surgiu para ajudar a noiva do meu sócio, que é advogada, a ter acesso a geradores de IA customizados para petições, contestações etc.

Na época nos perguntamos se valeria a pena, visto que o GPT resolveria isso. Porém, a dinâmica de prompt do GPT sofria um pouco para gerar uma petição, deixando o conteúdo raso, alterando pontos-chave por conta própria e alucinando jurisprudências.

Olhando esse cenário, nós criamos o Legify, com passos personalizados até a geração, produzindo primeiro teses jurídicas e fazendo algumas perguntas essenciais. A ferramenta ficou muito boa, ela utiliza semanalmente para gerar as petições dela.

Achamos que a ideia ia vingar, perguntamos para alguns advogados próximos, familiares etc. Colocamos um preço razoável, estudei design, SEO, criei toda a plataforma, adicionei ferramentas como assistente de IA, melhorador de textos, gerador de minutas, contratos etc. Além disso, a plataforma funciona como um “Doctoralia” de advogados, conectando profissionais a potenciais clientes.

Ficamos empolgados e os usuários começaram a chegar, até descobrirmos a dura realidade: ninguém quer pagar por essas ferramentas, nem mesmo quem disse que seria uma boa ideia.

Entrevistamos dezenas de usuários não pagantes, perguntando qual ferramenta os faria considerar a mensalidade, o que precisaríamos ofertar para converter do free para o premium. Foi unânime: eles simplesmente não pagariam. A maioria usa o GPT free para melhorar seus textos. Eles enxergam valor, mas não a ponto de pagar. Os poucos pagantes que temos assinam para ter o perfil priorizado na lista de profissionais — e sequer abriram as ferramentas de IA para experimentar, mesmo com o trial.

O prego no caixão foi a OAB Paraná, que iniciou uma iniciativa (provavelmente será expandida no Brasil inteiro) de disponibilizar gratuitamente a IA do JusBrasil para advogados, terminando de triturar nossas esperanças nos geradores do Legify.

O aprendizado aqui — e sei que para muitos isso é o básico — é que nem sempre a ideia validada por você que não é da área, ou por pessoas da área mas muito próximas a você, é realmente uma boa ideia, mesmo que você acredite de coração.

Estamos entendendo para onde o Legify vai seguir, mas provavelmente iremos voltar ao mercado tradicional, de gerenciamento, CRUDs, etc. Na minha opinião, os wrappers de GPT logo chegarão ao fim em muitas áreas. Ainda existe muito preconceito em usar IA, além de concorrermos diretamente com o ChatGPT.

Minha filosofia é que nada do que você aprendeu é uma perda. Todo o conhecimento de arquitetura, desenvolvimento, negócio, SEO, tomada de decisão e organização é meu, e fiquei feliz de ter aprendido tanto e vou levar isso para a próxima oportunidade.

Validem suas ideias não com pessoas próximas, mas com desconhecidos. Liguem, procurem, conversem, entendam o real problema e se realmente a pessoa pagaria por isso.

Eu queria saber a opinião de vocês e suas experiências criando ferramentas desse tipo.

Um abraço a todos e sucesso!

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Fiz um cadastro só para responder...
Resposta para o seu problema é fuja da bolha. A modinha agora é tudo feito por I.A. ,
ofereça seu produto como uma solução para gerenciar contratos, petições, processos, gerar recibos. Venda como um produto que vai despertar o desejo, facilidade e RISQUE o NOME INTELIGENCIA ARTIFICIAL. Pessoa do outro lado nao precisa saber. Fale só oque ela quer ouvir, Poupar tempo, ganhar dinheiro, atender mais pessoas, equipe mais produtiva, tornar-se referencia.
Fala que o proprio sistema aprende com o dia a dia do escritorio, muda sua abordagem e bola pra frente.

Vai na landing page e coloca frases que ela escuta no dia a dia como:
Estagiario esqueceu de fazer a petição?
esta encontrando muito erro ortografico nos contratos?
Voce acha que a secretaria esta enrolando no serviço?

Quem precisa saber que é I.A no projeto é você.

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Perfeito! É pra esse caminho que vamos ir provavelmente, partir pra gestão pra gerar recorrencia de uso, não mais apenas como ferramenta de produtividade

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Eu vou te responder e vai doer. Seu produto é novo, desconhecido e mesmo que siga para outros caminhos, seu publico é fiel ao tradicional e normalmente se mantem fixo aos sistemas que ja sao consolidados. Software para Advocacia e Medicina é jogar dinheiro fora desenvolvendo, pois existem sistemas enormes e consolidados no mercado e esse publico é bem dificil de convencer que a sua solução é melhor, o que certamente nao é. Se voce tiver dinheiro para Marketing, ainda é dificil, e se nao tiver, impossivel.

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Concordo com o amigo abaixo. O problema é o público. É como entregar um iphone na mão de quem nunca usou um celular. Eu trabalho em um ambiente de desenvolvimento de software e com pessoas muito inteligentes. Mesmo nesse meio, o público, no geral, tem pouca ou nenhuma noção de como interagir com uma LLM.

Quantas vezes eu observei, por exemplo, programadores experientes tentando resolver um problema complexo em um único prompt, ou misturando contextos em uma mesma conversa, ou ainda, literalmente discutindo com o chat para tentar forçar uma resposta correta...

Para piorar, eu já presenciei muitos casos de pessoas que pagaram pelo chat gpt para continuar utilizando o modelo gratuito. É o melhor exemplo do efeito dunning-kruger nos tempos atuais.

Não posso generalizar, mas se entre profissionais de T.I nível de dissonância é gravíssimo, tente imaginar o quão pior deva ser fora da bolha de tecnologia.

Na minha visão, as melhores oportunidades de ganho financeiro com modelos de linguagem atualmente não estão em resolver problemas para as pessoas, mas sim em usar elas como parte da sua solução de negócio. Só para citar um exemplo: pouca gente fala mas o X (Twitter) está infestado de robôs que usam LLMs Para toda sorte de manipulação. Notícias, engajamento em publicações, criação de Trends etc... Tudo isso é criado para que o público real seja apenas parte do produto oferecido.

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Meus 2 cents,

Obrigado por compartilhar !

Tem varios pontos aqui, mas vou explorar estes:

  1. A visao que o usuario final tem de que um gepeto free vai ter o mesmo resultado que o teu app.

  2. A ausencia de barreira de entrada para concorrentes


Usuario nao percebe valor gerado

Essa eh uma dificuldade bem complicada de vencer - criar valor para o app.

Nem se trata de ter alternativa free - mas da dor nao ser tao forte quanto a picada do escorpiao no bolso.

Um caminho possivel: usuario coorporativo (escritorios ao inves do individual ou MEI)

Se voce adaptar o teu app aos documentos que ja sao utilizados por um escritorio, existe a possibilidade da empresa ver valor - especialmente se eles tem muitos adv trainee ou assistentes juridicos.

Nos anos 90 trabalhei com uma empresa que tinha um software para auxiliar depto juridico, no caso era um adendo no word que fazia o seguinte: pegava um documento template word, voce digitava o codigo do cliente e ele cruzava as informacoes do banco de dados ERP (como nome, razao, cnpj, codigo processo, partes, etc) e preenchia automaticamente o documento com estes dados, o que evitava retrabalho e preenchimento incorreto.

Talvez algo neste sentido possa trazer algum valor que o cliente identifique.


Ausencia de barreiras de entrada

Este eh um outro problema complexo: qual a dificuldade de alguem lancar um outro produto que faca a mesma coisa o proximo o suficiente para matar teu mercado ?

No caso voce citou a OAB PR - ai vale o que coloquei acima: existe algo que voce possa personalizar no app que a OAB PR seria muito lenta (ou inviavel) em implementar ?


Enfim, eh o desafio do SaaS - a parte tecnica eh apenas o comeco.

Continue compartilhando tua jornada, eh muito positivo poder acompanhar como os empreendedores de SaaS estao sentindo o mercado.

Saude e Sucesso !

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Muito obrigado pelo feedback!

O nosso publico alvo são justamente advogados autonomos, esses grandes escritorios sequer respondem ao contato, e muitas vezes nem querem mais clientes e já tem seus processos internos.

Sinceramente é um publico dificil de lidar, demoram pra responder, tem medo de tecnologia, de sair da zona de conforto, etc.

No caso da OAB, eles vão disponibilizar uma ferramenta de terceiros, que é a maior plataforma juridica do brasil, competir com eles é irreal infelizmente.

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Primeiro, parabéns pela transparência. Você trouxe uma visão bem honesta, sem floreio, e isso já vale ouro.

Minha dica para quem quiser criar qualquer tipo de ferramenta antes de gastar tempo construindo, vende no PowerPoint. Faz uma landing page com o preço e anuncia se ninguém clicar em “assinar”, você já economizou tempo e dor de cabeça.

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Muito obrigado!!

Perfeita colocação, cria uma landing, um campo de 'informe seu email' e 'informe seu telefone' e valide dessa forma, uma outra forma é criar um post com trafego pago, com um resumo da ideia e um campo de cadastro de email ou telefone. Depois pega esses emails ou telefones e entra em contato, faz os questionamentos.

Outra dica de ouro, que aprendi: menos de 1% vai abrir seus emails marketing, ou questionamentos via email. Faça isso pelo whatsapp, a realidade é que 2025 todo mundo ve o whatsapp, mas ninguem ve o email.

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Obrigado pelo relato. Acredito que voce tenha pecado na pesquisa. Pesquisar quem voce ja conhece pode trazer resultados enviesados. Agora, caso nao desista de sua ideia, eu sugiro verificar o que seus concorrentes nao fazem, atacar os pontos fracos deles. IA no direito ja existe ha pelo menos 3 anos (vide pegn). Nao sao criticas, sao sugestoes. Estou pra lancar um app que visa chegar ate 1.5% de seu publico mundial. Adimiro a coragem de que emoreende com saas. É neu sonho ha anos.

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Aprendi isso da pior forma, eu realmente não sabia nada sobre validação de ideia quando iniciei o projeto, foi uma lição pra vida.

Sucesso e boa sorte com seu SaaS!

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também estou desenvolvendo um sass de IA para escritorios de advocacia. Mas a minha dúvida é a seguinte: vocês tentaram reproduzir no brasil o produto ou nivel de complexidade que está sendo destaque la fora como Harvey ou Legora?

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Então, a gente desenvolveu olhando não só pra eles, como pra outros SaaS nacionais, um deles justamente o JusBrasil, eles tem a maior base de jurisprudencia e processos no brasil. Agora com a OAB fazendo essa parceria com eles, basicamente tudo relacionado a IA e conteudo, foi pro ralo.

A complexidade do judiciario brasileiro também deixa complexo muitas coisas, nos tentamos fazer o mais flexivel possivel, mas realmente os advogados não tem interesse.

Ainda rola muito preconceito no tipo:

"Ah mas a sua IA nao vai expor meus dados ou dos meus clientes?"

"Eu já tenho meu modelo de petição aqui, não quero que a IA mude, tem como personalizar pra ficar igual o meu?" - E por mais que a gente tenha feito isso, ainda assim não convencemos.

"Os tribunais aqui da cidade não gostam de textos gerados por IA, se eles descobrem pega mal pra gente"

Hoje no Legify a gente tem:

Assistente de chat, gerador de petições, contestações, impugnações, contratos, minutas, gerador de checklist de documentos e revisor de texto juridico.

Dessas funcionalidades, a UNICA que tivemos 2 usuarios utilizando foi o revisor de texto juridico, o resto os usuarios sequer abriram pra ver, e quando questionamos, a responsta é sempre igual: não temos interesse nesse tipo de ferramenta.

Alem disso temos:

Sistema básico de agenda, que também ninguem acessou ou se interessou.
Contas a pagar e receber com dashboard, cadastro de clientes, fornecedores, etc. Mesma coisa, 0 interessados.

Se você tá fazendo um juridico, se atente ao que disse no post original, se tem clientes interessados, faz essa entrevista antes de colocar muito esforço, por que o tombo as vezes é grande.

Se tem o mvp ou algo publicado e quiser compartilhar, manda ai!

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Minha pequena contribuição:

Tvz nao seja o produto que não é adequado, é o seu publico.

Trabalho em uma software house que esta desenvolvendo um produto de IA Juridica, então posso falar um pouquinho desse mercado.

Advogado "pastinha" ou escritorio de fundo de quintal nunca vai pagar, se puder ter algo parecido (mesmo que pior) gratuitamente.

Pegue seu produto, e mire nos grandes. Quais setores da economia são campeões de processos massificados? Pq usar o chat gpt pra um processo é uma coisa, experimenta fazer pra 1000.

Quem representam estas empresas? Acrescenta features, integrações, pensa no corporativo e vai pra cima. Ticket médio alto pq eles PODEM pagar.

Ai vc deixa de competir com uma barreira de entrada baixa e passa a se diferenciar por valor

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Muito obrigado por esse insight, foi bem importante pra mim.

Realmente a ideia era mirar nos pequenos, que estão começando, mas a repulsa em pagar por ferramentas é muito grande, seja por falta de orçamento ou não ve o valor adequado.

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Eu tenho um produto (totalmente diferente de IA Juridica) em que eu miro no pequeno. Qual o diferencial? Custo baixo e entregar escala. Nada "fancy", é o basico bem feito e mto mais barato do que ele pode fazer hoje.

Muitos até vêem valor em coisas mais caras e complexas, mas dado que ele quer SOBREVIVER, ele sempre acha que ainda não é o momento.

Eu convenço o cara que com o meu produto, ele reduz custo com mão de obra, com menos falhas, e mais velocidade, por um preço justo.

Eu pego na jugular do pequeno, que é sobreviver ao final do mês, ter a grana pra pagar as contas. Os olhos deles brilham qndo fazem as contas.

Do meu lado, a batalha é manter meus custos extremamente baixos, pra ter uma margem digna sem ter que inflar o preço da assinatura.

Quando o meu cliente crescer, eu já estou planejando um proximo produto para ofertar, esse sim com recursos premium (e ticket médio mais alto, claro)

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Ainda existe muito preconceito em usar IA, além de concorrermos diretamente com o ChatGPT.

Eu não diria preconceito, está mais para risco e consequência, wrapper de IA tem alguns problemas universais:

  • Cada iteração uma resposta diferente, isso é muito legal para brincar mas nossa sociedade a exceção de cassinos, é determinística por natureza

  • Depende de confiança dupla-cega (third-party trust), se já é difícil confiar em alguém, imagina confiar em alguém através de alguém? É quase impossível, "Ah mas a sua IA nao vai expor meus dados ou dos meus clientes?" não é preconceito é preocupação legítima, tivemos uma série de vazamentos recentes

  • LLMs deixam marcas, as pessoas já estão se adaptando a textos gerados por IA, está ficando intuitivo detectar texto por IA

  • Nem sempre depende do seu cliente, se o cliente do seu cliente recusa trabalhos com IA, não tem o que fazer

Mas acho que o principal ponto é que não existe valor real em conteúdo gerado por IA, pelo simples princípio da escassez, porque alguém pagaria pra fazer algo que qualquer um pode fazer só copiando e colando?

Os poucos pagantes que temos assinam para ter o perfil priorizado na lista de profissionais — e sequer abriram as ferramentas de IA para experimentar, mesmo com o trial.

Essa percepção que você tem é real, a maioria dos clientes de wrappers de IA querem algo chamado "parking" ou seja, aparecer numa lista que por estar em algo do hype atual vai ser muito acessada, o "classificados" dessa bolha

Nichos que funcionam para esses wrappers são nichos que envolvem conteúdo descartável e redução de atrito, mas ainda sim, tendem a perder valor com o tempo

Hoje, eu apostaria em "redução de atrito", é fácil, rápido, barato e principalmente, descartável e cacheavel, a ideia é simples:

  • Sem campos de input (e se tiver tem que ser poucos e de preferencia sem campos abertos)
  • Apenas uma lista de botões, exemplo "Convite aniversário"
  • A pessoa clica, o conteúdo é gerado
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O profissional liberal, que entendi que é o seu foco, é do tipo que vende o almoço pra comprar a janta. Com orçamentos apertados (luta pra pagar as contas) enxerga qualquer despesa como um sacrifício a mais.

Foque em escritórios de advocacia.

E crie uma estrutura de vendedores, melhor caminho para vender soluções desse tipo.

Venda massificada é bem mais complicado de se fomentar.

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Pois é, a nossa visão era que o profissional autonomo, iria querer investir para conseguir melhorar a produtividade, em vez de demorar 6 horas escrevendo uma petição inicial, levaria 2 pra gerar e revisar a mesma. Mas a realidade é que eles realmente não veem valor nisso.

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Vc aprendeu o conceito de empatia

Toda vez que vou desenvolver algo, ou oferecer algo pra alguém, eu procuro me colocar no lugar da pessoa e tento, ao máximo, reduzir/neutralizar meu viés.

Infelizmente o 'ouro' está cada vez mais indo pra coisas fúteis invés de coisas que realmente geram valor, e no caso da IA acho que vc citou um ponto extremamente relevante que é o fato de concorrer com o GPT Free. Eu mesmo por ser um usuario ferrenho do GPT Free me senti mal de ter uma ferramenta tão boa e não pagar nada por isso rs aí fui ver qual o plano mais básico e vi que mesmo lá não compensava pagar por ele rs então creio que isso mude qdo restringirem o acesso às IAs gratuitas

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Eu também fiz o cadastro só pra responder. Estou no mesmo barco mas eu to no início da minha jornada. Sou advogado, adoro programar como hobby meu e, com uma dor minha eu acabei criando um site. Chegaram novos processos no escritório, grandes, que se eu jogasse o PDF no chatgpt pra fazer um resumo ele alucinava nas primeiras páginas ou esquecia muita coisa. Criei um sistema pra transformar o processo inteiro em um texto amigável pra IA e dali eu fui avançando até chegar onde eu cheguei com o meu site.

Apesar de novo, já estou com alguns pouquíssimos usuários pagos, mas é muito dificil mesmo você fazer o negócio andar. E ainda mais se depender de "amigos" pra testar ou aprovar a ideia. Como já falaram por aí, o ideal é ir atrás de desconhecidos que sejam seu público, achar alguns que sejam legais e interessados e dar pra eles 1, 2 meses de conta paga pra testarem... se o seu usuário alvo (se vc acertou nisso também) com os benefícios de um pagante não se interessar, pode partir pra próxima ideia.

O bom é que somos teimosos e sempre teremos outra ideia genial pra testar.. hahahha Boa sorte na caminhada!!

Adoraria se vocês dessem um bizu no meu site e me dizer o que acham: www.justoai.com.br

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Muito top seu feedback! Parabens pelo projeto!

Pois é, a gente é teimoso, é o nosso 'filho', hahaha.

Mas de qualquer forma, eu sinto que o meu ta embalando, antes eu dependendia de ficar mandando cold email ou whatsapp marketing pra converter, agora praticamente todo dia alguem cadastra, seja via SEO ou via indicação, só não estão pagando.

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Eu to precisando aprender muito sobre SEO... eu sou péssimo nessa parte de marketing e atingir as pessoas, odeio inta e etc... mas uma coisa que eu vejo que vale a pena tentar é criar uma página no linkedin e usar o seu linkedin pessoal pra demonstrar conhecimento e crescer.. dessa forma vc traz gente pro teu site por osmose...

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Valeu por compartilhar sua história!
E parabéns por tudo que você construiu.

Acompanho um pouco esse mercado de software para advogados e tá bem dinâmico mesmo.

Minha hipótese é que para bater de frente com as soluções já estabelecidas (sejam gratuitas ou não) um caminho é focar em nicho.
Trabalhista, previdenciário, médico, etc.

Assim dá pra customizar a solução (seja em RAG ou no front mesmo) e o marketing. Sei que tem advogado que faz de tudo, mas esse daí as vezes é um perdido que não sabe o que quer e fica mais difícil agradar.

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Opa, eu acessei a plataforma para avaliar e fiquei com algumas dificuldades que podem afastar o cliente.
A Página inicial não me mostra o benefício real, dentro da plataforma eu não consegui entender quais as funcionalidade estão disponíveis no plano grátis e mesmo o cadastro senti que tem muita fricção. Eu trabalho com advogados (fazendo marketing) e creio que sua ferramenta pode ajudar muito na rotina dos escritórios. Talvez deixar mais claro mesmo os benefícios.

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Boa Adilson! Obrigado pelo feedback!

Um desafio que a gente entendeu aqui é que a nossa plataforma é pra 2 tipos de usuarios

Os advogados que querem divulgar seus respectivos perfis e os 'clientes' que estão a busca de advogados capacidados na sua região.

Na pagina de planos a gente fez aquele sistema de fileiras segmentadas por cada tipo de plano

https://www.legify.com.br/planos

A gente tentou colocar na pagina inicial botoões q direciona para os planos.

Eu não sei se o interesse é divulgar seu perfil lá também, mas nas configurações do seu perfil tem uma flag de 'visibilidade' caso queira esconder seu perfil.